Código Oficial: | 6253 |
Sigla: | MTP |
Edição | Concursos por Regime | Regime | Vagas | Prazos |
---|---|---|---|---|
Entrada em 2º ciclos de estudo | Entrada em 2º ciclos de estudo | 30 | 2015-05-18 a 2015-05-29 |
1. Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas de educação e formação de adultos na UE e em Portugal para a intervenção do psicólogo do trabalho, nomeadamente enquanto promotor de desenvolvimento humano e de intervenção nas condições de trabalho;
2. Conhecimento e compreensão de diferentes formas de articular a análise do trabalho com a formação profissional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.
3. Capacidade de produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise.
4. Capacidade de auto-crítica e de compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores (clientes, parceiros, alvos da intervenção).
1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA
Este curso visa proporcionar aos estudantes conhecimentos sólidos e cientificamente informados sobre as perturbações do neurodesenvolvimento, em particular sobre a dislexia e a discalculia. Especificamente, aspectos ligados à descrição, desenvolvimento, intervenção e avaliação das competências de leitura e cálculo são abordados. É também objectivo melhorar as competências de reflexão crítica e comunicação dos estudantes no campo específico das perturbações do desenvolvimento.
Esta UC pretende contribuir para a formação científica de técnicos na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para:
A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender e integrar numa abordagem a uma situação concreta conceitos fundamentais para a intervenção em Psicologia do Trabalho. 2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real. 3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.
1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância. 2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …). 3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual. 4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos. 5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.
A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a delinquência juvenil e os comportamentos anti-sociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.
O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:
1- Como fazer uma pesquisa da literatura
2- Como fazer uma análise crítica da literatura
3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos
4- Como formular uma questão de investigação
Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.
Pretende-se que os estudantes:
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre saúde, idade e emprego, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nos momentos de exposição teórica e nos exercícios teórico-práticos, bem como nos momentos formais de avaliação;
- Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas e subsistemas de emprego para a intervenção do psicólogo do trabalho, enquanto promotor de desenvolvimento local e regional, nomeadamente em matéria de envelhecimento no e pelo trabalho;
– Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações;
- Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
- Salvaguardar a capacidade de auto-crítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores no âmbito das metodologias de investigação qualitativas e quantitativas. No imediato, estes instrumentos deverão facilitar a planificação e a realização efetiva dos projetos dos estudantes no quadro da realização das suas teses e/ou dos relatórios de estágio.
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características.
2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental.
3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.
4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia.
5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.
- Aprofundar conhecimentos sobre as áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Sistema de Justiça.
- Conhecer o Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.
- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça.
- Aprofundar conhecimentos sobre a avaliação psicológica forense.
- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências básicas de intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., ao nível da avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, reeducação, combate à exclusão social).
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados. Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.
O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.
O Seminário II tem como objectivos compreender:
1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas
2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver
3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.
Compreensão das determinantes sociais do desvio;
Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes
- ter uma visão geral do processo sócio-histórico de desenvolvimento da individualidade e do controle social na modernidade;
- identificar os principais dispositivos de controle e o trabalho que exercem sobre o indivíduo;
- reconhecer os sinais de crise actual na eficácia das estratégias de controle social;
- ter desenvolvido capacidade de leitura do campo institucional enquanto resultado da articulação de estratégias de poder e formas de saber.
O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.
O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:
1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação
2- Como considerar as implicações éticas da investigação
3- Como avaliar o trabalho realizado
4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam
O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.
O Seminário de Orientação tem como objectivo fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projecto individual de investigação, especialmente:
1- Orientar a utilização de métodos de recolha de dados num domínio específico da Psicologia
2- Orientar a utilização de métodos de análise de dados num domínio específico da Psicologia