Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso ou Formação livre > ECSG

Cursos

Educação, Cooperação e Sul Global:Qualidade e Cooperação para o Desenvolvimento na área da Educação

Destinatários:

Professores, educadores e formadores; Técnicos das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento; Pessoal Técnico afeto aos Serviços de Cooperação com os PALOP; Técnicos das Câmaras Municipais responsáveis por projetos de cooperação descentralizada; Agentes de cooperação afetos a projetos de cooperação em educação; consultores na área da cooperação em educação; Funcionários dos Serviços da Administração Pública implicados na Área da Cooperação Educacional e Técnico-Científica; Voluntários no âmbito da cooperação.


Docentes Responsáveis:
Prof. Doutora Teresa Medina; Prof. Doutora Elisabete Ferreira


Formadores:

Júlio Santos;  Alexandra Sá Costa; Elisabete Ferreira; João Caramelo; Teresa Medina (FPCE); Andreia Soares (INEE); Paula Barros (OEI, a confirmar) e outros/as formadores/as convidados/as




Duração presencial: 33 horas


Creditação CCPFC: 33 horas acreditadas (acreditação para professores dos ensinos básico e secundário e educadores de infância)

Registo CCPFC: CCPFC/ACC-102692/19

Organização:

Centro para a Cooperação Internacional, Formação e Desenvolvimento (CCIfD) e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.



Programa:

1. Cooperação para o Desenvolvimento e Educação: conceitos, valores e princípios. Tendências e Agendas atuais no quadro da Agenda 2030 – ODS e de outras agendas nacionais (Consenso da Cooperação Portuguesa) e regionais; Relação entre Educação, Cooperação e Desenvolvimento: 

2. Geografias da cooperação na área da educação. Cooperação e Educação nos países da CPLP; Outros contextos no Sul Global; A experiência da OIE (Organização dos Estados Ibero-americanos); Modalidades de intervenção: 

3. Organizações não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e educação: sociedade civil internacional e papel na cooperação; Cooperação Norte-Sul e Sul em educação; Redes internacionais de Educação para Todos (EPT); ANCEFA (African National Coalition on Education for All) e a Campanha Global pela Educação (CGE)

4. Cooperação e educação em emergências: Atores, tendências e respostas; A INEE (Rede Interinstitucional para a Educação em Emergências)

5. Culturas, línguas e cooperação para o desenvolvimento: análise dos contextos em cooperação nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)

6. Cooperação para o Desenvolvimento no âmbito do Referencial de Educação para o Desenvolvimento do Ministério da Educação: Oportunidades e desafios para as Escolas

7. Projetos no terreno: análise e lições aprendidas na implementação de projectos e programas (análise de estudos de caso nos PALOP e outros contextos do Sul Global)

8. Avaliação em cooperação para o desenvolvimento na área da educação




Metodologias:

A ação de formação será desenvolvida numa perspetiva teórico-prática, privilegiando a articulação entre conceitos e abordagens/experiências/vivências no terreno. Recorrer-se-á, sempre que possível, a convidados especialistas na área da cooperação em educação e entidades que desenvolvem iniciativas de cooperação a nível central e descentralizado. Será dado um particular realce à participação de atores e organizações provenientes ou que atuam no Sul Global. Serão analisados projectos de cooperação em educação nos PALOP e outros contextos do Sul Global que sejam relevantes para a preparação de agentes de cooperação da área da educação (professores e outros técnicos de educação). Esta acção de formação beneficia das parcerias já estabelecidas com as ONGD portuguesa Instituto Marquês de Vale Flor e com a ONGD World Vision International e da parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz em Cabo Verde.




Avaliação: 

A avaliação final terá por base a apresentação de uma reflexão individual a partir de uma temática seleccionada pelos formandos. Cada formando deverá produzir um texto (máximo cinco páginas) com uma reflexão crítica sobre uma das temáticas abordadas no curso. Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.




Veja as informações detalhadas sobre:



Modo de Funcionamento - Inscrições e pagamentos; assiduidade e certificação; serviços disponíveis (Clicar aqui)

 

 


Informações

Próxima edição:


Datas:

5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de março; 2, 4 e 9 de abril | Quinta feiras (18h00-21h00) e Sábados (10h00-13h00)


 

Valor Candidatura/Inscrição: 20¤

Propina: 150¤ (regularizável em 2 parcelas - ver modo de funcionamento)

Seguro escolar: 2¤ (apenas na 1ª inscrição anual em cursos FPCEUP)

Documentos a enviar obrigatoriamente : CV; Certificado Habilitações

Prazo e modo de candidatura/inscrição:  selecione candidatruas de ingresso, na coluna à direita ou no menu opções, em caso de dispositivo móvel;

Muito importante: os documentos adicioanis a apresentar devem ser anexados ao formulário ou enviados por email para sec@fpce.up.pt

                                                                    
                            (Contacte o SEC caso tenha dificuldades no processo de inscrição) 

Observação: necessário ter um número mínimo de 9 formandos confirmados para o curso avançar nas datas previstas.                  


 

 


Contactos

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto 


E-mail:  sec@fpce.up.pt           Tlf: 226 061 890   

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

Dados Gerais

Docente Responsável: Teresa Medina
Sigla: ECSG
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2018/2019

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-04-02 às 11:28:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais