Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > PDCE
Mapa das Instalações

Cursos

Programa Doutoral em Ciências da Educação


O Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto centra-se no desenvolvimento de investigação original nesta área científica em estreita articulação com projectos desenvolvidos no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FCT), nas suas várias linhas e projetos, mantendo uma estreita relação com o Mestrado em Ciências da Educação propondo um aprofundamento da formação desenvolvida nesse curso.

Relatórios e certificação A3ES: consultar 

O Programa Doutoral em Ciências da Educação tem como objetivos:

  1. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados nos domínios académico e profissional; 
  2. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise e intervenção de situações de educação e formação marcadas pela complexidade; 
  3. criar situações que viabilizem o exercício de investigação por padrões de excelência académicos e de inovação, no que diz respeito à concepção, gestão e modos de divulgação; 
  4. estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e a sua divulgação nacional e internacional em comunidades científicas/académicas com créditos reconhecidos nos domínios da educação/formação; 
  5. criar oportunidades de contactos com investigadores/as e investigações reconhecidas e que promovam a inovação.

Pretende desenvolver as seguintes competências:

  1. capacidade de compreensão sistemática na área de Ciências da Educação;
  2. competências, aptidões e métodos de investigação nesta área; 
  3. capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; 
  4. capacidade para realizar trabalhos de investigação original que contribuam para o alargamento de fronteiras do conhecimento nas Ciências da Educação/Ciências Sociais e Humanas.

É dentro destas preocupações e orientações que se projecta a estrutura curricular e a distribuição de ects de acordo com documentos europeus e legislação.

 

Plano de Estudos e Estrutura Curricular
Coordenação Cientifica: Prof.ª Doutora Carlinda Leite; Prof.ª Doutora Isabel Menezes; Prof.ª Doutora Helena C. Araújo; Prof. Doutor José Alberto Correia; Prof.ª Doutora Rosa Nunes

 

 

Semestre

Unidades Curriculares

ECTS

Tipo**

 

1º e 2º 

Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação

20

I

Seminário de Investigação com regime tutorial

20

II e III

Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea

20

II

3º e 4º

Seminário de Investigação em regime tutorial

35

III

Seminários temáticos

10

II

Seminário de escrita científica

10

II

Apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos

5

III

5º e  6º 

Seminário de investigação em regime tutorial

55

III

Apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos

5

III

** Tipo I: grupo até 25 elementos; tipo II: grupo até 15 elementos; tipo III: individual.

 

O curso de doutoramento estrutura-se em unidades curriculares, sobretudo alocadas no 1º e 2º semestres. Essa carga curricular é significativamente menor no 3º e 4º semestres, para maior concentração no desenvolvimento da pesquisa e elaboração da tese, sendo os 5º e 6º semestres inteiramente destinados a esse trabalho.

 

O 1º e 2º semestres concretiza-se nas unidades curriculares:

1. Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação, como disciplina teórico-prática, foca sobretudo o ‘estado da arte’ em domínios de investigação, e analisa obras/projectos de investigação, debatendo-os com sistematicidade nos passos metodológicos seguidos. Visa desenvolver competências de investigação científica e capacidades para colocar e operacionalizar questões relevantes em termos de investigação.

 

2. Seminário de Investigação, onde são os projectos de investigação que se articulam com os núcleos de investigação do CIIE (Estudos de políticas educativas e sociais; escola, currículo, formação de identidades; cidadania, género e infância no campo educativo; construção local da educação; educação intercultural e estudos freirianos expressões: espaços e tempos de criatividade; educação, história e museologia; etnografias do conhecimento profissional (ver em www.fpce.up.pt/ciie).

Este Seminário pretende contribuir para a formulação e desenvolvimento do Projecto de Tese, nas suas diferentes dimensões, no sentido de permitir conceber, projectar e realizar uma investigação científica relevante, original e significativa. O seu desenvolvimento compreende sessões de trabalho colectivo, com todo o grupo de doutorandos, e sessões tutoriais individuais.

 

3. Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea foca grandes temas e interrogações no campo educativo, na finalidade de os transformar em problemas de investigação com recurso a mais avançados e especializados saberes e de contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento.

No final do 2º semestre, há uma prova de qualificação em que o/a doutorando/a apresenta o projecto de tese, com discussão por um júri. São consagradas horas para a respectiva elaboração, no contexto do Seminário de Investigação

 

Nos 3º e 4º semestres, o curso compreende, para além do Seminário de Investigação em regime tutorial - com um número de ects mais elevado do que o do ano anterior -, seminários temáticos, um seminário de escrita e a apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos. Mais especificamente, este 2º ano estrutura-se com a finalidade de focalizar, com maior incidência, os projectos de investigação em desenvolvimento, e de permitir um maior contacto tutorial e mais oportunidades de sistematização do conhecimento e sua divulgação.


Concretizando:

1. O seminário de investigação deste 2º ano, no aprofundamento do que ocorre no ano anterior, desenvolve-se em regime tutorial, centrado no desenvolvimento da investigação, adequada e consistentemente articulada com o quadro teórico de referência e com os processos de construção metodológica.

2. Os seminários temáticos têm como finalidades, por um lado, aprofundar problemáticas que atravessam o projecto de pesquisa, e, por outro, ampliá-las e re-elaborá-las, apoiando-se a sua concretização em seminários desenvolvidos no quadro de redes de investigação com investigadores/as e professores/as convidados/as, nacionais e estrangeiros.

3. O seminário de escrita científica incide sobre formas de aprofundamento de escrita académica, apoiando o desenvolvimento de competências para a realização de comunicações, artigos para publicação em revistas com peritagem e outro tipo de publicações científicas.

4. Apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos pretende estimular estudantes de doutoramento a divulgar a investigação produzida, no que ela concretiza de inovador e de significativo, contribuindo, assim, para concretizar a forte expectativa do programa de doutoramento em Ciências da Educação.

 

No 5º e 6º semestre, trata-se, sobretudo, da elaboração e escrita da tese de doutoramento, para a realização da sua versão final, apoiada num seminário de investigação tutorial. Espera-se que, ao longo dos dois últimos anos, cada doutorando/a possa ter apresentado 3 comunicações em congressos nacionais e/ou internacionais e produzido pelo menos 1artigo em jornais com peritagem.

 

Destinatários/as

  • Licenciados/as e Mestres em Ciências da Educação
  • Outros/as licenciados/as e Mestres em Ciências Sociais e Humanas
  • Outras licenciaturas/mestrados
  • Outras situações

 

 

Outras informações (sujeitas a confirmação em cada período de abertura de concurso)

 

Acesso ao curso:

Acesso por concurso anual

 

Formalização da Candidatura:

  • Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico da FPCEUP
  • Certificado de Habilitações
  • Justificação da candidatura, a apresentar de acordo com a proposta incluída na página da FPCEUP
  • Curriculum Vitae detalhado de acordo com modelo a fornecer pelo Serviço Académico da FPCEUP

 

Calendário da Candidatura:
As candidaturas decorrem, habitualmente, durante o mês de maio

 

Propina anual/taxa escolar: ¤2750

 

Dias de Funcionamento: sexta e sábado

 

Horário*: 6ª feira: 17h30 - 20h30 
                sábado: 9h30 - 12h30, 14h30 - 17h30

 

CONSULTAR:

CANDIDATURAS 2012/2013


Informações

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 PORTO
Telef.: 351 22 607 97 00
Fax: 351 22 607 97 25

> Serviço de Pós-Graduação
Telef.: 351 220 428 920 
spg@fpce.up.pt
pdce@fpce.up.pt

> Serviço Académico
Telef.: 351 220 428 900
s_academico@fpce.up.pt

 

Programa Doutoral em Ciências da Educação
(3º Ciclo Bolonha)
2007-2010

> Lista de Orientadores/as de Doutoramento (3º Ciclo) e Áreas de Interesse para Orientações


Dados Gerais

Código Oficial: 5116
Diretor: Tiago Neves
Sigla: PDCE
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 6 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Ciências da Educação (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências da Educação (80 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-21 às 01:26:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias