Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos contemporâneos"

Notícias

I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos contemporâneos"

21 e 22 de junho | Auditório 1

cartaz
Nos dias 21 e 22 de junho, tem lugar no auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos".

O seminário, organizado pelo Grupo de Estudos Jovens e Educação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, constituído maioritariamente por estudantes de mestrado e doutoramento, tem como principal objetivo dar a conhecer estudos, projetos e programas de investigação e de intervenção que elegem como objeto preocupações em torno da juventude a partir de uma perspetiva educacional. O seminário procura constituir-se como um espaço de debate, dando especial relevo à participação de estudantes, profissionais e investigadores/as que se dedicam ao estudo ou que estão envolvidos/as profissionalmente em contextos de trabalho no âmbito da juventude.

O seminário organiza-se de acordo com 4 tipos de sessões: Papers, Burning issues, Projetos de Intervenção e Posters.

Papers:
Neste tipo de sessões, as pessoas participantes terão cerca de 15 minutos para apresentar uma comunicação assente em trabalhos de pesquisa, dando conta de uma reflexão sobre teoria, questões metodológicas e/ou resultados.

Burning issue:
Neste tipo de sessões, cada pessoa participante terá cerca de 5 minutos para colocar à discussão preocupações, questões, desafios, dúvidas que poderão estar relacionados com uma questão concetual, ética, com um problema chave teórico, ou um dilema relacionado com resultados ou com um desafio no campo da investigação e/ou intervenção. Cada sessão de burning issue será dinamizada segundo um modelo de grupo de discussão.

Projetos de intervenção:
Este tipo de sessões destina-se à apresentação de projetos de intervenção em curso ou concluídos. Cada apresentação terá a duração de 15 minutos.

Posters:
Durante o seminário haverá um momento para apresentação e discussão de posters que deverão ser apresentados em tamanho A1. Os posters estarão expostos durante todo o evento e deverão ser entregues no secretariado no início do seminário.

Inscrições

Inscrições online em goo.gl/HxqJ57

> Comunidade FPCEUP: gratuito
> Estudantes externos: ¤10,00
> Outros participantes: ¤15,00

Conferencistas

Vitor Teixeira
Vitor Sérgio Ferreira, ICS-UL - Confirmado
Jovens, novas "profissões de sonho" e transações entre saberes formais e informais


Vitor Sérgio Ferreira é Doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2006). É investigador pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), onde também tem desenvolvido atividade docente. A sua dedicação, enquanto investigador, ao campo das juventudes é visível no seu envolvimento em projetos nacionais e internacionais. Destaca-se a coordenação do projeto de investigação “Tornando Profissões de Sonho Realidade: transições para novos mundos profissionais atrativos aos jovens” (FCT), onde se pesquisam distintos modos de os/as jovens se inserirem profissionalmente. No seu trabalho de aproximação às questões juvenis, privilegiou as questões do corpo e das marcas nele inscritas, como as tatuagens, dos estilos de vida juvenis, tendo diversas publicações neste âmbito, destacando-se Jovens e Rumos (2011) e Marcas que Demarcam. Tatuagem, body piercing e culturas juvenis (2008).
Vitor Sérgio Ferreira é vice-coordenador do “Observatório Permanente da Juventude”, um programa de estudos e de divulgação científica do ICS-UL sobre realidades juvenis em Portugal e no mundo, o que o torna uma referência importantíssima para compreender as juventudes na contemporaneidade e os seus retratos.



Rupa
Rupa Huq - Confirmada
Youth, Education and Citizenship: contemporary portraits

Rupa Huq é doutorada em Sociologia pela Universidade de East London (1999). Foi docente na Universidade de Manchester de 1998 até 2004, altura em que se torna Professora de Sociologia e Criminologia na Universidade de Kingston, instituição a que esteve ligada até à sua eleição em 2015 para o Parlamento do reino Unido, pelo Partido Trabalhista. Esta eleição é o culminar do seu envolvimento político, mais ativo desde 2010. Rupa Huq é um nome incontornável no campo das culturas juvenis, onde desenvolveu grande parte do seu trabalho e onde a sua obra tem mais notoriedade. “Beyond Subculture” (2006) – obra premiada –, debruça-se sobre a cultura da música pop em intersecção com questões de multi/interculturalidade e também sobre novos modos de (re)configurar as margens. “On the Edge: the contested cultures of English Suburbia" (2013) e "Making Sense of Suburbia Through Popular Culture" (2013), são outros exemplos da sua dedicação ao estudo das juventudes nas suas diversidades.

Programa

21 junho

13h30    Registo
14h00    Sessão de abertura
                   José Alberto Correia, Diretor da FPCEUP
                   Helena C. Araújo, Diretora do CIIE
                   Amélia Lopes, Diretora do Mestrado em Ciências da Educação
                   Sofia Marques da Silva, Coordenadora do Grupo de Estudos Jovens, Diversidade e Educação
14h30    Painéis de papers
16h00    Painel de posters 
16h30    Coffee Break 
17h00    Conferência Plenária
                   Rupa Huq, Parlamento Britânico: Youth, Education and Citizenship: contemporary portraits
18h30    Momento cultural
                   Gimnocerco e Orquestra Orff do Cerco
 
22 junho

9h00      Registo
9h30      Painéis de projetos de intervenção
11h00    Coffee break
11h30    Panéis de Burning Issues
12h30    Almoço 
14h00    Painéis de papers 
15h30    Coffee break
16h00    Grupo de Estudos Jovens, Diversidade e Educação: Comunidade, projetos e produções
16h30    Conferência final (alteração de hora: 17h00)
                   Vitor Sérgio Ferreira (ICS-UL): Jovens, novas "profissões de sonho" e transações entre saberes formais e informais
18h30    Sessão de Encerramento
                   Michele Pinto, Câmara Municipal do Porto
                   Isabel Menezes, Diretora do Programa Doutoral em Ciências da Educação
                   Sofia Marques da Silva, Coordenadora do Grupo de Estudos Jovens, Diversidade e Educação


> Descarregar programa (versão completa)

Datas importantes

> 26 fevereiro a 17 de abril: Apresentação de propostas de comunicação (call for papers)
> 17 maio: Devolução dos resultados da apreciação
> 17 maio: Início das inscrições
> 17 junho: Divulgação do programa final

Call for papers

Os resumos dos trabalhos subordinados ao tema do Seminário deverão ser enviados até dia 17 de abril de 2016 e submetidos em goo.gl/forms/qTkzLUONx6 

As submissões deverão incluir: título do trabalho, autor(es), palavras-chave (3 a 5), resumo incluindo metodologia, resultados existentes/esperados e discussão (máx 250 palavras), e referências bibliográficas.

A confirmação da aceitação do resumo será encaminhada do email juventudes.geral@gmail.com até ao dia 17 de maio de 2016, para o endereço eletrónico que constar no registo de submissão.

Mais informações

E. | juventudes.geral@gmail.com
F. | facebook.com/events/1520102144962151

Apoio financeiro: U.Porto e Banco Santander [Santander Universidades]


Como chegar à FPCEUP: ver instruções
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-01-23 às 12:22:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais