Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > LCED

Cursos

Licenciatura em Ciências da Educação

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
LCED




A Licenciatura em Ciências da Educação (LCED) é uma formação abrangente e multidisciplinar que qualifica os estudantes para serem profissionais especializados na área da Educação. Oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos científicos sobre processos educativos que envolvem públicos de várias faixas etárias e em diferentes contextos. Abre portas ao desempenho de funções em organismos públicos ou em instituições privadas e do terceiro setor que assumem responsabilidades educativas.


A LCED organiza-se em quatro componentes interrelacionadas:


1) formação teórica pluridisciplinar em Educação;

2) formação em metodologias de investigação e intervenção;

3) formação teórico-prática promotora de competências comunicativo-relacionais, reflexivas e críticas;

4) seminários de contacto em contextos profissionais do campo da educação e formação.



Saídas Profissionais

A LCED habilita-te a seres Técnico/a Superior de Educação, Mediador/a Social, Educativo e Cultural ou Formador/a e Coordenador/a Pedagógico em diversos contextos, tais como:

  • Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e entidades de Poder Local e Regional;
  • Escolas, Agrupamentos e Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP);
  • Casas da Juventude, Centros Comunitários, Instituições Culturais, Associações Recreativas e Desportivas;
  • Centros de Formação Profissional, Centros Qualifica, Empresas Privadas.



Objetivos



Para obter o grau de licenciado/a é preciso ter demonstrado, através dos processos de ensino/aprendizagem, a posse de conhecimentos, a capacidade de os aplicar, a capacidade de recolher, selecionar e analisar informação, a capacidade de diagnosticar e intervir na resolução de problemas, a capacidade de comunicar informação e de aprender ao longo da vida.

Para o efeito, a estrutura curricular concretiza-se através de 5 tipos de componentes de formação, articuladas entre si:

  • uma componente de formação teórica pluridisciplinar em Educação distribuída por várias áreas científicas com património reconhecido no pensamento sobre educação (Educação; Psicologia; Currículo; História; Sociologia; etc.);
  • uma componente de formação em metodologias de investigação quantitativas e qualitativas bem como investigação-ação, fundamentadora de uma postura de cariz investigativo e de intervenção acerca dos problemas e dos fenómenos educativos nos seus vários contextos;
  • uma componente marcadamente teórico-prática através das quais se procura promover competências gerais de natureza cognitiva e prática, envolvendo dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social;
  • uma componente de contacto com contextos de exercício profissional através da qual os/as estudantes interagem de forma continuada com profissionais e práticas profissionais nas várias áreas de profissionalização em Ciências da Educação: Educação, Cidadania e Proteção Social; Educação em Contextos de Cultura e Lazer, Educação/Formação de Adultos e
  • Desenvolvimento Local; Educação e Gestão Educacional;
  • uma componente opcional livre, de entre a oferta do grupo de Ciências da Educação do Mestrado em Psicologia ou em qualquer 1.º ciclo da UP.



Condições de Acesso



CONCURSO NACIONAL DE ACESSO, através da aprovação no ensino secundário ou habilitação equivalente, tendo realizado um dos seguintes pares:


  • Português e História ou
  • Português e Biologia/Geologia ou
  • Português e matemática Aplicada às Ciências Sociais


CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


  • Titulares de Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Cursos Artísticos Especializados
  • Titulares de provas de acesso ao ensino superior para Maiores de 23 anos
  • Titulares de Outros Cursos Superiores
  • Mudança de Par Instituição/Curso



Oportunidades de Trabalho



Com a Licenciatura em Ciências da Educação, ficas habilitado para seres Técnico /a Superior de Educação, Mediador/a Social, Educativo e Cultural ou Formador/a e Coordenador/a Pedagógico em contextos como:

Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras entidades de Poder Local e Regional
Técnico/a Superior em departamentos de Educação, Juventude ou Ação Social em Autarquias; apoio técnico no estabelecimento de políticas públicas; acompanhamento e promoção de projetos com escolas e outras instituições; conceção e gestão das ações de formação dos trabalhadores das autarquias; avaliador de ações e de projetos na área de Educação.

Escolas, Agrupamentos de Escolas e Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)
Coordenador/a de gabinetes de apoio a alunos e famílias; mediador/a socioeducativa; apoio a percursos escolares dos alunos mediador de conflitos em contexto escolar; assessor/a da direção escolar; coordenador/a de projetos educativos em diversas áreas (e.g. promoção de saúde, educação ambiental, etc.); e-learning designer.

Casas da Juventude, Centros Comunitários, Instituições culturais, Associações socio-recreativas e desportivas
Técnico/a de Educação responsável pelo desenvolvimento de atividades socioeducativas; Mediador/a cultural em Serviços Educativos de instituições culturais (museus, teatros, bibliotecas, centros e fundações culturais) e em projetos comunitários e artísticos com públicos diversos (crianças, jovens, adultos ou idosos); mediador/a de projetos pedagógicos e desportivos; promoção da Cultura e do Conhecimento.

Centros de Formação Profissional; Centros Qualifica; Empresas privadas
Coordenador/a o de projetos de Aprendizagem ao Longo da Vida; gestor/a pedagógico em empresas de formação; coordenador/a de projetos de educação de adultos e acompanhamento técnico-pedagógico das formações e dos formandos; gestor/a de candidaturas de projetos de educação e formação a financiamentos nacionais e internacionais; avaliador de ações de formação.




Comissão Científica


João Caramelo
Diretor do curso

Manuela Ferreira

Paulo Nogueira

Rui Trindade

Sofia Castanheira Pais




Contactos

Serviço de Pós-Graduações
T.| 22 042 89 20
E.| spg@fpce.up.pt
Serviço Académico
T.| 22 042 89 00
E.| s_academico@fpce.up.pt



A3ES
Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, toda a informação associada aos processos de avaliação/acreditação do curso encontra-se disponível na área dedicada no Portal da FPCEUP

Dados Gerais

Código Oficial: 9026
Diretor: João Caramelo
Sigla: LCED
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Educação (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2026-04-30 às 18:13:27 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico