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Cursos

Gestão da diversidade etária nos contextos de trabalho

Curso Nvivo
Candidatura
Realização
Propina
Bolsa de Incentivo
Seguro Escolar
 
 
 
 
 
 
 
Informações detalhadas para candidatura/inscrição e pagamentos em baixo
06-02-2025 a 21-03-2025 
 21-04-2025 a 16-06-2025
140¤
 140¤


Apresentação : verifica-se no contexto atual que as políticas de emprego e reforma estão ainda ancoradas ao fator idade, em detrimento da capacidade real de trabalho e das próprias necessidades individuais, o que significa que o talento e a capacidade dos/as colaboradores/as mais velhos/as são, por vezes, negligenciados e mal aproveitados (ODCE, 2020). Urge, deste modo, desconstruir mitos associados à idade em contexto de trabalho, e promover práticas e políticas de gestão de pessoas que acompanhem o/a colaborador/a ao longo de todo o ciclo de vida, de modo a que estes/as possam realizar o seu trabalho com eficácia, potenciando a preservação da sua saúde, o desenvolvimento das suas competências e experiência.
Tendo por base esta preocupação, a FPCEUP tem vindo a desenvolver projetos de intervenção que visam apoiar as empresas no desenvolvimento e na implementação de uma gestão sustentada, proativa e potenciadora da diversidade etária. Através da exploração de três eixos sinérgicos (agents, gears e engagers), pretende-se preparar as organizações para acompanhar o ciclo de vida das suas pessoas, tendo sua implementação, no passado, em diferentes contextos empresariais revelado ser eficaz na realização de diagnósticos e no planeamento de ações de promoção da diversidade etária em contexto empresarial.


Docentes: Dra. Ana Rodrigues

Duração: 27 horas de contacto

Regime: b-learning

Acesso a conteúdos programáticos, metodologia e avaliação: aqui 


Testemunho: 

" O Curso de Gestão da Diversidade Etária em Contexto de Trabalho foi muito mais do que uma capacitação muito bem construída, cientificamente robusta e que incorporou metodologias de ensino-aprendizagem realmente dinâmicas e estruturantes. Revelou-se uma grande viagem por desafios internos e de outras instituições de referência, que conduziram à certeza de que o caminho da melhoria nestas matérias é sempre um caminho inacabado e de oportunidades de crescimento contínuo. E isso é um resultado imenso, quer individual, quer para as equipas."
Conceição Matos, participante da 1ª edição do curso

 


Informações


Datas das sessões | Horário

De 11-04-2025 a 16-06-2025 | Segundas e Quartas feiras |17h30-19h00

Horário detalhado:

Implementação do programa formativo - Etapa 1

 

Mensagem de boas-vindas + solicitação de pre-work

11 Abril

Realização de Sessão de arranque [3h, presencial, FPCEUP]

21 Abril (16h00-19h00)

Sessão PortoforAgeing e testemunho empresas 1.ª edição [3h, presencial, FPCEUP]

28 Abril (16h00-19h00)

Etapa 2 - Conceito de Intervenção Advantage

 

Sessões HR Data Analytics  [1,5h*2, digital]

5 e 7 Maio  (17h30-19h00)

Sessões Agents  [1,5h*2, digital]

12 e 14 Maio  (17h30-19h00)

Sessões Gears I [1,5h*2, digital]

19 e 21 Maio  (17h30-19h00)

Sessões Gears II [1,5h*2, digital]

26 e 28 Maio  (17h30-19h00)

Sessões Gears III / [1,5h*2, digital]

2 e 4 Junho  (17h30-19h00)

Sessões Engagers [1,5h*2, digital]

9 e 11 Junho  (17h30-19h00)

Etapa 3 – Fecho

 

Sessão final [3h, presencial, FPCEUP]

16 Junho  (17h30-19h00)

Entrega de trabalho final

27 Junho

Lançamento das notas

30 Junho



Propina& seguro escolar: regularizáveis antes do início do curso; em caso de obtenção de bolsa, o prazo de pagamento de propina é prorrogável por 10 dias úteis após pagamento bolsa.


 

Candidaturas ao curso:

Destinatários: profissionais de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos

Vagas totais: 20

Condição específica de ingresso obrigatória: 

Ser adulto maior de 23 anos e residentes em território nacional.


