Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MEAV
Mapa das Instalações

Cursos

Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
MEAV


O Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV), organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é um mestrado profissionalizante que habilita à docência no grupo disciplinar de artes visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

O MEAV constitui-se num projeto de formação académica e profissionalizante de professore/as em Artes Visuais, abrangendo as áreas científicas de Artes Visuais e de Ciências da Educação, num total de 120 ECTS, incidindo especificamente na Formação Educacional Geral, na Didática Específica da área de Artes Visuais, na Iniciação à Prática Profissional, incluindo Prática de Ensino Supervisionada, e na Formação na Área da Docência: Artes Visuais.

O curso divide-se em 2 anos curriculares. No 1.º ano as UC propiciam a discussão de questões complexas sobre o ensino e a aprendizagem em artes visuais, fazendo apelo a quadros conceptuais críticos e a metodologias inovadoras de investigação no campo da educação artística. O objetivo essencial é o de assegurar, quer a formação para o trabalho de investigação próprio de um/a professor/a reflexivo/a, quer a aquisição das competências exigidas num estágio (de Mestrado).

O 2.º ano divide-se entre as UC de Estágio Pedagógico e de Relatório. O estágio permite o exercício da prática pedagógica em escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (com as quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação), com o acompanhamento e supervisão de professore/as cooperantes no local de estágio e a orientação de docentes da FPCEUP e da FBAUP. O programa da UC de Relatório inscreve-se na área da didática específica e varia de acordo com temáticas, questões e problemas selecionados pelo/as estudantes, atendendo à experiência no contexto de estágio e à problematização da prática de ensino em artes visuais e com a investigação no campo da educação artística. A UC de Relatório (e o MEAV) culmina com a apresentação e defesa pública do relatório final, de carácter individual, perante um júri, especialmente constituído para o efeito.




Destinatários:

O MEAV dirige-se a pessoas interessadas numa formação académica e profissional de qualidade, centrada no desenvolvimento de conhecimentos capazes de responder aos desafios da docência em artes visuais, no contexto da escola e das exigências que se impõem à educação artística. As condições de acesso ao MEAV são, cumulativamente, as seguintes:

  1. Ser titular de uma habilitação académica superior com um mínimo de 120 ECTS na área científica de Artes Visuais (podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos, condicionado à obtenção dos créditos em falta até à data da matrícula);
  2. Demonstrar o domínio oral e escrito da língua portuguesa (a avaliar, respetivamente, na entrevista e na apresentação, através de carta de motivação, dos motivos subjacentes à candidatura).

O MEAV proporciona competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da docência no domínio das Artes Visuais, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações sociais, educativas, científicas e tecnológicas. O MEAV prepara assim os/as seus/suas estudantes/as para o desenvolvimento e/ou potenciamento de uma carreira profissional na Docência e na Formação em Escolas do Ensino Básico e Secundário, no domínio do ensino das Artes Visuais.




Língua: Português

Horário:

1.º Semestre – Segunda e Terça das 16h às 21h;

2.º Semestre – Segunda a Quarta das 16h às 21h/22h.

(Exclusivamente relativo à componente curricular (1.º Ano) do MEAV e não inclui as UC de Opção. O horário das UC de Opção pode variar de acordo com a oferta definida anualmente, consultados os Conselhos Científicos de ambas as Faculdades).



Links Úteis:

Propinas

Regulamento, Plano de Estudos e Normas de Apresentação do Relatório




Comissão Científica

Paulo Nogueira
Diretor do curso


Catarina Sofia Silva Martins

Henrique Malheiro Vaz

Tiago Barbedo Assis



Contactos

Serviço de Pós-Graduações
T.| 22 042 89 20
E.| spg@fpce.up.pt
Serviço Académico
T.| 22 042 89 00
E.| s_academico@fpce.up.pt




A3ES

Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (31.7.2020 a 31.7.2026).

Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.


Dados Gerais

Código Oficial: 6436
Diretor: Pedro Ferreira
Sigla: MEAV
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-22 às 22:41:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias