Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Joana Isabel Manarte Neves da Silva
Mapa das Instalações

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Joana Isabel Manarte Neves da Silva

11 de junho | 14h30 | Aud.1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Joana Isabel Manarte Neves da Silva.

Apreciação da tese intitulada: "Coreografias da relação educativa: um estudo narrativo sobre o corpo na escola".

Júri:
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
  • Doutora Esther Prado Megias
  • Doutor António Camilo Teles Nascimento Cunha
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes - orientadora
  • Doutora Elisabete Maria Soares Ferreira
  • Doutor Paulo José Vieira Nogueira

A sessão é aberta a todos os interessados.



RESUMO

A crise de valores da modernidade e a pressão sociopolítica que insiste numa escola centrada nos resultados fazem crer que as experiências lá vividas e os processos relacionais são um aspeto secundário da educação. A relação educativa é, antes de mais, uma relação humana, onde o corpo é um elemento inexorável, cujo valor tem sido negligenciado. O objetivo desta investigação é dar conta dos sentidos do corpo na escola, particularmente na sua dimensão relacional. A tese enquadra-se numa linha de pensamento que demanda a solidariedade e a consciência ética, democrática e planetária e que, nessa lógica, preconiza a escola do encontro e da ligação ao outro e tem a relação educativa como espaço privilegiado de transformação, socialização e subjetivação; fundamenta-se, também, na perspetiva de que a pessoa humana e o corpo são indissociáveis, de tal forma que nele se criam, expressam e inscrevem vivências, significados e conhecimentos. O estudo envolve a análise de diferentes tipos de dados autobiográficos sobre vivências da escola e da relação educativa, pensadas em torno do corpo: i) autonarrativa da investigadora; ii) grupo focal com professores de diferentes níveis de ensino; iii) relatos escritos de diversos participantes; iv) e entrevistas biográficas com professoras. Os resultados evidenciam o corpo como criador e relicário dos significados construídos nas vivências escolares. Com base na dimensão corporal do professor e dos alunos e na relação do corpo com o espaço e o tempo vividos na escola, foi possível identificar o que parece constituir a “escola das boas experiências” e a “escola das más experiências”. Conclui-se sobre o papel do corpo no encontro educativo como produtor de imagens e sentidos que se implicam na aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e ético dos sujeitos. As emoções que se fazem ler e sentir nos corpos da escola vão dando forma ao repertório de valores e ações de cada um, que entretanto se imprimem na corporeidade como parte importante da construção das subjetividades. Esta investigação constitui um contributo para a valorização das relações humanas na educação, tornando visível a importância da convivialidade no processo educativo e enriquecendo o olhar sobre o lugar do corpo na escola.


ABSTRACT

The value crisis of the modern era and the sociopolitical pressure that weights on a results centered school, lead to the belief that the personal experiences and the relational aspects of education are secondary. The educational relationship is above all a human relationship, where the body is an inexorable element, whose importance has been neglected. The goal of this study is to acknowledge the different meanings of the body in the school setting, particularly in its relational dimension. This thesis fits in a line of thought that demands solidarity besides an ethical, democratic and planetary consciousness. It pursues the school of the connection with the other and perceives the educational relationship as a privileged arena for transformation, socialization and subjectivation. It is founded on a view of the human being and the body as inseparable and, in them, experiences, meanings and knowledge are created, expressed and inscribed. This study entails the analyses of different kinds of autobiographic data about experiences related to school and to the educational relationship, and frames them around the body: i) autobiographic narrative of the author; ii) focus group with teachers from different levels of education; iii) written accounts from several participants; iv) and biographic interviews with teachers. The results support a perception of the body as creator and keeper of the meanings that where constructed and of the school experiences. Based on the corporeal dimension of the teachers and the students, and in the relation between the body with the time and space experienced in school, it was possible to identify what’s appears to be “the school of the good experiences” and “the school of the bad experiences”. The body is a maker of images and meanings that are implied in the learning experience and in the social, emotional, cognitive and ethical development of the participants. The emotions that surface in the bodies of the school progressively shape the repertoire of values and actions of each individual, which embodiment becomes an important part of the construction of their subjectivities. This study is a contribution to the underlining of human relationships in education, emphasizing the importance of conviviality in the educative process and enriching the appreciation of the role of the body in the school.

RÉSUMÉ

La crise de valeurs de la modernité et la pression sociopolitique qu’insiste sur une école centrée sur les résultats font croire que les expériences académiques et les processus relationnels sont un aspect secondaire de l’éducation. Le rapport éducatif est, avant tout, un rapport humain, dans lequel le corps devient un élément insurmontable. Et pourtant, son valeur a été méprisé. L’objectif de cette recherche consiste dans une appréciation des divers sens du corps à l’école, particulièrement dans sa dimension relationnelle. La thèse s’inscrit dans une ligne de pensée que cherche la solidarité et la conscience éthique, démocratique et planétaire et que, dans cette logique soutient l’école du rencontre et de liaison à l’autre, ayant le rapport éducatif en tant qu’endroit privilégié pour la transformation, socialisation et subjectivation. Elle se fonde, aussi, sur la perspective selon laquelle l’être humain et le corps sont indissociables, de façon telle que sur le corps on fait, on exprime et on inscrit des expériences, des signifiés et des connaissances. L’étude implique l’analyse de différents types de données autobiographiques sur des expériences de l’école et du rapport éducatif, pensés autour du corps: (i) auto narratif de l’investigatrice; (ii) groupe focal avec des professeurs de différents niveaux d’enseignement; (iii) des rapports écrits de différents participants; (iv) des interviews biographiques avec des enseignantes. Les résultats certifient le corps en tant que créateur et reliquaire des signifiés construits dans les différentes expériences académiques. Sur la base de la dimension corporel de l’enseignant et le rapport du corps avec l’espace et le temps vécus à l’école, on a identifié ce que semble constituer “l’école des bonnes expériences” et “l’école des mauvaises expériences”. On conclut sur le rôle du corps chez le rencontre éducatif en tant que producteur d’images et des sens que s’impliquent mutuellement dans l’apprentissage et dans le développement socio-émotionnel, cognitif et éthique des sujets. Les émotions qu’on peut lire et sentir dans les corps de l’école forment un répertoire individuel de valeurs et d’actions, que s’inscrivent dans la corporéité en tant qu’élément fondamental de la construction des subjectivités. Cette recherche se constitue comme une contribution pour la valorisation des rapports humains dans l’éducation, en manifestant l’importance de la convivialité dans le procès éducatif et en enrichissant le regard sur le corps à l’école.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 08:23:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias