RESUMO: Com a possibilidade de aplicação em distintas situações e problemáticas, a prática de avaliação e intervenção neuropsicológica é pertinente, ajudando a colmatar os enormes desafios na compreensão de diferentes problemáticas e na prestação de serviços educacionais e clínicos de qualidade, especialmente em situações de desenvolvimento atípico (como, por exemplo, os traumatismos crânio-encefálicos, as epilepsias, os tumores cerebrais, as patologias cerebrovasculares, as perturbações do espectro do autismo, a perturbação de hiperatividade/défice de atenção e as perturbações de aprendizagem). De fato, a elevada prevalência de crianças com alterações neuropsicológicas, leva a que a Neuropsicologia Infantil seja um domínio científico em expansão, com importantes implicações para a avaliação e intervenção clínica. Assim, a escolha deste curso irá possibilitar a aquisição e/ou atualização de conhecimentos neste domínio científico, possibilitando a integração do conhecimento teórico e prático, contribuindo para um leque de aprendizagens atualizado e diferenciado.
DESTINATÁRIOS: Psicólogos e estudantes finalistas de Psicologia;
Critérios seleção: cumprir o disposto em destinatários; seriação: por avaliação curricular, valorizando-se os/as candidatos/as numa escala de 1 a 4 valores: Psicólogos/as com experiência de mais de 4 anos: 4 valores
Psicólogos/as com experiência profissional entre 2 e 4 anos (inclusivé): 3 valores Psicólogos/as com experiência profissional inferior a 2 anos: 2 valores
Finalistas de Mestrado Integrado sem experiência profissional: 1 valor
COORD. CIENTÍFICA: Professora Doutora Selene Vicente
FORMADORA: Doutora Marisa Filipe
1- Bases do processamento cerebral (3h)
2- Neurodesenvolvimento (1h)
3- Modelos de desenvolvimento na neuropsicologia pediátrica (1h)
4- Introdução à Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação (10h)
5- Perfis Neuropsicológicos: (15h)
- Traumatismos crânio-encefálicos
- Epilepsias
- Tumores cerebrais
- Patologias cerebrovasculares
- Perturbações do espectro do autismo
- Hiperactividade & Défice de atenção
- Perturbações de Aprendizagem
6- Intervenção neuropsicológica (10h)
- Estratégias para a estimulação da linguagem
- Estratégias para a estimulação da atenção
- Estratégias para a estimulação da memória
- Estratégias para a estimulação das funções executivas
7-Casos práticos (5h)
- Participação do formando nas atividades sugeridas;
- Realização e apresentação de trabalhos individuais e de grupo. Estes trabalhos consistem em breves apresentações de artigos, casos clínicos, planificações de intervenção, entre outros;
Datas/horário:
5, 12, 19, 26 jun; 3, 10, 17 julho; sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Inscrição/candidatura: 20¤(regularizável até início da formação)
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: sec@fpce.up.pt Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
Docente Responsável: | Selene Vicente |
Sigla: | NI |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2014/2015 |
Duração: | 45 Horas |