Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > PsiCons

Cursos

Psicologia do Consumidor

Destinatários: Licenciados das áreas das Ciências Sociais , comportamentais e Humanas; Profissionais das áreas de Gestão, Marketing, Publicidade e Comunicação Social


Docente Responsável: 
Professor Doutor Samuel Lins

Formadora: Professor Doutor Samuel Lins


Duração:
15 horas presenciais


Créditos ECTS (Universidade do Porto): 2




Veja informações sobre:
 


Informações

Programa 

  1. História da psicologia do consumidor

1.1       Principais marcos históricos

1.2       A relação entre Psicologia e Economia

 

  1. A sociedade do consumo

2.1       O materialismo

2.2       O hedonismo

2.3       A liberdade de escolha

 

  1. A compra

3.1       Etapas do processo do comportamento de compra

3.2       Compra planeada

3.3       Compra impulsiva

3.4       Compra compulsiva

 

  1. Abordagens psicológicas e o comportamento do consumidor

4.1       Psicanalítica

4.2       Comportamental

4.3       Cognitiva

4.4       Social

 

  1. Investigação em psicologia do consumidor

5.1       Temas de investigação

5.2       Metodologias de investigação

5.3       Aspetos éticos



Metodologia:

Método expositivo e interrogativo no estudo de matéria legislativa em vigor; manuseamento prático dos instrumentos e equipamento afetos à avaliação psicológica de condutores; apresentação, estudo e discussão de casos clínicos.

Avaliação

Avaliação sumativa através de um estudo de caso e realização de relatório de avaliação psicológica (cotação de 100% para classificação final)


Resultados de Aprendizagem:


No término do curso os participantes serão capazes de:

- Identificar a psicologia do consumidor enquanto área de estudo e investigação.

- Distinguir as principais abordagens teóricas no estudo da psicologia do consumidor.

- Conhecer as etapas e influências no processo de decisão da compra.

-  Caracterizar as diferenças e semelhanças entre a compra planeada, impulsiva e compulsiva.

-  Conhecer os métodos existentes no estudo da psicologia do consumidor

-  Discutir aspetos éticos relativos à psicologia do consumidor



PRÓXIMA EDIÇÃO



Datas/horário:  

11, 12, 18, 19 e 25 de outubro de 2019

sextas feiras (18h30-21h30) e sábados (10h00-13h00)



Propina: 100 ¤ (regularizável em 2 prestações)


Candidatura/inscrição: 20¤

Seguro: 2¤ (Apenas para primeiras inscrições anuais em cursos FPCEUP)


Prazo e modo de candidatura/inscrição: online - selecione opção candidatura de ingresso, à direita,  ou no menu de opções se usar dispositivo móvel 


Envio Obrigatório para sec@fpce.up.pt após candidatura: CV resumido e comprovativo de habilitações académicas, especificando nome de candidato e curso a que se candidata

Obs.: Em caso de menos de 9 formandos confirmados, reservamo-nos o direito de cancelar/adiar datas


(contacte o SEC para apoio à candidatura ou outras informações necessárias)


Dados Gerais

Docente Responsável: Samuel Lins
Sigla: PsiCons
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2018/2019

Diplomas

  • Psicologia do Consumidor ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-05-19 às 19:45:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias