Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MTP
Mapa das Instalações

Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Temas de Psicologia (MTP) tem como objetivo geral a qualificação de profissionais com formação em várias áreas, de modo a capacitá-los/as para o desempenho da sua atividade com conhecimentos e competências aprofundadas em certos temas de Psicologia. 


Acesso

  • Titulares de licenciatura em Psicologia, Ciências Psicológicas ou equivalentes legais, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para a área de especialização do mestrado em Temas de Psicologia a que se candidata; 
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos em Psicologia, em Ciências Psicológicas ou afins, desde que o respectivo currículo demonstre preparação científica de base adequada para a área de especialização do mestrado em Temas de Psicologia a que se candidata 
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Psicologia, Ciências Psicológicas ou afins pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade 
  • Detentores de currículo académico, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade 
  • Candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do curso poderão ser admitidos mediante pedido de reingresso 


Poderão ser aceites como membros da Ordem dos Psicólogos Portugueses os candidatos que também apresentam primeiro ciclo de estudos em Psicologia, sob condição de realizar estágio profissional de dezoito meses (Artº. 51º e 52º da Lei Nº 57/2008, de 4 de setembro).


Registo de adequação:
Despacho nº 11949-H/2007, publicado no Diário da República, 2ª série, Nº 114, 15 de Junho de 2007 - Suplemento


> Regulamento, plano de estudos e dissertação


Áreas de Especialização

ÁREAS TEMÁTICAS PARA 2014-2016:
  • Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança
  • Psicologia de Catástrofe e Trauma
  • Psicologia de Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental

ÁREAS TEMÁTICAS PARA 2015-2017
  • Proteção e Direitos da Criança - Esta temática está centrada nas questões de investigação e intervenção na área da proteção da criança em risco e da promoção dos seus direitos. Este Mestrado faz parte da Rede Europeia de Mestrados em Direitos das Crianças (ENMCR – European Network of Masters in Children’s Rights).

    Neste Mestrado é adotada uma perspetiva multidisciplinar que reconhece a Criança como um ser social de Direitos. O Curso incide na abordagem de situações de (des)proteção e maltrato da criança, analisando a vivência e necessidades da criança, focando problemáticas relativas aos pais e aos profissionais na área da proteção, estudando o sistema familiar e os contextos de acolhimento familiares e institucionais. São exemplos de temas de investigação: a construção de projetos de vida de crianças no sistema de proteção, a experiência e narrativa autobiográfica da criança maltratada, as transições desenvolvimentais e os contextos de vida de crianças sem pais permanentes, a vivência de cuidadores e crianças em acolhimento, a adequação dos recursos disponíveis às necessidades das crianças em acolhimento, a qualidade do acolhimento residencial, a intervenção familiar em situações de risco psicossocial, o acolhimento familiar, as experiências familiares em adoção, as necessidades de pais e filhos por adoção, a escola e os tribunais como contextos de intervenção na promoção dos Direitos das Crianças.

    Destina-se a profissionais com uma licenciatura em ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, sociologia, direito, educação, entre outras) com interesses na área da Proteção e dos Direitos das Crianças. Haverá 20 vagas na edição 2015-2017.

    Detentores de metodologias de intervenção e investigação na promoção dos Direitos das crianças em diferentes áreas disciplinares, os graduados por este Mestrado poderão assumir posições de liderança na defesa dos Direitos das Crianças, em organizações privadas, públicas, da administração e não-governamentais.

  • Psicologia do Trabalho – As principais temáticas desta área têm em consideração as condições de trabalho e de emprego, e a saúde dos trabalhadores, através da descrição e análise da variabilidade dos locais e das condições de exercício profissional, das atividades e estratégias desenvolvidas e dos recursos disponíveis e a sua manifestação no processo de preservação da saúde dos trabalhadores.

    É também objeto deste Mestrado a análise crítica de processos de inclusão e exclusão em contexto de trabalho, por exemplo, em função da idade, do género, dos problemas de saúde, seguindo uma abordagem que ultrapassa necessariamente o nível da empresa.

  • Neurocognição e Linguagem – Esta área do MTP destina-se a licenciados em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia, e afins) e Linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.
    A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.
    Para mais informações, consultar http://www.fpce.up.pt/labfala/people.html

  • Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça: Fenómeno droga e contexto urbano – Este Mestrado destina-se a licenciados/as nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Saúde que pretendam realizar investigação na área do Comportamento Desviante e da Justiça, especificamente sobre o fenómeno droga e contexto urbano. A grelha de abordagem é multidisciplinar e baseia-se no princípio da complexidade biopsicossocial dos fenómenos. Os trabalhos desenvolver-se-ão nas seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; e c) Políticas de drogas.

Informações

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen,
4200-392 Porto


> Serviço de Pós-Graduações
T. | 220 428 920
E. | spg@fpce.up.pt

> Serviço Académico
T. | 220 428 900
E. | s_academico@fpce.up.pt

 


Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Diretor: Catarina Grande
Sigla: MTP
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Social (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Formação Profissional e da Aprendizagem ao Longo da Vida (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-13 às 19:36:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias