Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > AbC

Cursos

Alfabetização baseada na Ciência: Formação de Professores Alfabetizadores Brasileiros

Descrição

O curso está dividido em sessões expositivas pelos autores do manual do curso ABC e em sessões de tutoria para acompanhamento e realização de planos de formação continuada.

Conteúdos:

Os conteúdos apresentados no curso ABC estão divididos em 4 módulos, respectivamente A,B,C e D.

No módulo A  são apresentados os seguinte tópicos sobre Noções Fundamentais sobre Alfabetização:
  • Políticas de Leitura
  • Do som à Linguagem: entre a faculdade universal da linguagem e diferenças Interlinguísticas no processamento
  • As Bases Neurológicas da Leitura
  • Conhecimento da Língua: Fonologia e Ortografia do Português do Brasil
  • Ensino e Aprendizagem da Leitura: Fundamentos e Aplicações
  • Modelo RTI na Alfabetização
 
No módulo B são apresentados os seguinte tópicos sobre Literacia Emergente:
  • Literacia Emergente em Contexto Familiar
  • Literacia Emergente no Jardim de Infância
  • O Desenvolvimento do Vocabulário
  • Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras
 
No módulo C são apresentados os seguinte tópicos sobre Aprendizagem da Leitura e da Escrita:
  • O Modelo Simples da Leitura
  • Métodos Fônicos no Ensino da Leitura
  • Consciência Fonêmica
  • Conceito de Fluência na Leitura Oral
  • A Compreensão na Leitura
  • Aprendizagem da Ortografia
  • A Caligrafia como Alavanca do Desenvolvimento da Escrita
 
No módulo D são apresentados os seguinte tópicos sobre Dificuldades e Perturbações na Aprendizagem da Leitura e da Escrita:
  • Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
  • A Dislexia e a Alfabetização
  • Compreendendo a Disgrafia: das Evidências Científicas à Sala de Aula

Trabalhos

Além da aquisição de conhecimentos e actualização de competências, no curso ABC os formandos terão oportunidade para refletirem, planearem e reverem os planos de formação continuada apresentados na candidatura ao curso ABC. Com base nesse plano, os formandos vão elaborar um póster e realizar uma apresentação pública desse plano.

Objetivos

Objetivos

Após o Curso ABC é esperado que os formandos tenham:

1. Adquirido conhecimento científico sobre o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
2. Compreendido estratégias de ensino de leitura e escrita baseadas em evidências científicas.
3. Adquirido competências de ensino da leitura e escrita, nos primeiros anos de escolaridade.
4. Compreendido o modelo de resposta à intervenção no início da aprendizagem da leitura e escrita.
5. Adquirido competências para o desenvolvimento de planos de formação continuada voltados para a formação de profissionais que trabalham com o ensino da leitura e da escrita.

Metodologia

As metodologias de ensino vão incluir aulas sobretudo expositivas pelos autores do manual ABC e sessões de tutoria com metodologias ativas dinamizadas pelos tutores.
Os formandos serão avaliados através de duas avaliações, entrega de trabalhos escritos e apresentações. As avaliações serão duas contendo questões de escolha múltipla. Os trabalhos vão ser dois, um escrito no formato de um plano de formação continua e o outro estruturado no formato de póster. O conteúdo do póster é um resumo visual do plano de formação continuada. A apresentação pública terá duração de 10 minutos.


Dados Gerais

Docente Responsável: Rui Alexandre Alves
Sigla: AbC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2022/2023

Diplomas

  • Alfabetização baseada na Ciência: Formação de Professores Alfabetizadores Brasileiros ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-13 às 09:56:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias