Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Seminário | Adoecimento e afastamento do trabalho por LER/DORT

Seminário | Adoecimento e afastamento do trabalho por LER/DORT

12 de fevereiro | 14h30 | FPCEUP, sala 017

No dia 12 de fevereiro de 2020, pelas 14h30min, decorre no Atelier de Psicologia do Trabalho da FPCEUP (sala 017) o seminário Adoecimento e afastamento do trabalho por LER/DORT.

Esta iniciativa conta com a presença de Maria do Carmo Baracho de Alencar, docente do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, campus Baixada Santista, São Paulo- Brasil.

Sobre o Seminário
O mundo do trabalho tem sofrido intensas mudanças nos processos e modos de organização do trabalho, promovendo novas exigências e com repercussões para a saúde dos trabalhadores. A precariedade das condições de trabalho e de emprego, a exposição a fatores psicossociais de risco como o assédio moral e a intensificação do tempo de trabalho têm contribuido para o adoecimento de muitos trabalhadores que acabam por ter que se afastar do trabalho.

Uma das formas de adoecimento relacionado ao trabalho são as lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). A LER/DORT está entre as principais causas de incapacidade para o trabalho e apresentam diversos prejuízos econômicos e sociais para a sociedade. O surgimento é multifatorial e complexo, e com vários aspectos da organização do trabalho relacionados ao processo de adoecimento.

Dentro das abordagens teóricas da Psicodinâmica do trabalho são fundamentais a mobilização e o engajamento que a organização do trabalho exige do trabalhador e as estratégias de defesa (ou mediação) utilizadas. A Psicodinâmica do trabalho leva em consideração a existência de um hiato entre o que é prescrito e o trabalho real, e busca desvendar as vivências intersubjetivas dos trabalhadores em relação à organização do trabalho.

Nesse sentido, intervenções são necessárias, entre elas espaços de escuta e discussão entre os trabalhadores e gestores, além da importância da análise do trabalho.

Cartaz

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-05-28 às 17:01:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais