O Programa Doutoral em Ciências da Educação tem como objectivos:
1. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados nos domínios académico e profissional;
2. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise e intervenção de situações de educação e formação marcadas pela complexidade;
3. criar situações que viabilizem o exercício de investigação por padrões de excelência académicos e de inovação, no que diz respeito à concepção, gestão e modos de divulgação;
4. estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e a sua divulgação nacional e internacional em comunidades científicas/académicas com créditos reconhecidos nos domínios da educação/formação;
5. criar oportunidades de contactos com investigadores/as e investigações reconhecidas e que promovam a inovação.
Pretende desenvolver as seguintes competências:
1. capacidade de compreensão sistemática na área de Ciências da Educação; 2. competências, aptidões e métodos de investigação nesta área;
3. capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
4. capacidade para realizar trabalhos de investigação original que contribuam para o alargamento de fronteiras do conhecimento nas Ciências da Educação/Ciências Sociais e Humanas.
É dentro destas preocupações e orientações que se projecta a estrutura curricular e a distribuição de ects de acordo com documentos europeus e legislação.
Plano de Estudos e Estrutura Curricular
Coordenação Cientifica: Profa. Doutora Carlinda Leite; Profa. Doutora Isabel Menezes; Profa. Doutora Helena C. Araújo; Prof. Doutor José Alberto Correia; Profa. Doutora Rosa Nunes.
Semestre |
Unidades Curriculares |
ECTS |
Tipo** |
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1º e 2º |
Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação |
20 |
I |
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Seminário de Investigação com regime tutorial |
20 |
II e III |
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Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea |
20 |
II |
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3º e 4º |
Seminário de Investigação em regime tutorial |
35 |
III |
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Seminários temáticos |
10 |
II |
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Seminário de escrita científica |
10 |
II |
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Apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos |
5 |
III |
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5º e 6º |
Seminário de investigação em regime tutorial |
55 |
III |
||
Apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos |
5 |
III |
** Tipo I: grupo até 25 elementos; tipo II: grupo até 15 elementos; tipo III: individual.
O curso de doutoramento estrutura-se em unidades curriculares, sobretudo alocadas no 1º e 2º semestres. Essa carga curricular é significativamente menor no 3º e 4º semestres, para maior concentração no desenvolvimento da pesquisa e elaboração da tese, sendo os 5º e 6º semestres inteiramente destinados a esse trabalho.O primeiro ano (1º e 2º semestres) concretiza-se nas unidades curriculares:
1. Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação, como disciplina teórico-prática, foca sobretudo o ‘estado da arte’ em domínios de investigação, e analisa obras/projectos de investigação, debatendo-os com sistematicidade nos passos metodológicos seguidos. Visa desenvolver competências de investigação científica e capacidades para colocar e operacionalizar questões relevantes em termos de investigação.
2. Seminário de Investigação, onde são os projectos de investigação que se articulam com os núcleos de investigação do CIIE (Estudos de políticas educativas e sociais; escola, currículo, formação de identidades; cidadania, género e infância no campo educativo; construção local da educação; educação intercultural e estudos freirianos expressões: espaços e tempos de criatividade; educação, história e museologia; etnografias do conhecimento profissional (ver em www.fpce.up.pt/ciie).
Este Seminário pretende contribuir para a formulação e desenvolvimento do Projecto de Tese, nas suas diferentes dimensões, no sentido de permitir conceber, projectar e realizar uma investigação científica relevante, original e significativa. O seu desenvolvimento compreende sessões de trabalho colectivo, com todo o grupo de doutorandos, e sessões tutoriais individuais.
3. Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea foca grandes temas e interrogações no campo educativo, na finalidade de os transformar em problemas de investigação com recurso a mais avançados e especializados saberes e de contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento.
No final do 2º semestre, há uma prova de qualificação em que o/a doutorando/a apresenta o projecto de tese, com discussão por um júri. São consagradas horas para a respectiva elaboração, no contexto do Seminário de Investigação
Nos 3º e 4º semestres, o curso compreende, para além do Seminário de Investigação em regime tutorial - com um número de ects mais elevado do que o do ano anterior -, seminários temáticos, um seminário de escrita e a apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos. Mais especificamente, este 2º ano estrutura-se com a finalidade de focalizar, com maior incidência, os projectos de investigação em desenvolvimento, e de permitir um maior contacto tutorial e mais oportunidades de sistematização do conhecimento e sua divulgação.
Concretizando:
1. O seminário de investigação deste 2º ano, no aprofundamento do que ocorre no ano anterior, desenvolve-se em regime tutorial, centrado no desenvolvimento da investigação, adequada e consistentemente articulada com o quadro teórico de referência e com os processos de construção metodológica.
2. Os seminários temáticos têm como finalidades, por um lado, aprofundar problemáticas que atravessam o projecto de pesquisa, e, por outro, ampliá-las e re-elaborá-las, apoiando-se a sua concretização em seminários desenvolvidos no quadro de redes de investigação com investigadores/as e professores/as convidados/as, nacionais e estrangeiros.
3. O seminário de escrita científica incide sobre formas de aprofundamento de escrita académica, apoiando o desenvolvimento de competências para a realização de comunicações, artigos para publicação em revistas com peritagem e outro tipo de publicações científicas.
4. Apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos pretende estimular estudantes de doutoramento a divulgar a investigação produzida, no que ela concretiza de inovador e de significativo, contribuindo, assim, para concretizar a forte expectativa do programa de doutoramento em Ciências da Educação.
No 3º ano, trata-se, sobretudo, da elaboração e escrita da tese de doutoramento, para a realização da sua versão final, apoiada num seminário de investigação tutorial. Espera-se que, ao longo dos dois últimos anos, cada doutorando/a possa ter apresentado 3 comunicações em congressos nacionais e/ou internacionais e produzido pelo menos 1 artigo em jornais com peritagem.
Destinatários/as
Outras informações (sujeitas a confirmação em cada período de abertura de concurso)
Acesso ao curso:
Acesso por concurso anual
Formalização da Candidatura:
Calendário da Candidatura:
As candidaturas decorrem, habitualmente, durante o mês de Maio
Propina anual/taxa escolar: 2 750¤
Dias de Funcionamento: sexta e sábado
Horário*: sábado: das 9h 30m às 12h 30m e das 14h 30m às 17h 30m
sexta; das 17h 30m às 20h 30m
CONSULTAR:
Decreto-Lei nº 74/2006
Regulamento do 3º Ciclo da Universidade do Porto
Regulamento do 3º Ciclo em Ciências da Educação
Regulamento de Propinas dos Cursos de Pós-Graduação da FPCEUP
Normas para a apresentação de teses
> Gabinete de Pós-Graduação em Ciências da Educação
Telef.: 351 22 607 97 00
gpg@fpce.up.pt
> Programa Doutoral em Ciências da Educação
pdce@fpce.up.pt
> Secretaria
Telef.: 351 22 606 58 87 - 351 22 607 97 00
s_academico@fpce.up.pt
> Lista de Orientadores/as de Doutoramento (3º Ciclo) e Áreas de Interesse para Orientações
Código Oficial: | 5116 |
Diretor: | Tiago Neves |
Sigla: | PDCE |
Grau Académico: | Doutor |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Doutoramento |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 6 Semestres |