Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MCED
Mapa das Instalações

Cursos

Mestrado em Ciências da Educação

O 2º ciclo em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem como objectivos:

  • Proporcionar, no âmbito da Universidade do Porto, uma oferta de formação pós-graduada e especializada em Ciências da Educação, que permita problematizar, numa perspectiva complexa e crítica, fenómenos de educação e de formação, bem como perspectivar modos de acção e de investigação.
  • Proporcionar conhecimentos e competências aprofundados sobre métodos e técnicas de intervenção que permitam desenvolver modelos e dispositivos adequados para a concepção, implementação, avaliação e execução de programas e projectos de formação, gestão e intervenção comunitária e sócio-cultural.
  • Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre métodos e técnicas de investigação que permitam desenvolver a investigação em educação.
  • Formar profissionais para o exercício autónomo da formação, da gestão, da direcção, da avaliação e da consultoria em educação.

Perfil de Competências de Mestre em Ciências da Educação

Este curso visa, com base no contacto orientado e reflexivo sobre a diversidade de contextos educativos formais e não formais e no desenvolvimento de processos de investigação/acção/intervenção, a formação de profissionais altamente qualificados/as, como Mestres em Ciências da Educação, cujo perfil compreende as seguintes competências:

a) análise crítica de dispositivos, contextos e projectos sócio-educativos de educação formal e de educação não formal e de actividades de natureza cultural e social;

b) concepção, gestão e avaliação de:

i) projectos curriculares, sócio-educativos e/ou comunitários;
ii) programas de orientação psico e sócio-pedagógica nos contextos escolar e familiar;
iii) processos de intervenção educativa e formativa em contextos de institucionalização;
iv) processos de formação de professores, de outros agentes educativos e de educação de adultos;

c) intervenção no quadro:
i) de situações e problemas educacionais e de formação identificados,
ii) do desenvolvimento institucional e comunitário, no sentido da promoção da qualidade de dispositivos de educação/formação;
iii) de consultoria ao desenvolvimento de iniciativas e políticas de educação/formação, nomeadamente no âmbito das cidades educadoras, da vida das escolas, da igualdade e diversidade, da protecção social, da produção e acesso à cultura, ...

d) investigação em educação, em casos específicos, por referência a contextos:
i) de educação formal e não-formal,
ii) de natureza social, cultural, económica, da saúde, da justiça e outras, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A partir destas competências, pode afirmar-se que se configura um perfil de gestor/a, avaliador/a, animador/a, consultor/a sócio-educativo e da formação.

PLANO DE ESTUDOS

O Plano de Estudos deste 2º Ciclo pretende constituir-se em articulação com o 1º ciclo, apresentado também no âmbito do Processo de Bolonha, constituído fundamentalmente por uma formação de base e por uma iniciação e integração à profissionalidade, com base num perfil profissional de Mediador/a Sócio-Educativo/a e da Formação, que habilita os seus licenciados para actuarem em instituições com fins educativos formais e não formais.
Para além das pessoas licenciadas em Ciências da Educação com o 1º ciclo (processo de Bolonha), este 2º ciclo em Ciências da Educação dirige-se a estudantes e profissionais de outras áreas que percepcionam como importante, para os seus percursos estudantis e profissionais, o conhecimento e a reflexão sobre modos de concretizar uma intervenção nos domínios da educação – em contextos de educação formal e de educação não formal, de protecção social, de reeducação ou outros -, da formação – de formadores, de gestão e animação da formação, do desenvolvimento pessoal, local e comunitário -, e em actividades de natureza cultural, social e económica, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A oferta de formação integra, quer a tradição das Ciências da Educação na FPCEUP, quer outras perspectivas nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, valoriza uma lógica integrada, de rigor e de inovação, na investigação e na intervenção nas realidades sócio-educativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.

Ao nível Curricular, este 2º ciclo organiza-se em torno de duas áreas estruturantes - Formação, Mediação e Gestão Educacional e Intervenção Comunitária, Consultoria e Mudança Social – e possui duas vias, uma profissionalizante e outra de investigação. Tendo em conta as vias de formação, as áreas estruturantes e as opções, podem ser diversos os percursos de formação.

As áreas anteriormente mencionadas podem ter diversos enfoques temáticos, como, por exemplo, Educação de Adultos, Educação e Artes, Educação e Culturas, Educação e Currículo, Educação e Género, Educação e Infância, Educação Intercultural, Formação de Profissionais da Formação, Formação de Professores e Formação para a Saúde.

O 2º Ciclo de formação em Ciências da Educação edição de 2010 – 2012 está organizado em 4 domínios de aprofundamento relacionados com as Áreas de investigação do centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE):

Domínio Educação e Exclusão
Área 1. Política, Políticas e Participação

Domínio Gestão e Mediação em Supervisão e Formação de Professores
Área 2. Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de Educação

Domínio Risco, Vulnerabilidade e Violência
Área 3. Cidadanias, Diversidades e Conhecimento Histórico

Domínio Desenvolvimento Local e Formação de Adultos
Área 4. Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Local em Educação

Para uma informação mais abrangente sugerimos a consulta do Plano de Estudos 2010

Para todas as edições do curso são organizados 4 domínios, cuja informação será divulgada oportunamente.

CONSULTAR:
Decreto-Lei nº 74/2006
Regulamento dos Segundos Ciclos de Estudo da Universidade do Porto
Regulamento e Plano de Estudos do 2º Ciclo em Ciências da Educação
Normas para a elaboração da Dissertação/Relatório
Regulamento de Estágios
Regulamento das Propinas


Informações

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 PORTO
Telef.: 351 22 607 97 00
Fax: 351 22 607 97 25

> Serviço de Pós-Graduações
Telef.: 351 22 607 97 00
gpg@fpce.up.pt

> Secretaria
Telef.: 351 22 606 58 87 - 351 22 607 97 00
s_academico@fpce.up.pt


Dados Gerais

Código Oficial: 6031
Diretor: Alexandra Sá Costa
Sigla: MCED
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciências da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 18:13:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias