Resumo: A prática de atividades desportivas é amplamente recomendada não só como forma de promoção da saúde física, mas também da saúde mental, com benefícios cognitivos, emocionais, e sociais bem documentados. Além disso, a investigação na área da psicologia tem permitido a formulação de vários princípios facilitadores do ensino/aprendizagem de competências académicas. Contudo, a aplicação dos princípios da psicologia ao ensino de atividades desportivas é ainda muito reduzida, o que se reflete na dificuldade que os profissionais (psicólogos, professores, treinadores) têm em otimizar a aprendizagem de competências motoras no contexto desportivo.
Destinatários:
Psicólogos, professores de educação física*, treinadores, outros profissionais a trabalhar na área do desporto ou educação física, estudantes de pré e pós-graduação.
*: este curso não está acreditado pelo CCPFC
Critérios de seriação: ordem de candidatura.
Coordenador científico e docente: Professora Doutora Teresa Limpo
Duração: 8 horas
Regime: e-learning
1. Atividades desportivas: Definição, recomendações e benefícios 2. Aprendizagem motora 2.1. Aquisição e automatização de competências 2.2. A teoria OPTIMAL da aprendizagem motora 2.3. Fatores atencionais e motivacionais 3. Estratégias de ensino 3.1. Instruções verbais e modelagem 3.2. Definição de objetivos e feedback 3.3. Treino e prática mental 4. Contexto social, relações interpessoais e bem-estar emocional 5. Avaliação da aprendizagem motora
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Datas:
em atualização
Propina: 50¤ (regularizável em 1 prestação até início da formação)
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: sec@fpce.up.pt Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
Docente Responsável: | Teresa Limpo |
Sigla: | PAEEAD |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2020/2021 |
Fim: | 2020/2021 |