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Provas de Doutoramento em Psicologia - Sandra Catarina Leão Nogueira

29 de julho | 10h00

Provas de Doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Sandra Catarina Leão Nogueira.

Apreciação da tese intitulada: "Triplo P de Grupo: Avaliação dos Efeitos a Curto e Longo Prazo de um Programa de Parentalidade Positiva nos Pais e nas Crianças"

Equipa de orientação:
Doutora Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz e Doutora Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima


Júri:
  • Doutora Luísa Maria Soares Faria
  • Doutora Maria Josefa Rodrigo Lopez
  • Doutora Ana Maria Tomás de Almeida
  • Doutora Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar
  • Doutora Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz
  • Doutora Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne
  • Doutora Diana Rute Pereira Alves



Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO: 

O Triplo P de Grupo (GTP) é um programa de parentalidade positiva integrado no sistema Triplo P, um sistema multinível de intervenção na parentalidade. O GTP tem como objetivo prevenir e tratar problemas emocionais e comportamentais em crianças de 3 a 12 anos de idade. O GTP tem sido usado internacionalmente com resultados positivos, embora não existam dados disponíveis acerca da sua eficácia em Portugal. Este projeto de investigação, consubstanciado em três estudos, teve como objetivo principal estudar os efeitos do GTP, a curto e longo-prazo, em pais e crianças. O Estudo 1 teve como objetivo avaliar os efeitos do GTP através de uma revisão sistemática e meta-análise de estudos de avaliação da eficácia e efetividade deste programa parental. O Estudo 2 avaliou quantitativamente os efeitos do GTP, através da implementação de um estudo clínico randomizado com 134 mães em situação de desvantagem socioeconómica. Foram comparadas duas condições de intervenção (GTP = 67 vs. intervenção usual= 67), em quatro momentos temporais (pré e pós-intervenção, seis e doze meses de follow-ups). O Estudo 3 foi realizado com uma subamostra do Estudo 2 e visou avaliar de forma qualitativa os efeitos do GTP, através de uma entrevista de grupo focal e análise temática. Os resultados dos Estudos 2 e 3 reforçam a evidência encontrada no Estudo 1 sobre a eficácia do GTP e apoiam a implementação do programa com famílias portuguesas em risco de exclusão social. Os resultados do Estudo 3 contribuíram ainda para uma melhor compreensão do processo de mudança parental e da sua manutenção. De uma forma geral, os resultados deste projeto de investigação sublinham a importância de as políticas de suporte parental promoverem a implementação, nos serviços sociais, de programas parentais baseados em evidência, de forma a responder de forma adequada e eficaz às necessidades das famílias provenientes de contextos socioeconómicos adversos e a promover o desenvolvimento saudável das suas crianças.

Palavras-Chave: Sistema Triplo P; Programa de Parentalidade Positiva, Grupo Triplo P nível 4, Estudo Clínico Randomizado; Análise Temática; Políticas de Suporte Parental.


ABSTRACT:

Group Triple P (GTP) is a positive parenting program integrated into the Triple P system, a multilevel parenting intervention system. GTP aims to prevent and treat emotional and behavioral problems in children aged 3 to 12 years. GTP has been used internationally with positive results although there are no data available on its efficacy in Portugal. This research project, embodied in three studies, aimed to study the effects of GTP, at short and long-term, on parents and children. Study 1 aimed to assess the effects of GTP through a systematic review and meta-analysis of efficacy and effectiveness studies of this parental program. Study 2 quantitatively evaluated the effects of GTP, through the implementation of a randomized clinical trial with 134 socio-economic disadvantage mothers. Two intervention conditions were compared (GTP = 67 vs. usual intervention = 67), in four time periods (pre-and post-intervention, six and twelve months of follow-ups). Study 3 was carried out with a subsample of Study 2, aimed to qualitatively assess the effects of GTP, through a focus group interview and thematic analysis. The results of Studies 2 and 3 reinforce the evidence found in Study 1 on the efficacy of GTP and support the implementation of the program with Portuguese families at social exclusion risk. The results of Study 3 also contributed to a better understanding of the parental change process and its maintenance. In general, the results of this research project underline the importance of parental support policies to promote the implementation, in social services, of evidence-based parental programs, in order to adequately and effectively respond to the family’s needs from adverse socio-economic contexts and to promote the healthy development of their children.

Keywords: Triple P system; Positive Parenting Program, Group Triple P level 4, Randomized Clinical Trial; Thematic Analysis; Parental Support Policies.


RÉSUMÉ: 

Group Triple P (GTP) est un programme de parentalité positive intégré au système Triple P, un système d'intervention parentale à plusieurs niveaux. GTP vise à prévenir et traiter les problèmes émotionnels et comportementaux chez les enfants âgés de 3 a 12 ans. Le GTP a été utilisé au niveau international avec des résultats positifs bien qu'il n'y ait pas de données disponibles sur son efficacité au Portugal. Ce projet de recherche, comprenant trois études, eut comme but étudier les effets du GTP, à court et long terme, sur les parents et leurs enfants. L'étude 1 vise à évaluer les effets du GTP en menant une revue systématique et une méta-analyse des études évaluant l'efficacité et l'éfficience de ce programme parental. L'étude 2 a évalué quantitativement les effets du GTP, à travers la mise en oeuvre d'une étude clinique randomisée avec 134 mères en situation de désavantage socio-économique. Deux conditions d'intervention ont été comparées (GTP = 67 vs intervention habituelle = 67), en quatre périodes (pré et post-intervention, six et douze mois de suivis). L'étude 3 a été mené dans un sous-échantillon de l'étude 2 ayant par but évaluer qualitativement les effets du GTP, à travers un entretien de groupe et une analyse thématique. Les résultats des études 2 et 3 renforcent les conclusions de l'étude 1 au sujet de l'efficacité du GTP et soutiennent la mise en oeuvre du programme auprès de familles portugaises à risque d'exclusion sociale. Les résultats de l'étude 3 ont également contribué vers une meilleure compréhension du processus de changement parental et de son maintien. En général, les résultats de ce projet de recherche soulignent l'importance des politiques de soutien parental vers la mise en oeuvre, parmi les services sociaux, de programmes parentaux fondés sur des données factuelles, afin de répondre adéquatement et efficacement aux besoins des familles vivant en conditions socio-économiques défavorables et de promouvoir le développement harmonieux de leurs enfants.

Mots-clés: Système Triple P; Programme parental positif, niveau 4 du groupe Triple P, étude clinique randomisée; Analyse thématique; Politiques de soutien parental.

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