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Cursos

Programa de promoção de funções executivas: Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção

Resumo: a Perturbação de Hiperatividade |Défice de Atenção é uma das perturbações neurodesenvolvimentais com maior incidência na população infantil. Considerando as características sintomatológicas desta perturbação, e o seu impacto nos vários estratos de vida da criança, torna-se pertinente desenvolver novas metodologias de intervenção com vista a colmatar as suas dificuldades mais prementes. Assim, a participação neste curso irá possibilitar a aquisição ou atualização de conhecimentos teóricos sobre a Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção e o funcionamento executivo. Ainda, este curso proporcionará a aquisição de competências práticas específicas para a implementação desta intervenção de forma autónoma.



Destinatários: Psicólogos/as; 

Critérios de seleção: 

Os candidatos terão de ser profissionais psicologia ou estudantes de 2º ciclo/3º ciclo da área supramencionada, sendo ordenados por ordem de candidatura.

Em caso de nº candidatos superior a vagas, os critérios de seleção a aplicar são:

1º critério: serem profissionais nos domínios referidos

2º critérios: ser estudante

Em caso de empate, são seriados por média apresentada.


Coordenador científico: Professora Doutora Selene Vicente

Formadora: Dra. Andreia Veloso

Duração: 8 horas presenciais 

Regime: presencial


Programa:

   
  1. Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção (PHDA)
  1. Perspetiva histórica
  2. Definição e caracterização de PHDA
  3. Critérios de diagnóstico
  4. Tipologias de apresentação
  5. Etiologia
  6. Prevalência e comorbilidades
  7. Disfunção cerebral associada à PHDA
  8. Intervenção

  1. Funções executivas

  1. Definição
  2. Modelos explicativos

  1. As funções executivas na Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção
  2. Treino cognitivo

  1. Definição
  2. Estado da arte

       5.Intervenção

     a)Especificidades e características da intervenção
     b)Treino cognitivo: tarefas desenvolvidas, instruções de implementação e domínios de intervenção
     c)“Trabalho de casa”
     d) Psicoeducação parental

  1. Estudos de caso

  1. Apresentação de resultados de estudos prévios

      7. Outros materiais e recursos a utilizar para promover o desenvolvimento das funções executivas

      8.            Contacto com os materiais de intervenção


Metodologia e avaliação

A metodologia a utilizar é de cariz teórico-prático, permitindo a aquisição de conhecimento científico sobre a intervenção com enfoque nas funções executivas desenvolvida para aplicação junto de crianças com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção. Estas competências são fundamentais para a implementação das diversas tarefas de intervenção na prática clínica de intervenção neuropsicológica.

Formandos não sujeitos a avaliação final - para obter certificado de participação terá de assistir a 75% da carga horária; 



Resultados de Aprendizagem

Identificar as principais características associadas ao diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção;

- Definir o conceito de funções executivas, elencando os principais domínios que as compõem;

- Intervir com enfoque no funcionamento executivo, entendendo as suas especificidades.

Objetivos

Adquirir competências teórico-práticas para a implementação de uma intervenção com enfoque nas funções executivas em crianças com Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção.

Informações

Datas: 26 de março

Horário: 09h-13h | 14h-17h

Inscrição/candidatura: 55¤ (regularizável em 1 prestação até início do curso)

Seguro escolar (apenas na 1ª inscrição anual em cursos FPCEUP): 2¤

Certidão de participação:

Prazo e modo de candidatura/inscrição online: Até 1 de março | selecionar opção candidaturas de ingresso, na coluna à direita ou em "opções" nos dispositivos móveis



Documentos a enviar obrigatoriamente no ato de candidatura:

a) CV (anexar no formulário em campo CV ) 

b) Cópia certidão de habilitações académicas (anexar no formulário)

c) Declaração dos Dados de Identificação (descarregar documento) (anexar no formulário)

d) Consentimento para a submissão de Documentos  (descarregar documento) (anexar no formulário)


Contactos

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  sec@fpce.up.pt           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

Dados Gerais

Docente Responsável: Selene Vicente
Sigla: PPFEHdef
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2021/2022
Duração: 8 Horas

Diplomas

  • Programa de promoção de funções executivas: Perturbação de Hiperatividade | Défice de Atenção ( Unidades curriculares)

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