No dia
21 de janeiro de 2020, pelas
15h, na
sala 120 (Sala de reuniões do CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
, realiza-se uma sessão pública intitulada
: Autonomia e autoridade docente interrogadas: desafios da escola contemporânea.
Esta sessão acontece no âmbito da
COPin – IDEAfor (CIIE) e conta com a presença de
Telma Lima Cortizo (Faculdade Visconde de Cairu).
Esta sessão é aberta a todos os interessados.
Nota Curricular sobra a Autora
Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC/UNEB. Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal (FPCEUP) com bolsa da CAPES. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1992). Especialização em Metodologia e Prática do Ensino Superior pela UNIJORGE (2008) e em Currículo e Prática Educativa pela PUC Rio (2002). Pesquisadora do Gepe-rs - Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicanálise, Educação e Representação Social, vinculado ao CNPQ. Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Coordenadora Pedagógica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu. Participou como pesquisadora do projeto 100 cecca (conhecer, estudar, cooperar em ciências para aprender).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicanálise e Educação, Formação do Educador e Educação Infantil.
Algumas obras da AutoraCORTIZO, T. (2017). o nome atual do mal-estar docente.
estilos da clinica,
22(1), 185-191.
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p185-191CORTIZO, Telma; SOARES Ferreira, Elisabete; SOARES Ornellas Farias, Maria de Lourdes Saber profissional docente: autoridade ao espelho da autonomia na escola contemporânea Educação Unisinos, vol. 21, núm. 1, enero-abril, 2017, pp. 60-69 Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo, Brasil.
CORTIZO, t. L. ; VITORINO, C. C.;, SOARES, M. De L. O. ; SOARES , F, E. A MERCANTILIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
LATO SENSU E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA , 2020. (em processo de submição)
Mais informações
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
T. | +351 220 400 615 | +351 220 400 636
E. | ciie@fpce.up.pt