(Informações úteis sobre candidaturas, horários, etc., no fim da página)
Resumo: Nas últimas décadas, os níveis de stress e ansiedade tem crescido e a psicologia tem procurado integrar respostas ‘antigas’ no método cientifico, adaptando e validando intervenções milenares, de forma a poderem ser incorporadas na prática. O Mindfulness é um exemplo de uma metodologia com mais de 5000 anos que só recentemente, tem visto a investigação cientifica validar os seus resultados. Mindfulness pode ser definido como a qualidade de consciência que surge ao trazer intencionalmente a atenção à experiência presente, momento a momento, através de uma atitude sem julgamento. Traduzido para português como ‘atenção plena’ é um estado de atenção focado, presente e consciente, passível de prática através de diversas estratégias. Neste curso, aborda-se o mindfulness de uma ótica integradora de diversas abordagens existentes, oferecendo aos formandos uma experiência alargada, holística e científica.
Destinatários: Este curso destina-se a qualquer interessado nas práticas de Mindfulness.
Critérios seriação:
Caso candidaturas excedam número de vagas, candidatos seriados pela média/nota final de último curso conferente de grau apresentado; no caso de candidatos sem grau académico superior, a seleção far-se-á por ordem de chegada, sendo o 1º candidato nestas condições colocado imediatamente abaixo do último classificado titular de um grau académico;empates entre candidatos decididos pela ordem de chegada de candidaturas
Coordenador científico: Professora Doutora Filomena Jordão
Formadora: Professora Doutora Patrícia Araújo (ver perfil)
Duração: 22 horas totais (19h presenciais e 3 de mobile-learning)
Programa
I. Introdução ao Mindfulness (Sessão 1)
1.1. Breve história das práticas de atenção plena no oriente e ocidente
1.2. Desmistificando o mindfulness
1.3. O silêncio, a música e os sons
1.4. O papel da respiração
1.5. O Papel dos diários/Journals
1.6. A importância da prática Yoguica para o Mindfulness
1.7. Prática: Mindfulness Breathing; Mindfull Hatha Yoga, yoga Nidra e Body scan
II. A ‘Cientificação’ do Mindfulness (Sessão 2)
2.1. O que é mindfulness: do Yoga e do budismo à 'científicaçao' do mindfulness
2.2. O MBSR, O modelo RAIN & Outros programas
2.3. Instrumentos científicos de investigação em mindfulness
2.4. Influências da Psicologia positiva: Savoring, Gratidão & outros construtos.
2.5. Prática: mindfulness, sensações & consciência corporal; Mindfulness focado nas emoções & Mindful Eating
III. Aplicações do Mindfulness (Sessão 3)
3.1. A mente humana & o Mindfulness
3.2. As terapias de 3 geração: MBCT & ACT
3.3. Casos & contextos de aplicação: hospitais, escolas, organizações.
3.4. Mindfulness para crianças
3.5. Inteligência emocional, PNL & mindfulness
3.6. Gestão do stress & Técnicas de relaxamento clássicas
3.7. Prática - Meditação zen: Mindfulness de pensamentos & Walking mindfulness
IV. Mindfulness: Recursos & Prática (Sessão 4)
4.1. Metáforas e Storytelling em mindfulness: exemplos da prática zen
4.2. Recursos, ferramentas e plataformas digitais (App’s)
4.3. A integração do mindfulness no quotidiano
4.4. Prática: prática integradora de todas as técnicas aprendidas: Mindfulness da montanha & Loving-kindness/compassion Mindfulness
V. SESSHIN
Imersão e Prática Intensiva : Integração de várias práticas já lecionadas
Círculo de partilha e debate final
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes adquirirão conhecimento e competências ao nível da prática de mindfulness, quer numa lógica de autoconhecimento e prática pessoal quer numa perspetiva de integrarem o mindfulness nos seus contextos de atuação (Profissionais ou outros).
Metodologia Ensino
Recorrer-se-á a métodos expositivos, interrogativos e dinâmicas de grupo para transmissão de conhecimento e métodos ativos nas práticas de mindfulness.
Avaliação
Sendo um curso livre, é pedido aos formandos a realização de um pequeno trabalho final de forma a completar a formação, que poderá revestir uma de três opções, de forma a adaptar a metodologia a todos os estilos de aprendizagem:
Opção 1– Esta modalidade é adequada a graduados e/ou investigadores, que queira dar os primeiros passos na investigação cientifica sobre mindfulness. Pede-se uma Revisão de literatura de aproximadamente 5 a 10 páginas(clássica ou sistemática) de um aspecto do mindfulness;
Opção 2– Esta modalidade é adequada a profissionais com intenção de levar o mindfulness a um determinado contexto em que intervêm. Pede-se um Plano geral de intervenção, usando técnicas de Mindfulness, detalhando objetivos, destinatários e processo de implementação (O objetivo não é implementar, mas sim criar um plano de intervenção detalhado);
Opção 3 - Esta modalidade é adequada a profissionais que gostem de tecnologia, queiram levar o mindfulness ao mundo e queiram explorar o seu potencial como dinamizadores de mindfulness. Pede-se um breve plano de uma sessão de mindfulness de determinado aspecto, com 5 a 8 minutos (por escrito) e, posteriormente, a gravação áudio e lançamento na maior Aplicação (app) online mundial de mindfulness (Insight Timer) após registo como professor voluntário.
Os trabalhos deverão ser entregues via email, 3 dias após a ultima sessão de formação em sala.
Sábado |16 de julho 2022 | 10h00-18h00
4feira | 20 de julho 2022 | 18h30-22h30
Sábado | 23 julho 2022 | 10h00-18h00
Local: FPCEUP
Candidatura/inscrição: 20¤
Propina: 130¤ (regularizável em 1 prestação até início do curso)
Seguro escolar (apenas 1ª inscrição anual em cursos FPCEUP)): 2¤
Certidão participação/conclusão: 5¤
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: sec@fpce.up.pt Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
Docente Responsável: | Filomena Jordão |
Sigla: | MPM |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2019/2020 |
Duração: | 22 Horas |