Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > PDCE > Informação para Candidatos

Cursos

Programa Doutoral em Ciências da Educação

Dados Gerais

Código Oficial: 5116
Sigla: PDCE

Diplomas

  • Doutoramento em Ciências da Educação (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação

PDCE01 - ECTS

A organização da unidade curricular de Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (EDTI) visa propiciar conhecimentos aprofundados e capacidade de análise crítica sobre metodologias de investigação em educação, atendendo particularmente ao processo através do qual foram tomadas decisões relativas às metodologias de investigação.


Mais especificamente, a unidade curricular visa os seguintes objectivos de aprendizagem:
. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias de investigação em educação;
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais; e
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.

Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea

PDCE03 - ECTS Justificação

A pesquisa em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a agência e os próprios atores são conceptualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências da educação e em ciências sociais, cartografando os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Trata-se, portanto, de convocar esses quadros teóricos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições educativas e das categorias educacionais (docente/formadora; alun@/estudante; aula/www; etc.). Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos centrados, os próprios conceitos educacionais são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus significados é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno. É neste enquadramento sociológico e epistemológico que, nesta UC, as políticas educativas, as questões de cidadania e participação, as problemáticas das identidades pessoais e profissionais, a natureza do conhecimento e a sua tradução curricular e a educação de jovens e adultos são tratados.
Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates mais contemporâneos - que estabeleceram e estabelecem a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no contemporâneo panorama epistemológico das ciências sociais e da educação.


Objetivos

 Abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências da educação e em ciências sociais.
- Cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação.
- Perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.
-  Aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes nos debates mais contemporâneos que estabeleceram e estabelecem a educação como campo de investigação.
- Contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no contemporâneo panorama epistemológico das ciências sociais e da educação.


Seminário de Investigação I

PDCE02 - ECTS

Objectivos da unidade curricular: . produzir conhecimentos interdisciplinares originais adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação; . contactar investigadores/as e investigações reconhecidas do ponto de vista conceptual e metodológico; - conceber um projecto de investigação que amplie o conhecimento existente no dominio das Ciências da Educação.

Apresentação de Trabalhos de Pesquisa em Congressos

PDCE07 - ECTS

Seminário de Escrita Científica

PDCE06 - ECTS

Com esta unidade curricular visa-se:
- Desenvolver nos estudantes competências de escrita académica e científica, nomeadamente através da clarificação, conhecimento e reconhecimento de diferentes tipologias e regras, bem como da realização de diversos exercícios práticos, mobilizando diferentes propostas de trabalho;
- Promover o conhecimento e competências no domínio dos Procedimentos Éticos da Investigação Científica em Ciências sociais e Humanas;
- Incentivar a identificação e a produção de materiais escritos, de qualidade científica, com distintas características;

Seminário de Investigação II

PDCE04 - ECTS

Seminário Temático

PDCE05 - ECTS

Apresentação de Trabalhos em Congressos

PDEC09 - ECTS

Seminário de Investigação III: Elaboração de Tese de Doutoramento

PDCE08 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-05-27 às 09:20:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais