Descrição
O curso está dividido em sessões expositivas pelos autores do manual do curso ABC e em sessões de tutoria para acompanhamento e realização de planos de formação continuada.
Conteúdos:
Os conteúdos apresentados no curso ABC estão divididos em 4 módulos, respectivamente A,B,C e D.
No módulo A são apresentados os seguinte tópicos sobre Noções Fundamentais sobre Alfabetização:
- Políticas de Leitura
- Do som à Linguagem: entre a faculdade universal da linguagem e diferenças Interlinguísticas no processamento
- As Bases Neurológicas da Leitura
- Conhecimento da Língua: Fonologia e Ortografia do Português do Brasil
- Ensino e Aprendizagem da Leitura: Fundamentos e Aplicações
- Modelo RTI na Alfabetização
No módulo B são apresentados os seguinte tópicos sobre Literacia Emergente:
- Literacia Emergente em Contexto Familiar
- Literacia Emergente no Jardim de Infância
- O Desenvolvimento do Vocabulário
- Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras
No módulo C são apresentados os seguinte tópicos sobre Aprendizagem da Leitura e da Escrita:
- O Modelo Simples da Leitura
- Métodos Fônicos no Ensino da Leitura
- Consciência Fonêmica
- Conceito de Fluência na Leitura Oral
- A Compreensão na Leitura
- Aprendizagem da Ortografia
- A Caligrafia como Alavanca do Desenvolvimento da Escrita
No módulo D são apresentados os seguinte tópicos sobre Dificuldades e Perturbações na Aprendizagem da Leitura e da Escrita:
- Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
- A Dislexia e a Alfabetização
- Compreendendo a Disgrafia: das Evidências Científicas à Sala de Aula
Trabalhos
Além da aquisição de conhecimentos e actualização de competências, no curso ABC os formandos terão oportunidade para refletirem, planearem e reverem os planos de formação continuada apresentados na candidatura ao curso ABC. Com base nesse plano, os formandos vão elaborar um póster e realizar uma apresentação pública desse plano.
Objetivos
Objetivos
Após o Curso ABC é esperado que os formandos tenham:
1. Adquirido conhecimento científico sobre o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
2. Compreendido estratégias de ensino de leitura e escrita baseadas em evidências científicas.
3. Adquirido competências de ensino da leitura e escrita, nos primeiros anos de escolaridade.
4. Compreendido o modelo de resposta à intervenção no início da aprendizagem da leitura e escrita.
5. Adquirido competências para o desenvolvimento de planos de formação continuada voltados para a formação de profissionais que trabalham com o ensino da leitura e da escrita.
Metodologia
As metodologias de ensino vão incluir aulas sobretudo expositivas pelos autores do manual ABC e sessões de tutoria com metodologias ativas dinamizadas pelos tutores.
Os formandos serão avaliados através de duas avaliações, entrega de trabalhos escritos e apresentações. As avaliações serão duas contendo questões de escolha múltipla. Os trabalhos vão ser dois, um escrito no formato de um plano de formação continua e o outro estruturado no formato de póster. O conteúdo do póster é um resumo visual do plano de formação continuada. A apresentação pública terá duração de 10 minutos.