Você está em: Início > Notícias > Acesso ao 2º Ciclo em Estudos e de Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, na área de especialização de Perspectivas Europeias em sobre a Inclusão Social 2009/2010

> 2ª FASE:
- Candidatura: de 27 de Julho a 5 de Setembro de 2009
- Selecção dos candidatos/as - 7 a 11 de Setembro de 2009
- Reclamações -14 a 25 de Setembro de 2009
- Matrículas/inscrições - 28 de Setembro a 2 de Outubro de 2009
- Início do curso - Outubro de 2009

> 1ª FASE:
- Aceder aos resultados da selecção
- Reclamações - 18 a 20 de Junho de 2009
- Matrículas/inscrições -23 de Junho a 18 de Julho de 2009

O ciclo de estudos conducente ao grai de mestre em Estudos de Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, na área de especialização de Perspectivas Europeias sobre a Inclusão Social, está a ser desenvolvido por treze universidades de dez países participantes. O ciclo de estudos focaliza especificamente o desenvolvimento de visões e estratégias para a acção que podem tornar possível uma "comunidade social europeia". Neste sentido, o curso pretende assegurar uma formação aprofundada na área de direitos humanos e justiça social, especialmente centrando-se no âmbito daqueles que têm sido objecto de discriminação (por exemplo, pessoas com necessidades especiais, pessoas em situação de pobreza, os toxicodependentes, os doentes crónicos, os doentes mentais, os idosos, pessoas encarceradas, ciganos e migrantes).
A principal finalidade deste curso é produzir uma qualificação para as pessoas que trabalham nas áreas de cuidados sociais, justiça social, educação e outras ocupações aliadas, no sentido de as preparar para compreender, de uma forma aprofundada, as dimensões de discriminação social na Europa. Espera-se que o curso prepare os estudantes para assumir um papel chave na tarefa da promoção de cidadania inclusiva, qualificando-os para a compreensão dos processos de exclusão/inclusão social e para promover a inclusão social no espaço europeu.

- Coordenação Científica:
Prof. Doutor António M. Magalhães; Prof. Doutor Tiago Neves; Prof. Doutor Wolf Bloemers

- Destinatários:
 Licenciados em Ciências da Educação
 Outros/as licenciados/as em Ciências Sociais e Humanas
 Outras licenciaturas*
 Outras situações**

- Formalização da Candidatura:
 Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP (ficha de candidatura)
 Certificado de Habilitações
 Curriculum Vitae detalhado de acordo com modelo a fornecer pela Repartição Académica da FPCE - UP (guião para elaboração do curriculum vitae)

- Prazo de candidatura - 13 Abril a 15 de Maio de 2009