Apresentação : verifica-se no contexto atual que as políticas de emprego e reforma estão ainda ancoradas ao fator idade, em detrimento da capacidade real de trabalho e das próprias necessidades individuais, o que significa que o talento e a capacidade dos/as colaboradores/as mais velhos/as são, por vezes, negligenciados e mal aproveitados (ODCE, 2020). Urge, deste modo, desconstruir mitos associados à idade em contexto de trabalho, e promover práticas e políticas de gestão de pessoas que acompanhem o/a colaborador/a ao longo de todo o ciclo de vida, de modo a que estes/as possam realizar o seu trabalho com eficácia, potenciando a preservação da sua saúde, o desenvolvimento das suas competências e experiência.
Tendo por base esta preocupação, a FPCEUP tem vindo a desenvolver projetos de intervenção que visam apoiar as empresas no desenvolvimento e na implementação de uma gestão sustentada, proativa e potenciadora da diversidade etária. Através da exploração de três eixos sinérgicos (agents, gears e engagers), pretende-se preparar as organizações para acompanhar o ciclo de vida das suas pessoas, tendo sua implementação, no passado, em diferentes contextos empresariais revelado ser eficaz na realização de diagnósticos e no planeamento de ações de promoção da diversidade etária em contexto empresarial.
Docentes: Dra. Ana Rodrigues
Duração: 27 horas de contacto
Regime: b-learning
Acesso a conteúdos programáticos, metodologia e avaliação: aqui
Testemunho:
De 11-04-2025 a 16-06-2025 | Segundas e Quartas feiras |17h30-19h00
Horário detalhado:
Implementação do programa formativo - Etapa 1 |
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Mensagem de boas-vindas + solicitação de pre-work |
11 Abril |
Realização de Sessão de arranque [3h, presencial, FPCEUP] |
21 Abril (16h00-19h00) |
Sessão PortoforAgeing e testemunho empresas 1.ª edição [3h, presencial, FPCEUP] |
28 Abril (16h00-19h00) |
Etapa 2 - Conceito de Intervenção Advantage |
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Sessões HR Data Analytics [1,5h*2, digital] |
5 e 7 Maio (17h30-19h00) |
Sessões Agents [1,5h*2, digital] |
12 e 14 Maio (17h30-19h00) |
Sessões Gears I [1,5h*2, digital] |
19 e 21 Maio (17h30-19h00) |
Sessões Gears II [1,5h*2, digital] |
26 e 28 Maio (17h30-19h00) |
Sessões Gears III / [1,5h*2, digital] |
2 e 4 Junho (17h30-19h00) |
Sessões Engagers [1,5h*2, digital] |
9 e 11 Junho (17h30-19h00) |
Etapa 3 – Fecho |
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Sessão final [3h, presencial, FPCEUP] |
16 Junho (17h30-19h00) |
Entrega de trabalho final |
27 Junho |
Lançamento das notas |
30 Junho |
Propina& seguro escolar: regularizáveis antes do início do curso; em caso de obtenção de bolsa, o prazo de pagamento de propina é prorrogável por 10 dias úteis após pagamento bolsa.
Candidaturas ao curso:
Destinatários: profissionais de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos
Vagas totais: 20
Condição específica de ingresso obrigatória:
Ser adulto maior de 23 anos e residentes em território nacional.
Critérios seleção/seriação candidatos:
i. 8 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado funções de desenvolvimento de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas com cinco ou mais anos de experiência profissional;
ii. 6 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado funções de desenvolvimento de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas com menos de cinco anos de experiência profissional;
iii. 4 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado funções operacionais num Departamento/Direção de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas;
iv. 2 pontos para profissionais a desempenhar ou tenham desempenhado outras funções, desde que relacionadas com a Gestão de Pessoas.
Será ainda atribuída uma majoração de 2 pontos aos/às profissionais de empresas que tenham definido no seu Planeamento Estratégico a intenção de desenvolver práticas, políticas ou iniciativas de Gestão de Pessoas enquadradas nos objetivos de promover a diversidade etária e/ou a saúde, segurança e bem-estar dos/as trabalhadores/as ao longo de todo o seu ciclo de vida, considerando a variável idade.
Como critérios de desempate, serão considerados por esta ordem: i) o critério de “antiguidade na empresa atual”, dando prioridade aos/às candidatos/as com mais anos de antiguidade ii) prioridade a candidatos com maior experiência profissional.
Modo único de candidatura: através de formulário online de candidatura: selecionar opção candidatura de ingresso, em opções à direita
Guia para submeter candidatura (descarregar)
Prazo de candidatura: 06-02-2025 a 21-03-2025 (prorrogado até dia 07-04-2025)
Resultados definitivos*: 09-04-2025
Matrículas/inscrições: 10-04-2025 a 15-04-2025
* Nota: após prorrogação de prazo candidatura, dispensada audiência prévia de acordo com o artigo 124.º, n.º 1, alínea a) do Código do Procedimento Administrativo, na medida em que permitirá evitar prejudicar o período previsto de realização da ação e, dessa forma, todos os candidatos.
Candidatura a Bolsa de Incentivo
Número de bolsas: 20
Documentos a anexar a formulário de candidatura ao curso e bolsa:
a) CV atualizado
b) Comprovativo habilitações escolares/académicas
c) Documento de identificação:
Juntar Declaração de Dados de Identificação* (descarregar documento) OU cópia de documento identificação original acompanhado de consentimento informado para a submissão de documentos (descarregar documento)
*em caso de opção por não anexar cópia do original do documento, será necessária verificação presencial do mesmo no SEC
d) Comprovativo de residência nacional (ex. recibos atualizados (água, internet, telecomunicações, renda), certidão da Junta de Freguesia, nota de liquidação do IRS, certidão de Domicílio Fiscal, comprovativo de morada (lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia), certidão digital obtida via aplicação CC)
e) Declaração de honra relativamente às funções profissionais, antiguidade na empresa atual e integração em empresa/organização com planeamento estratégico com intenção de promoção da diversidade etária e/ou a saúde, segurança e bem-estar dos/as trabalhadores/as ao longo de todo o seu ciclo de vida, considerando a variável idade (descarregar documento)
f) Formulário de candidatura a bolsa de incentivos do Programa Impulso Adultos | PRR (descarregar) (apenas para concurso a bolsa de incentivos )
g) Declaração de situação de desemprego, comprovada documentalmente através de Inscrição em Centro de Emprego ou Declaração da Segurança Social (apenas para concurso bolsa de incentivos e se aplicável à situação do/a candidato/a);
Obs.: caso o curso não atinja o número mínimo de inscritos igual a 9, as datas previstas de candidatura e realização poderão sofrer alterações.
(Contacte o SEC caso tenha dificuldades no processo de candidatura)
Proteção de Dados
A presente edição da formação Gestão da diversidade etária nos contextos de trabalho é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: sec@fpce.up.pt Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
Docente Responsável: | Marta Santos |
Sigla: | GDECT |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2022/2023 |
Duração: | 81 Horas |