Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso ou Formação livre > REPFC

Cursos

A reconfiguração dos atos de ensinar, de aprender e de avaliar na Escola Portuguesa à luz de um projeto de autonomia e flexibilidade curricular


Destinatários:

Educadores de Infância; Professores do Ensino Básico; Professores do Ensino Secundário; Professores de Educação Especial; outros interessados


Registo acreditação CCPFC: CCPFC/ACC-110466/21


Critérios de seriação:

1ºCumprimento do perfil descrito em Destinatários;

2º ordem de chegada de candidatura



Coordenador científico: Professora Doutora Ariana Cosme

Equipa formadora responsável: Ariana Cosme; Daniela Ferreira; Marina Barros

Duração: 20 horas


Regime: em contexto de pandemia, esta edição decorrerá excecionalmente a distância.

Obs.: Veja as informações de realização das sessões aqui: link

Local: FPCEUP 

Programa:

A ação de formação é constituída por um conjunto de cinco sessões de debate e um seminário.

4 fev - Escola como espaço de promoção de cidadania democrática;

4 mar - Escola apesar da diferença e da singularidade de cada aluno;

6 abr - Escola voltada para o desenvolvimento de competências;

4 mai - Escola múltipla e diversa em função das decisões pedagógicas e culturas organizacionais;

8 jun - Escola preocupada com a promoção de uma avaliação pedagógica

 Seminário Internacional – 28, 29 e 30 de junho

Para cada sessão de debate serão convidados investigadores e agentes educativos com relevância nas áreas a tratar, bem como escolas cujo trabalho seja pertinente para a discussão dos temas. Para moderação e comentários serão convidados membros da FPCEUP, promovendo a reflexão de todos.




Objetivos:
Promover uma maior interação entre a estrutura de investigação e formação do OBVIE/CIIE/FPCEUP, outros membros da comunidade científica das Ciências da Educação e professores de escolas que têm vindo a colaborar com o OBVIE;
• Promover o debate, entre a comunidade científica das Ciências da Educação e os professores, sobre os desafios pedagógicos, organizacionais, epistemológicos, éticos e sociais que avaliação trás para as escolas, para os professores, para os investigadores e para a comunidade educativa;
• Desenvolver a capacidade reflexiva dos professores, tão necessária à promoção da coerência na decisão e ação curricular que desenvolvem nas escolas;
• Articular a ação educativa individual de cada participante com preocupações de questionamento e intervenção institucional.


Informações

Calendário:

4 fev; 4 mar (alterado para 10 de março); 6 abr; 4 mai; 8 jun

 Seminário Internacional – 28, 29 e 30 de junho


Mais informações aqui: link


Avaliação:

1) Participação e realização das tarefas nas sessões (presenciais e autónomas): 70%;
2) Reflexão crítica: 30% (relatório individual sobre o curso de formação)

Nota: frequência obrigatória de 75% da carga horária para efeitos de certificação.



Inscrição e certificação: 10¤ 

Prazo de pagamento: imediatamente após inscrição, através de contacto SEC


Prazos, vagas e modo de candidatura: selecionar candidatura de ingresso, à direita  | acessível até 4 de fevereiro - contacte o SEC após termo deste prazo.


Documentos a enviar obrigatoriamente para candidatura:


a) Declaração/documento comprovativo de funções com referência ao grupo de recrutamento docente (anexar no formulário em campo CV ) 

b) Cópia certidão de habilitações académicas (anexar no formulário)

c) Cópia Documento de identificação ou Declaração dos Dados de Identificação* (descarregar documento) (anexar no formulário)

d) Consentimento expresso para a submissão de Documentos  (descarregar documento) (enviar para sec@fpce.up.pt)

Contactos

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  sec@fpce.up.pt           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

Dados Gerais

Docente Responsável: Ariana Cosme
Sigla: REPFC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2020/2021
Fim: 2020/2021

Planos de Estudos

Diplomas

  • A reconfiguração dos atos de ensinar, de aprender e de avaliar na Escola Portuguesa à luz de um projeto de autonomia e flexibilidade curricular ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-02-13 às 00:48:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias