Você está em: Início > Notícias > Lançamento do Livro | Vozes Jovens Entre Experiência e Desejo: Cidadania educacional e outras construções
Mapa das Instalações

11 de dezembro | 17h00 | sala 256

Dia 11 de dezembro de 2018, tem lugar na sala 256 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o lançamento do livro "Vozes Jovens Entre Experiência e Desejo. Cidadania educacional e outras construções".

A obra, da autoria da Prof.ª Doutora Eunice Macedo, será apresentada pela Prof.ª Doutora Helena Araújo e pelo Prof. Doutor David Rodrigues.

Haverá uma apresentação da Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã (OCMC) e será servido um Porto de Honra.

A entrada é livre e gratuita.

As condições de vida contemporâneas desafiam a sociologia e as ciências da educação para irem além da interpretação da ordem social – e da desocultação das desigualdades que esta acarreta – e proporem formas de gerir os obstáculos e oportunidades que emergem aos mais diversos níveis. Acentua-se o caráter político da investigação. Na educação em contexto europeu e global conflituam-se e comprometem-se também vontades distintas e lógicas particulares, num período de forte escrutínio social sobre o trabalho das escolas, de docentes e de jovens. Nas últimas décadas, atores tradicionalmente mais distanciados interpelam o campo educativo, tomando parte na reconfiguração política, económica, social e cultural. A utilização dos rankings das escolas secundárias tem sido legitimada nesse quadro em que a falta de escuta das vozes jovens, nos diferentes espaços onde a construção das suas cidadanias tem lugar, constitui um problema que afeta a democracia, podendo despoletar novos mecanismos de exclusão e novas formas de dependência. Face a isto, que impactos nas cidadanias jovens? A pesquisa que esteve na origem deste livro realizou-se em contexto escolar; no entanto, o seu objeto não é a escola. Foca-se a construção da cidadania por jovens, bem como outras formas que a mitigam ou contradizem. A escuta de raparigas e rapazes do 12.º ano, na zona norte do país, numa região e em escolas em relativa desvantagem, permitiu fazer a proposta teórica da cidadania educacional como conceito que se pode extrair dos contributos jovens e que enquadra duas faces, frequentemente dissociadas: a cidadania educacional de direitos, que se reporta às dimensões de participação com voz na vida escolar; e a cidadania educacional do saber, que foca o direito de participação na conceção e construção do saber.

Sobre a autora:

Eunice Macedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da mesma faculdade, atividades que dão continuidade ao seu percurso profissional como docente em diversos níveis de ensino e com grupos muito distintos da população escolar. A sua pesquisa ativa concerne à cidadania de crianças e jovens, com um foco na construção da Voz, incluindo o género de um ponto de vista intersecional. A educação escolar – como direito social –, o abandono escolar precoce e as políticas educacionais fazem parte dos seus interesses de investigação, os quais têm evoluído para um foco nas artes como fundamento e espaço para a construção das cidadanias jovens, na educação. A ampla participação em projetos de investigação e redes internacionais tem-lhe permitido contribuir para o debate destas questões em diversos contextos. A sua pesquisa com jovens apoia a intervenção com comunidades, em busca de formas outras de educação e vida ligadas à felicidade e à realização pessoal, e mediatizadas pelo mundo. É vice-presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal, tendo estado na sua criação. Sendo autora e coautora de publicações de âmbito nacional e internacional, destaca-se a produção individual das obras "Prazer de fazer: o lúdico-pedagógico no teatro com crianças e jovens ou um trabalho de intervenção" (2004), e "Cidadania em confronto: Educação de jovens elites em tempo de globalização" (2009).

Livro Vozes Jovens Entre Experiência e Desejo Cidadania educacional e outras construções

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 23:58:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias