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Provas de Doutoramento em Psicologia - Melani Paulo da Silva

05 de junho 2017 | 14h30 | Aud. 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Melani Paulo da Silva.

Apreciação da tese intitulada: "Burnout, engagement, tecnostress e satisfação laboral em profissionais de saúde do Interior-Norte de Portugal"

Júri:
  • Doutor Jorge Nuno Negreiros de Carvalho
  • Doutora Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo de Araújo
  • Doutora Elisabete Maria Neves Borges
  • Doutora Cristina Maria Leite Queirós (orientadora)
  • Doutora Filipa Elvira Mucha Vieira
A sessão é aberta a todos os interessados.

RESUMO

Assiste-se atualmente a enormes mudanças no mundo laboral, e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho tem alertado que o stress no trabalho e o burnout estão a aumentar, com impacto negativo na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. O trabalho pode constituir um fator de motivação e satisfação individual, mas o recurso intenso à tecnologia enquanto meio de trabalho pode levar ao tecnostress, “lado negro” das Tecnologias de Informação e Comunicação por exigir constante atualização e adaptação por parte dos trabalhadores, contribuindo para o desequilíbrio da exigências e recursos no trabalho.

Este estudo pretende conhecer a saúde ocupacional de Profissionais de Saúde do interior-norte de Portugal, nomeadamente da Unidade Local de Saúde do Nordeste, tendo como objetivos: conhecer os níveis de burnout, tecnostress, engagement e satisfação laboral destes profissionais; verificar como variam em função de características sociodemográficas e profissionais; e analisar as relações entre estas variáveis, nomeadamente o seu valor preditivo.

Os dados foram recolhidos junto de 339 profissionais de saúde (68% enfermeiros, 14% médicos e 18% técnicos) através de um questionário de caracterização sociodemográfica e profissional, da Utrecht Work Enthusiasm Scale (UWES, Schaufeli & Bakker, 2003), do Questionário de Satisfação Laboral (QSL-23, Meliá & Peiró, 1989), do Maslach Burnout Inventory- Human Service Survey (MBI-HSS, Maslach & Jackson, 1997) e da Escala de Tecnostress para utilizadores das Tecnologias de Informação e Comunicação (RED-TIC, Salanova et al., 2004).

Os resultados foram organizados no formato de três artigos e revelaram baixos níveis de burnout e de tecnostress e níveis moderados a altos de engagement e de satisfação laboral. Foram encontradas diferenças significativas nas variáveis burnout, engagement, tecnostress e satisfação laboral em função de variáveis sociodemográficas e profissionais, nomeadamente grupo etário, estado civil, existência de filhos, local de trabalho, categoria profissional, anos de serviço, local de trabalho e desejo de mudança de profissão, instituição ou serviço. O burnout e o engagement revelaram-se construtos independentes e as variáveis sociodemográficas e profissionais apresentaram menor poder preditivo do burnout quando comparadas com a satisfação laboral e o tecnostress.

PALAVRAS-CHAVE: Profissionais de Saúde; Burnout; Engagement; Tecnostress; Satisfação laboral.

ABSTRACT

Currently, there are enormous changes in the labour market, and the European Agency for Safety and Health at Work has warned that job stress and burnout are increasing, having negative impact on workers’ health and well-being. Working tasks can be a motivation factor and elicit job satisfaction, but the intensive use of technology as a job resource can lead to technostress. This is a "dark side" of the Information and Communication Technologies, which require workers’ constant updating and adaptation, contributing to the imbalance of job demand/resources.

This study aims to know the occupational health of health professionals working at the interior-north of Portugal, in particular at the Nordeste local health care unit. The specific aims are: to know burnout, technostress, engagement and job satisfaction levels among these professionals; to verify if these variables vary according to socio-demographic and professional characteristics; and to analyse the relationships between these variables, in particular its predictive value.

Data were collected among 339 health professionals (68% nurses, 14% doctors and 18% technicians) through a questionnaire with sociodemographic and professional characterization, Utrecht Work Enthusiasm Scale (UWES, Schaufeli & Bakker, 2003), Job Satisfaction Questionnaire (QSL-23, Meliá & Peiró, 1989), Maslach Burnout Inventory- Human Service Survey (MBI-HSS, Maslach & Jackson, 1997) and Technostress Questionnaire for Information and Communication Technologies Users (RED-TIC, Salanova et al., 2004).

Results were organized in the form of three papers, and revealed low levels of burnout and technostress, and moderate to high levels of engagement and job satisfaction. Significant differences were found for burnout, engagement, technostress and job satisfaction according sociodemographic and professional characteristics, in particular age group, marital status, presence of children, workplace, professional category, years of service, and desire to change profession, institution or service. Burnout and engagement revealed to be independent concepts and sociodemographic and professional characteristics presented lower burnout predictive power than job satisfaction and technostress.

KEYWORDS: Health professionals; Burnout; Engagement; Technostress; Job satisfaction.


RÈSUMÉ

Actuellement on voit d’énormes bouleversements dans le marché du travail, et l’Agence Européenne pour la Sécurité et la Santé au Travail a averti que le stress au travail et l’épuisement professionnel augmentent, ayant un impact négatif sur la santé et le bien-être des travailleurs. Le travail peut constituer un facteur de motivation et de la satisfaction individuelle, mais ‘utilisation intensive de la technologie comme un moyen de travail peut provoquer le tecno stress. Celui-ci est le « côté noir » des Technologies d’Information et Communication, qui demandent une mise à jour constante et une adaptation des travailleurs, contribuant au déséquilibre entre les exigences et les ressources au travail.

Cette étude veut connaitre la santé occupationnelle des professionnels de la santé de l’intérieur-nord du Portugal, en particulier de l’ unité local de santé du Nordeste, ayant comme objectifs : connaitre les niveaux d’épuisement professionnel, tecno stress, motivation et satisfaction professionnelle de ces professionnels; vérifier comment ces variables varient selon les caractéristiques sociodémographiques et professionnelles; et analyser les relations entre ces variables, en particulier leur valeur prédictive.

Les données ont été recueillies parmi 339 professionnels de la santé (68% infirmières, 14% médecins et 18% techniciens), en utilisant grâce un questionnaire de caractérisation sociodémographique et professionnelle, l’Utrecht Work Engagement Scale (UWES, Schaufeli & Bakker, 2003), le Questionnaire de Satisfaction au Travail 8QSL-23, Meliá & Peiró, 1989), le Maslach Burnout Inventory- Human Service Survey (MBI-HSS, Maslach & Jackson, 1997) et le Questionnaire de Tecnostress pour les Utilisateurs des Technologies d’ Information et de Communication (RED-TIC, Salanova et al. 2004).

Les résultats ont été organisées sous la forme de trois articles et ont révélé de faibles niveaux d’épuisement et de tecno stress et des niveaux modérés ou élevés de la motivation au travail et de la satisfaction professionnelle. On a trouvé des différences significatives dans l’épuisement, tecno stress, motivation au travail et satisfaction professionnelle, selon les caractéristiques sociodémographiques et professionnelles, surtout le groupe d’âge, l’état matrimonial, la présence d’enfants, la catégorie professionnelle, les années de service, et le désir de changer de profession, institution ou service. L’épuisement professionnel et l’engagement se révélaient des concepts indépendants et les caractéristiques sociodémographiques et professionnelles ont démontrée un pouvoir prédictif de l’épuisement, par rapport à la satisfaction au travail et le tecno stress.

MOTS-CLES: Professionnels de la santé ; Épuisement professionnel; Engagement; Tecno stress; Satisfaction professionnelle.





 

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