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Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Sigla: MTP

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Entrada em 2º ciclos de estudo Entrada em 2º ciclos de estudo 30 2015-05-18 a 2015-05-29

Unidades Curriculares

Abordagens Multidisciplinares na Proteção e Direitos das Crianças

MTP09 - ECTS São objetivos desta UC:
1. Fornecer aos alunos um quadro de referencia multidisciplinar que integre as diferentes disciplinas que intervêm na proteção e promoção dos direitos da criança;
2. Abordar os contributos da investigação e produção teórica de diferentes disciplinas  - História, Sociologia, Direito, Psicologia, Educação, Saúde, Intervenção Social, Política -  no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos da criança;
3. Analisar de um ponto de vista interdisciplinar as relações entre as diferentes disciplinas envolvidas na proteção e direitos da criança; 
4. Refletir sobre o papel social das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e na promoção dos seus direitos.

Análise do Trabalho e Formação Profissional

P818 - ECTS

1. Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas de educação e formação de adultos na UE e em Portugal para a intervenção do psicólogo do trabalho, nomeadamente enquanto promotor de desenvolvimento humano e de intervenção nas condições de trabalho;

2. Conhecimento e compreensão de diferentes formas de articular a análise do trabalho com a formação profissional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.

3. Capacidade de produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise.

4. Capacidade de auto-crítica e de compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores (clientes, parceiros, alvos da intervenção).

As Crianças Maltratadas: Investigação e Intervenção

MTP13 - ECTS

Avaliação Neuropsicológica

P720 - ECTS No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Compreender e aplicar os princípios da avaliação neuropsicológica, bem como os modelos que sustentam essa mesma avaliação.

- Conhecer aprofundadamente défices neuropsicológicos seleccionados, integrando os aspectos cognitivos com os neurofuncionais.


- Descrever os indicadores de precisão e de taxa de erro inerentes à avaliação neuropsicológica.

- Demonstrar perícias compatíveis com a execução de uma história neuropsicológica e com a administração de baterias de testes neuropsicológicos.

- Planificar uma bateria de avaliação neuropsicológica em função dos défices presumidos e elaborar um relatório interpretativo do desempenho de sujeitos nessas baterias.

- Dar indicações sobre a aplicação prática (em termos clínicos e de reabilitação) dos resultados da avaliação neuropsicológica.

Dificuldades de Aprendizagem

P830 - ECTS

1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA

Dislexia e Discalculia

P829 - ECTS

Este curso visa proporcionar aos estudantes conhecimentos sólidos e cientificamente informados sobre as perturbações do neurodesenvolvimento, em particular sobre a dislexia e a discalculia. Especificamente, aspectos ligados à descrição, desenvolvimento, intervenção e avaliação das competências de leitura e cálculo são abordados. É também objectivo melhorar as competências de reflexão crítica e comunicação dos estudantes no campo específico das perturbações do desenvolvimento.  

Família e Desenvolvimento

MTP10 - ECTS

Esta UC pretende contribuir para a formação científica de técnicos na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para:

 

  1. O papel do contexto social e histórico na determinação das vivências das famílias
  2. O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
  3. A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
  4. A parentalidade positiva
  5. Os níveis de intervenção na parentalidade

Intervenção Psicológica e Transformação do Trabalho

P711 - ECTS

A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender e integrar numa abordagem a uma situação concreta conceitos fundamentais para a intervenção em Psicologia do Trabalho. 2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real. 3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.

Intervenção Social e Redução de Riscos

P813 - ECTS

1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância. 2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …). 3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual. 4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos. 5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

MTP01 - ECTS

A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.

 

 

Questões Aprofundadas de Psicologia do Comportamento Desviante

P707 - ECTS

-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a delinquência juvenil e os comportamentos anti-sociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.

Seminário I

MTP02 - ECTS

O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.

O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:

1- Como fazer uma pesquisa da literatura

2- Como fazer uma análise crítica da literatura

3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos

4- Como formular uma questão de investigação

 

 

 

 

Acolhimento e Adoção

MTP12 - ECTS

Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.

Pretende-se que os estudantes:

  1. Conheçam o quadro legal que regula o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, com particular incidência nas medidas de colocação extrafamiliar (acolhimento familiar e residencial) e na adoção;
  1. Compreendam o impacto de fatores culturais e históricos no sistema de proteção e reconheçam os princípios éticos e deontológicos que devem nortear a intervenção nesta área;
  1. Conheçam os principais modelos teóricos e os resultados da investigação recente, nacional e internacional, na área do acolhimento residencial e da adoção;
  1. Identifiquem indicadores de qualidade do acolhimento residencial;
  1. Tenham contactado com estratégias positivas cientificamente validadas de intervenção em contexto de acolhimento de crianças e jovens em perigo;
  1. Sejam capazes de intervir nos diferentes momentos do processo de adoção, junto dos pais, desde a avaliação de capacidades e preparação à parentalidade adotiva, até ao acompanhamento e intervenção especializada em pré-adoção e pós-adoção;
  1. Conheçam as especificidades do processo desenvolvimento e da história de vida típica de crianças que chegam à adoção, identifiquem as necessidades e características próprias destas crianças e dominem estratégias de intervenção ao longo de todo o processo de adoção, desde a preparação para a filiação adotiva até ao acompanhamento na integração e pertença à família e em resposta a necessidades específicas que vão emergindo ao longo do desenvolvimento nos diferentes contextos de vida da pessoa adotada.

 



Idade e Saúde nos Sistemas de Emprego

P753 - ECTS

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre saúde, idade e emprego, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nos momentos de exposição teórica e nos exercícios teórico-práticos, bem como nos momentos formais de avaliação;
- Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas e subsistemas de emprego para a intervenção do psicólogo do trabalho, enquanto promotor de desenvolvimento local e regional, nomeadamente em matéria de envelhecimento no e pelo trabalho;
– Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações;
- Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
- Salvaguardar a capacidade de auto-crítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.

Intervenção Responsiva com Pais e Crianças

MTP14 - ECTS
  • Compreender características da intervenção desenvolvimental com base num modelo parental
  • Compreender o conceito de responsividade
  • Compreender os fundamentos e princípios do modelo do Ensino Responsivo na promoção de competências cognitivas, socio-emocionais e de comunicação em crianças com risco desenvolvimental.
  • Conhecer estratégias de Ensino Responsivo e seu papel na promoção da responsividade
  • Ser capaz de identificar estratégias de ensino responsivo através da observação de interacções entre cuidador e criança.

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II

MTP03 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

 

Métodos de Investigação em Psicologia nas Organizações, Social e do Trabalho

P846 - ECTS

Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores no âmbito das metodologias de investigação qualitativas e quantitativas. No imediato, estes instrumentos deverão facilitar a planificação e a realização efetiva dos projetos dos estudantes no quadro da realização das suas teses e/ou dos relatórios de estágio.

Neuropsicologia

P743 - ECTS

1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características.

2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental.

3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.

4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia.

5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.

Psicologia e Sistema de Justiça

P723 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos sobre as áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.

- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Sistema de Justiça.

- Conhecer o Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.

- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça.

- Aprofundar conhecimentos sobre a avaliação psicológica forense.

- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências básicas de intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., ao nível da avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, reeducação, combate à exclusão social).

Questões Especificas de Investigação na Promoção e Proteção de Direitos das Crianças

MTP11 - ECTS

Reabilitação Neuropsicológica

P811 - ECTS

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados. Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.

Seminário II

MTP04 - ECTS

O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.

 O Seminário II tem como objectivos compreender:

1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas

2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver

3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.

 

 

Sistema Social e Comportamento Desviante

P708 - ECTS

 Compreensão das determinantes sociais do desvio;
 Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
 Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes


Teorias do Controlo Social

P722 - ECTS

- ter uma visão geral do processo sócio-histórico de desenvolvimento da individualidade e do controle social na modernidade;
- identificar os principais dispositivos de controle e o trabalho que exercem sobre o indivíduo;
- reconhecer os sinais de crise actual na eficácia das estratégias de controle social;
- ter desenvolvido capacidade de leitura do campo institucional enquanto resultado da articulação de estratégias de poder e formas de saber.



Dissertação

MTP07 - ECTS

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia III

MTP08 - ECTS - Dar continuidade à formação aprofundada em questões metodológicas e de análise de dados no domínio da investigação em Psicologia adquirida nas unidades curriculares Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I e II.
- Apoiar o desenvolvimento dos projetos de investigação dos/as estudantes orientando a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas UCs anteriores.
- Treinar competências de análise de dados - Aprofundar competências de interpretação, discussão e análise crítica dos resultados.
- Treinar competências de apresentação (oral e escrita) de resultados, nomeadamente segundo as normas propostas pela APA.
- Promover contextos de trabalho em equipa/discussão entre pares e de consulta de bibliografia de referência com vista ao desenvolvimento de competências para a resolução de problemas na investigação em Psicologia.

Seminário de Investigação

MTP05 - ECTS

O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.

 O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:

1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação

2- Como considerar as implicações éticas da investigação

3- Como avaliar o trabalho realizado

4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam

Seminário de Orientação

MTP06 - ECTS

O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.

 

O Seminário de Orientação tem como objectivo  fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projecto individual de investigação, especialmente:

1- Orientar a utilização de métodos de recolha de dados num domínio específico da Psicologia

2- Orientar a utilização de métodos de análise de dados num domínio específico da Psicologia

 

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