Resumo: de forma generalizada, um dos problemas no ensino da literacia passa pela falta de motivação dos alunos para a escola em geral, e a leitura/escrita em particular. Os curricula atuais focam-se maioritariamente no desenvolvimento de competências cognitivas, deixando para segundo plano os processos motivacionais. Contudo, cada vez há mais investigação a demonstrar que a motivação é uma componente chave para o sucesso da aprendizagem. Esta ação surge da necessidade de: (a) Incrementar a formação de professores na área da motivação; (b) Divulgar práticas que a investigação tem demonstrado serem eficazes nesse domínio; e (c) Dotar os professores de ferramentas para ajustar a suas práticas às necessidades dos alunos.
Destinatários:
Professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico, secundário, educação especial.
Critérios de seriação:
1ºCumprimento do perfil descrito em Destinatários;
2º ordem de chegada de candidatura
Coordenador científico e docente: Professora Doutora Teresa Limpo
Duração: 26 horas
Regime: e-learning
Módulo 1: Introdução |
Datas/horário:
12, 13, 19, 20, 26 e 27 janeiro - 17h às 20h/21h
2 de fevereiro - 17h às 20h
Candidatura/Inscrição: 20¤ (regularizável até início da formação)
Propina: 150¤ (regularizável em 1 prestação até início da formação)
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: sec@fpce.up.pt Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
Docente Responsável: | Teresa Limpo |
Sigla: | PEAMSA |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2020/2021 |
Fim: | 2020/2021 |