Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MTP

Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

A Psicologia é a ciência da mente e do comportamento humano e das interacções sociais. Assim, para além dos psicólogos, a formação em Psicologia pode ser útil e importante para outros profissionais. O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Temas de Psicologia (MTP) tem como objetivo geral a qualificação de profissionais com formação em várias áreas, de modo a capacitá-los/as para o desempenho da sua atividade com conhecimentos e competências aprofundados em temas específicos de Psicologia.


Resultados de aprendizagem
No final do curso os estudantes terão adquirido uma sólida compreensão dos princípios psicológicos e metodologias de investigação em domínios específicos.

Serão capazes de identificar as teorias fundamentais e de as aplicar a uma grande variedade de desafios contemporâneos.

Serão capazes de uma utilização criteriosa da investigação para informar a prática profissional, e serão capazes de planear, conduzir, analisar e apresentar investigação que suporte decisões e estratégias de desenvolvimento.

Serão capazes de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolve soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.

Serão capazes de usar tanto a teoria como a evidência empírica para alcançar níveis mais avançados de investigação e de resolução de problemas em situações novas e não familiares.

Finalmente contribuirão para o desenvolvimento da sua própria carreira e aprendizagem ao longo da vida, alargando a formação de base através da psicologia e ficando preparados para procurar novas oportunidades e para aplicar os seus conhecimentos de novas maneiras respondendo a uma realidade dinâmica e em constante mudança.

Para os licenciados em Psicologia (3º ano de ensino universitário) este curso dá acesso ao exercício profissional desde que cumpram os requisitos da Ordem dos Psicólogos (18 meses de estágio).

Vagas

Nº de vagas (curso de 2016/2018): 26
Nº mínimo de estudantes para funcionamento: 15

Formalização da Candidatura
- Boletim de candidatura (disponível online)
- Certificado de Habilitações
- Curriculum Vitae detalhado (de acordo com modelo)

Condições de acesso:
Art.º 7º do regulamento do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Temas de Psicologia

Critérios de selecção e seriação e respetiva ponderação:

Critérios de selecção:
Avaliação de CV, carta de motivação de candidatura (e entrevista se considerada necessária pelo júri para esclarecimentos adicionais). Mais especificamente são valorizados os seguintes critérios:
  1. Relevância da formação de base (curriculum académico) relativamente ao tema do Mestrado;
  2. Classificação do curso obtido na formação prévia;
  3. Elementos de formação complementar durante ou após a licenciatura;
  4. Experiência de investigação;
  5. Experiência profissional e sua relação com a área temática do mestrado.
Cada candidato/a é classificado/a numa escala de mínimo 1 e máximo 20. Uma nota inferior a 9,5 justifica a exclusão da candidatura.


Prazos de candidatura

1ª fase: abril a maio
2ª fase (se aplicável): junho a julho
3ª fase (se aplicável): setembro


Legislação

Registo de adequação:
Despacho nº 11949-H/2007, publicado no Diário da República, 2ª série, Nº 114, 15 de Junho de 2007 - Suplemento

> Regulamento e plano de estudos do curso

> Normas para a apresentação e elaboração da dissertação / Outras informações

Areas Temáticas


O MTP oferece aos estudantes uma formação nos métodos científicos usados para descrever, predizer, compreender e explicar o comportamento humano numa variedade de temas específicos.

As áreas temáticas em 2016/2018 são:

Neurocognição e Linguagem (Coordenação: Maria de São Luís Castro)
Destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia, e afins) e Linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.

Psicogerontologia (Coordenação: Félix Fernando Monteiro Neto)
O envelhecimento demográfico coloca os psicólogos, bem como outros profissionais nas áreas da ação social, saúde e educação e a sociedade em geral perante novos desafios. Esta área temática do MTP destina-se a estudantes que desejem aprofundar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento, bem como sobre a investigação, a avaliação, a intervenção e a reabilitação junto das pessoas idosas.

Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça: Fenómeno Droga e Contexto Urbano (Coordenação: José Luís Fernandes)
Destina-se a licenciados/as nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o comportamento desviante abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa no fenómeno droga em contexto urbano e no trabalho sexual; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas nos campos das drogas e do trabalho sexual.
É também possível investigar processos psicológicos básicos em contexto laboratorial/experimental, com diferentes níveis de aplicação ao Comportamento Desviante e Justiça: a) Perceção Emocional; b) Tomada de Decisão Social (juízo moral, decisão económica).

Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Necessidades Específicas de Educação e Intervenção Precoce (Coordenação: Maria Adelina Barbosa Ducharne)
Destina-se a profissionais com um primeiro grau de formação em Psicologia, Educação, Serviço Social ou Intervenção no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. O plano de estudos incide na compreensão e investigação das Necessidades Específicas de Educação, Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Precoce e sua abordagem em contextos educativos (familiares e escolares) bem como em contextos comunitários.


As áreas temáticas em 2015/2017 são:

Neurocognição e Linguagem (Coordenação: Maria de São Luís Castro)
Destina-se a licenciados nas áreas de Psicologia, Ciências da saúde e da Vida (e.g., Biologia, Farmácia) e Linguística que pretendam investigar os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.

Proteção e Direitos da Criança (Coordenação: Maria Adelina Barbosa Ducharne)
Centra-se nas questões de investigação e intervenção na área da proteção da criança em risco e da promoção dos seus direitos. Analisa a vivência e necessidades da criança, focando problemáticas relativas aos pais e aos profissionais na área da protecção, estudando o sistema familiar e os contextos de acolhimento familiares e institucionais.
Este Mestrado faz parte da Rede Europeia de Mestrados em Direitos das Crianças (ENMCR – European Network of Masters in Children’s Rights).

Psicologia de Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental (Coordenação: Cristina Queirós)
Destina-se a profissionais com um primeiro grau de formação em Psicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Técnicos de Intervenção Social e Comunitária ou outras áreas cuja atividade implica promover a melhoria efetiva da funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com experiência de doença mental, bem como da sua inclusão social. Os projetos a desenvolver, na área da recuperação e reabilitação serão integrados nas investigações em curso no Laboratório de Reabilitação Psicossocial e na Rede de Apoio Social e Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental da Área Metropolitana do Porto.

Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça: Fenómeno droga e contexto urbano (Coordenação: José Luís Fernandes)
Destina-se a licenciados nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o fenómeno droga e contexto urbano abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas de drogas

Psicologia do Trabalho (Coordenação: Marianne Lacomblez)
Analisa as condições de trabalho e de emprego e a sua manifestação no processo de preservação da saúde dos trabalhadores. É também objeto deste Mestrado a análise crítica de processos de inclusão e exclusão em contexto de trabalho, por exemplo, em função da idade, do género, dos problemas de saúde, seguindo uma abordagem que ultrapassa necessariamente o nível da empresa.

 


Informações

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen,
4200-392 Porto


> Serviço de Pós-Graduações
T. | 220 428 920
E. | spg@fpce.up.pt

> Serviço Académico
T. | 220 428 900
E. | s_academico@fpce.up.pt

 


Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Diretor: Catarina Grande
Sigla: MTP
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-19 às 11:44:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais