Você está em: Início > Notícias > Palestra | Diferentes cenários linguísticos e seus reflexos na educação de surdos

5 de novembro | 17h30 | Auditório 1

No dia 5 de novembro, às 17h30, no Auditório 1, realiza-se a Palestra "Diferentes cenários linguísticos e seus reflexos na educação de surdos", com a presença da Professora Doutora Celeste Azulay Kelman, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

A ação abordará os desafios do ensino da língua portuguesa para surdos que têm diferentes “qualidades” de surdez, como graus e época em que a surdez surgiu. Dessa forma, como ensinar o português como uma 2ª língua para eles, já que estão presentes diferentes cenários linguísticos? A maioria tem como primeira língua a língua de sinais, mas não se pode negar a frequência cada vez maior de cirurgias de implante coclear, escolhidas por seus pais. As dificuldades referem-se à escrita e leitura com compreensão textual. A palestrante narrará a experiência e os resultados obtidos com meninos surdos com e sem implante coclear, com e sem proficiência em língua de sinais brasileira – LIBRAS.

O evento é organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Serviço de Pós-Graduações em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação, Domínio de especialização em Surdez, Bilinguismo e Língua Gestual.

Celeste Azulay Kelman é psicóloga com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena a Linha de Pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Criou e coordena desde 2011 o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Surdez – GEPeSS, do Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq, tendo orientado mais de 20 teses e dissertações. Pertence ao corpo editorial de periódicos brasileiros e um internacional. Pesquisa e publica artigos no Brasil e nos Estados Unidos sobre temas como bilinguismo, implante coclear e atendimento educacional especializado na Educação de Surdos.

A entrada é livre.

Tradução em Língua Gestual Portuguesa

Certificado de participação.

Destinatários: Pessoas surdas e ouvintes interessadas na temática, designadamente Estudantes de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doc, Docentes e Investigadores, Professores e Educadores dos diversos níveis de ensino, Intérpretes de LGP, Terapeutas da Fala, Pais e Comunidade Surda em geral.

orquidea coelho 5 de novembro  2018

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-02-21 às 12:26:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais