1ª fase: abril a maio
2ª fase (se aplicável): junho a julho
3ª fase (se aplicável): setembro
Registo de adequação:
Despacho nº 11949-H/2007, publicado no Diário da República, 2ª série, Nº 114, 15 de Junho de 2007 - Suplemento
> Regulamento e plano de estudos do curso
> Normas para a apresentação e elaboração da dissertação / Outras informações
O MTP oferece aos estudantes uma formação nos métodos científicos usados para descrever, predizer, compreender e explicar o comportamento humano numa variedade de temas específicos.
As áreas temáticas em 2016/2018 são:
Neurocognição e Linguagem (Coordenação: Maria de São Luís Castro)
Destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia, e afins) e Linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.
Psicogerontologia (Coordenação: Félix Fernando Monteiro Neto)
O envelhecimento demográfico coloca os psicólogos, bem como outros profissionais nas áreas da ação social, saúde e educação e a sociedade em geral perante novos desafios. Esta área temática do MTP destina-se a estudantes que desejem aprofundar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento, bem como sobre a investigação, a avaliação, a intervenção e a reabilitação junto das pessoas idosas.
Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça: Fenómeno Droga e Contexto Urbano (Coordenação: José Luís Fernandes)
Destina-se a licenciados/as nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o comportamento desviante abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa no fenómeno droga em contexto urbano e no trabalho sexual; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas nos campos das drogas e do trabalho sexual.
É também possível investigar processos psicológicos básicos em contexto laboratorial/experimental, com diferentes níveis de aplicação ao Comportamento Desviante e Justiça: a) Perceção Emocional; b) Tomada de Decisão Social (juízo moral, decisão económica).
Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Necessidades Específicas de Educação e Intervenção Precoce (Coordenação: Maria Adelina Barbosa Ducharne)
Destina-se a profissionais com um primeiro grau de formação em Psicologia, Educação, Serviço Social ou Intervenção no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. O plano de estudos incide na compreensão e investigação das Necessidades Específicas de Educação, Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Precoce e sua abordagem em contextos educativos (familiares e escolares) bem como em contextos comunitários.
As áreas temáticas em 2015/2017 são:
Neurocognição e Linguagem (Coordenação: Maria de São Luís Castro)
Destina-se a licenciados nas áreas de Psicologia, Ciências da saúde e da Vida (e.g., Biologia, Farmácia) e Linguística que pretendam investigar os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.
Proteção e Direitos da Criança (Coordenação: Maria Adelina Barbosa Ducharne)
Centra-se nas questões de investigação e intervenção na área da proteção da criança em risco e da promoção dos seus direitos. Analisa a vivência e necessidades da criança, focando problemáticas relativas aos pais e aos profissionais na área da protecção, estudando o sistema familiar e os contextos de acolhimento familiares e institucionais.
Este Mestrado faz parte da Rede Europeia de Mestrados em Direitos das Crianças (ENMCR – European Network of Masters in Children’s Rights).
Psicologia de Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental (Coordenação: Cristina Queirós)
Destina-se a profissionais com um primeiro grau de formação em Psicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Técnicos de Intervenção Social e Comunitária ou outras áreas cuja atividade implica promover a melhoria efetiva da funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com experiência de doença mental, bem como da sua inclusão social. Os projetos a desenvolver, na área da recuperação e reabilitação serão integrados nas investigações em curso no Laboratório de Reabilitação Psicossocial e na Rede de Apoio Social e Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental da Área Metropolitana do Porto.
Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça: Fenómeno droga e contexto urbano (Coordenação: José Luís Fernandes)
Destina-se a licenciados nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o fenómeno droga e contexto urbano abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas de drogas
Psicologia do Trabalho (Coordenação: Marianne Lacomblez)
Analisa as condições de trabalho e de emprego e a sua manifestação no processo de preservação da saúde dos trabalhadores. É também objeto deste Mestrado a análise crítica de processos de inclusão e exclusão em contexto de trabalho, por exemplo, em função da idade, do género, dos problemas de saúde, seguindo uma abordagem que ultrapassa necessariamente o nível da empresa.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen,
4200-392 Porto
> Serviço de Pós-Graduações
T. | 220 428 920
E. | spg@fpce.up.pt
> Serviço Académico
T. | 220 428 900
E. | s_academico@fpce.up.pt
Código Oficial: | 6253 |
Diretor: | Catarina Grande |
Sigla: | MTP |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 4 Semestres |