Congresso | Ciências da Educação em Portugal: Saberes, contextos de intervenção e profissionalidades
Sobre o congresso
São objetivos do Congresso efetuar um balanço dos últimos 30 anos de formação, intervenção e investigação em Ciências da Educação em Portugal e refletir sobre os contextos de intervenção e profissionalidades dos diplomados pelos diferentes cursos, tendo em conta a relevância dos saberes, a especificidade dos percursos de formação e a diversidade dos contextos de ação e de exercício profissional.
O Congresso estará organizado em quatro painéis temáticos, para os quais serão convidados docentes/investigadores/as e outros profissionais da área das Ciências da Educação.
1. Saberes em CEAo longo dos últimos 30 anos, em Portugal, as CE têm vindo a produzir conhecimento aprofundado sobre diversas problemáticas socioeducativas, a partir de orientações metodológicas variadas, e com diferentes relações com atores, contextos e práticas educativas. O painel visa: fazer um balanço da configuração dos saberes em CE, assinalar tendências atuais na investigação e olhar criticamente para os modos de produção de conhecimento nas suas relações com os campos político, educativo e social; sublinhar os contributos e relevância do conhecimento e da investigação em CE para as políticas e intervenção socioeducativas.
2. Contextos de intervençãoAs Ciências da Educação têm vindo a afirmar a sua intervenção numa crescente pluralidade e multiplicidade de contextos, contribuindo para o surgimento e recriação da dimensão educativa neles presente. O objetivo deste painel é o de dar visibilidade ao papel, à especificidade e aos sentidos da intervenção das CE, contribuindo para analisar as realidades da intervenção das CE e salientar as suas potencialidades de desenvolvimento futuro.
3. Profissionalidades O percurso das CE em Portugal tem sido atravessado pelo desafio da afirmação e reconhecimento da(s) profissionalidade(s) dos seus diplomados no contexto do trabalho socioeducativo, os quais têm vindo a desempenhar uma grande diversidade de papéis e funções profissionais. O painel visa contribuir para a afirmação da especificidade da intervenção e da(s) identidade(s) profissionais dos diplomados em CE e situá-las face às transformações e configurações que o campo educativo assume.
4. Percursos e processos de formação Os desafios inerentes a uma educação superior universitária e à afirmação da sua pertinência social têm conduzido a formação inicial em CE a assumir uma diversidade de opções curriculares e pedagógicas que se refletem diretamente nos percursos de formação dos estudantes. Este painel visa promover a reflexão e análise sobre os processos de formação vivenciados em diferentes instituições, procurando contribuir, a partir da perspetiva dos/as estudantes, para a identificação de experiências significativas e de desafios que se colocam à formação em CE.