Critérios seleção/seriação candidatos:


i. 8 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado funções de desenvolvimento de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas com cinco ou mais anos de experiência profissional;

ii. 6 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado funções de desenvolvimento de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas com menos de cinco anos de experiência profissional;

iii. 4 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado funções operacionais num Departamento/Direção de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas;

iv. 2 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado outras funções, desde que relacionadas com a Gestão de Pessoas.

Será ainda atribuída uma majoração de 2 pontos aos/às profissionais de empresas que tenham definido no seu Planeamento Estratégico a intenção de desenvolver práticas, políticas ou iniciativas de Gestão de Pessoas enquadradas nos objetivos de promover a diversidade etária e/ou a saúde, segurança e bem-estar dos/as trabalhadores/as ao longo de todo o seu ciclo de vida, considerando a variável idade.

Como critérios de desempate, serão considerados por esta ordem: i) o critério de “antiguidade na empresa atual”, dando prioridade aos/às candidatos/as com mais anos de antiguidade ii) prioridade a candidatos com maior experiência profissional.



Modo único de candidatura: através de formulário online de candidatura: selecionar opção candidatura de ingresso, em opções à direita

Guia para submeter candidatura (descarregar)

Prazo de candidatura: 06-02-2025 a 21-03-2025 (prorrogado até dia 07-04-2025)


Resultados definitivos*: 09-04-2025

Matrículas/inscrições: 10-04-2025 a 15-04-2025

 * Nota: após prorrogação de prazo candidatura, dispensada audiência prévia de acordo com o artigo 124.º, n.º 1, alínea a) do Código do Procedimento Administrativo, na medida em que permitirá evitar prejudicar o período previsto de realização da ação e, dessa forma, todos os candidatos.

Candidatura a Bolsa de Incentivo 

Número de bolsas: 20

Edital |   Regulamento de Bolsas de Incentivo PRR

Formalização de candidatura/manifestação de interesse a bolsa:

Os interessados na bolsa deverão registar em formulário próprio disponibilizado aqui a sua manifestação de interesse e submetê-la através da sua candidatura online à formação (em “documentos digitalizados”) ou enviá-la* para sec@fpce.up.pt, no período de candidatura de ingresso no curso.

a possibilidade de envio por email aplica-se apenas ao concurso de bolsa de incentivo e não ao concurso de ingresso no curso que se faz exclusivamente via formulário online.



Documentos a anexar a formulário de candidatura ao curso e bolsa:


a) CV atualizado

b) Comprovativo habilitações escolares/académicas

c) Documento de identificação:
 Juntar Declaração de Dados de Identificação* (descarregar documento) OU  cópia de documento identificação original acompanhado de consentimento informado para a submissão de documentos  (descarregar documento) 

*em caso de opção por não anexar cópia do original do documento, será necessária verificação presencial do mesmo no SEC 


d) Comprovativo de residência nacional (ex. recibos atualizados (água, internet, telecomunicações, renda), certidão da Junta de Freguesia, nota de liquidação do IRS, certidão de Domicílio Fiscal, comprovativo de morada (lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia), certidão digital obtida via aplicação CC)


e) Declaração de honra relativamente às funções profissionais, antiguidade na empresa atual e integração em empresa/organização com planeamento estratégico com intenção de promoção da diversidade etária e/ou a saúde, segurança e bem-estar dos/as trabalhadores/as ao longo de todo o seu ciclo de vida, considerando a variável idade (descarregar documento)

f) Formulário de candidatura a bolsa de incentivos do Programa Impulso Adultos | PRR (descarregar)  (apenas para concurso a bolsa de incentivos )

g) Declaração de situação de desemprego, comprovada documentalmente através de Inscrição em Centro de Emprego ou Declaração da Segurança Social (apenas para concurso bolsa de incentivos e se aplicável à situação do/a candidato/a);


                                                                   
 Obs.: caso o curso não atinja o número mínimo de inscritos  igual a 9, as datas previstas de candidatura e realização poderão sofrer alterações.

(Contacte o SEC caso tenha dificuldades no processo de candidatura) 



Proteção de Dados

 
Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
 
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.




A presente edição da formação Gestão da diversidade etária nos contextos de trabalho
 é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».


Contactos

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  sec@fpce.up.pt           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

Dados Gerais

Docente Responsável: Marta Santos
Sigla: GDECT
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2022/2023
Duração: 81 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Gestão da diversidade etária nos contextos de trabalho (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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