Procura-se que os/as estudantes sejam capazes de:
Etapa 1: Refletir sobre diferentes dimensões de análise, internas e externas, com impacto na Empregabilidade e identificar, com essa base, os objetivos académicos e profissionais que pretendem alcançar, assim como um plano de ação para os atingir.
Etapa 2: Identificar e planear a forma como se apresentam perante o mercado de trabalho, considerando as diferentes ferramentas de comunicação/apresentação pessoal que têm ao seu dispor (ex. Curriculum Vitae, Carta de Motivação, Pegada Digital, Entrevista de seleção), procurando utilizá-las em função de uma análise prévia ao mercado de trabalho e da sua identidade e história pessoal únicas, considerando as evidências da literatura sobre cada uma destas ferramentas.
“I was one of the students enrolled in the prototype edition of the Lifelong Employability program and I could not recommend it enough. It’s a must for all Higher Education students. I learnt so much on how to structure and plan a career throughout my professional life and how to respond to what potential employers expect.”
Beatriz Franco – estudante do Mestrado em Engenharia Química na FEUP
Para mais informações sobre o conteúdos desta Unidade de Formação Contínua, sugere-se a consulta desta página.
Estudantes que se encontrem a frequentar cursos conferentes de grau 1 e 2 (Licenciaturas, Mestrados) da FEUP (Faculdade Engenharia da Universidade do Porto)
Condições específicas de ingresso:
A UC poderá ser acedida por estudantes da FEUP a frequentar o 2.º e 3.º anos da Licenciatura; ou o 1.º e 2.º anos do Mestrado.
Critérios de seriação:
Para efeitos de seleção, os/as candidatos/as serão seriados tendo por base as seguintes ponderações:
a) 10 pontos para estudantes que se encontrem atualmente a frequentar um ano curricular correspondente ao final de um ciclo de estudos (3.º ano da Licenciatura ou 2.º ano do Mestrado)
b) 7 pontos para estudantes que se encontrem atualmente a frequentar o 1.º ano do Mestrado
c) 5 pontos para estudantes que se encontrem inscritos no 2.º ano da Licenciatura e que ocupem funções de liderança no contexto estudantil ou outros da Comunidade (ex. pertençam a Associações ou Núcleos de Estudantes ou de Jovens), pela responsabilidade que assumem na promoção do desenvolvimento de outros/as estudantes;
d) 3 pontos para estudantes que que se encontrem inscritos no 2.º ano da Licenciatura e que não assumam funções de liderança no contexto estudantil ou outros da Comunidade.
Calendário previsto no 1º semestre:
Consultar calendário escolar do ano letivo aplicável
Consultar calendário escolar do ano letivo aplicável
Obtenção de frequência
Os momentos de contacto presenciais e síncronos estão sujeitos à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% dos momentos de contacto previstos não obterão frequência.
Avaliação:
A classificação final será definida de acordo com a ponderação das seguintes componentes:
1) 30% referentes à classificação obtida na etapa 1: através da avaliação presencial no final do workshop, e submissão de evidência do preenchimento das ferramentas;
2) 50% referentes à média das classificações obtidas nos cinco módulos da etapa 2: através da avaliação assíncrona e individual para cada módulo da unidade de formação, com suporte da ferramenta de ‘Teste’ da plataforma Moodle;
3) 20% referentes à participação nas iniciativas da etapa 3: através da submissão de evidência da participação em iniciativas integradas nesta etapa.
A avaliação final de cada formando/a será efetuada numa classificação numérica ordinal (escala de 1-20 valores).
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todas as componentes.
Avaliação especial (TE, DA, …)
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização das componentes de avaliação será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
Observações
Situações especiais, nomeadamente a previsível impossibilidade de realização, nas datas agendadas, de uma ou mais componentes de avaliação, deverão ser discutidas com a equipa docente no início da UFC.
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoDocente Responsável: | Marta Santos |
Sigla: | ELV |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2020/2021 |