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Cursos

Mestrado em Ciências da Educação

Dados Gerais

Código Oficial: 6031
Sigla: MCED

Diplomas

  • Mestrado em Ciências da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Crítica das Teorias em Educação

MED101 - ECTS

 

Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise de Políticas Educativas

DE209 - ECTS A unidade curricular Análise de Políticas Educativas (APE) visa munir os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos e dos processos políticos em educação, identificando aí a ação dos diferentes agentes do processo político em educação e respetivas consequências. Assim, a APE pretende alargar a
análise dos discursos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a reflexividade individual, social e profissional e,
nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.

Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
-Analisar as políticas educativas no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento.

Associativismo e Desenvolvimento

DE223 - ECTS

Conhecimento, problematização e análise crítica de diferentes discursos, políticas e práticas em torno do associativismo e da sua importância e relação com processos de mudança social, de desenvolvimento e de desenvolvimento local e comunitário.

Conhecimento de diferentes tipologias de associações (locais, nacionais e transnacionais) e sua análise a partir de diferentes dimensões, características, lógicas de ação e papeis desempenhados em diferentes países.

Problematização de modos de funcionamento e de atuação de diferentes associações, tendo em conta estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária que desenvolvem, a inserção nas comunidades locais, os contributos para processos de desenvolvimento local e comunitário e as dimensões étcas subjacentes;

Problematização da sustentabilidade e da autonomia das associações 

Problematização das associações enquanto espaços educativos.

 




 

Avaliação e Liderança

DE224 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se a participação dos estudantes no debate em torno da relação entre Avaliação e Liderança de forma a discutir-se e a construir-se um pensamento crítico e reflexivo que argumente em prol de uma Escola mais justa e democrática. Assume-se ainda a estruturação da realidade socioeducativa em torno de três eixos teóricos - Avaliação, Supervisão e Lideranças - que se articulam numa intencionalidade  de problematização educacional. 

É de acordo com estes pressupostos que se definem os seguintes objetivos:

  • Abordar os principais conceitos e sentidos sobre a relação entre Avaliação e Liderança na Política da Educação Contemporânea;
  • Fomentar o Estudo das Lideranças;
  • Compreender as problemáticas da Administração e Gestão Educacional e Escolar ;
  • Organizar leituras interpelativas de diferentes perspetivas e paradigmas teóricos relacionados com as temáticas em causa

Avaliação e Supervisão

DE123 - ECTS

A Unidade curricular estrutura-se em torno dos eixos teóricos avaliação e supervisão educacional que se articulam numa intencionalidade abrangente de problematização, e de reflexão, da, e sobre, a realidade socioeducativa. Pretende-se, de modo particular, capacitar os estudantes para a investigação e a intervenção nestes domínios, em contextos escolares, e em outros contextos e projetos socioeducacionais que se articulem com a Escola. Neste sentido, o trabalho em rede e em parceria, enquanto estratégias mobilizadores de sinergias entre diferentes atores e entidades educativos/as, serão também objeto de reflexão teórica e constituirão base metodológica para se pensarem os processo de intervenção/investigação.
Constituem objetivos dest UC:

Aprofundar conhecimento nos dominios da avaliação e supervisão educacional;

Problematizar teorias, práticas e processos de avaliação e supervisão educacionais

Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de projetos de investigação/intervenção nos campos da avaliação e da supervisão educacionais

Integrar equipas multidisciplinares, numa lógica de parceria e de trabalho em rede, para a realização de atividades relacionadas com estas duas áreas de intervenção educacional

Conceber e desenvolver projetos de investigação e de intervenção nas áreas da avaliação e supervisão em agrupamentos escolares, e em outros contextos e/ou projetos socioeducacionais que se articulam com a Escola.

Avaliar programas, projectos e ações socioeducacionais

Cultura e Intervenção Educativa

DE124 - ECTS

Aprofundar um conceito de cultura integrador enquanto prática social, ideal e herança

Reconhecer a cultura que se traduz em práticas educativas e patrimoniais

Refletir sobre as diversas formas e lugares de cultura tendo em conta fases e contextos de  vida

Compreender a intervenção educativa como o desenvolvimento de pessoas autónomas integradas em comunidades

Problematizar o lugar e estatuto dos públicos

Refletir sobre a intervenção educativa como uma actividade integradora de diversas manifestações culturais que emergem nas comunidades.

Herança Cultural e Inclusão Social

DE225 - ECTS

 Herança Cultural e Inclusão
- Articular a reflexão sobre a intervenção educativa em torno da cultura e da inclusão.
- Interpretar a Herança Cultural como um processo de preservação, resignificação e  enquadramento de futuros possíveis
- Incentivar à recolha, salvaguarda e investimento de diferentes tipos de património na produção da vida das comunidades:  património educativo, património material e imaterial.
-Reconhecer na herança cultural  dimensões que podem ser utilizadas como reprodutoras de desigualdades ou perspetivadas como produtoras de resistências e inclusão.
-Conhecer diferentes metodologias que contribuam para dotar os educadores/as de conhecimentos e competências capazes de contribuir para uma maior democracia, participação cultural e justiça social.


Metodologias de Investigação em Educação

MED200 - ECTS

Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:


- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação.

Oficina de Escrita e Comunicação Científica

OP124 - ECTS

Esta unidade curricular visa fortalecer os estudantes do 1º ano do MCED que por ela optam nas suas capacidades de comunicação científica, escrita ou oral.

Políticas de Inclusão e Intervenção Comunitária

OP120 - ECTS

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Com a unidade curricular Políticas para a Inclusão e Intervenção Comunitária pretende-se desenvolver nos estudantes competências para apreensão e interpretação da Política Social e das Políticas Sociais nos vários campos de análise e intervenção em que se desdobram. O lugar da exclusão/inclusão no campo das políticas sociais será outra dimensão em análise no curso, quer reflectindo sobre os problemas correlatos, quer sobre as práticas de intervenção sócio-política que lhes são dirigidas. A realidade portuguesa e contexto supranacional serão abordados, reportando e analisando a emergência, desenvolvimento e situação na atualidade das políticas e intervenção comunitária para a inclusão.

Desagregando os objectivos principais da unidade curricular:

i) Discutir as concepções de Política Social e de Inclusão/Exclusão Social.

ii) Identificar e analisar políticas dirigidas para a Inclusão Social

iii) Refletir sobre o papel e influência das agências supranacionais, princípios referenciados e propostas

iv) Analisar a realidade portuguesa, trajectória e situação actual no campo das políticas sociais para a inclusão social

v) Definir e debater o lugar da intervenção comunitária no âmbito das políticas sociais

Psicologia Política e Educação Política

OP123 - ECTS O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos na área da psicologia política e da educação política, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia e de desenho de projetos de intervenção educacional.

Cidadanias e Diversidade

MED201 - ECTS

Esta UC procura trazer para a formação de estudantes questões postas pelo confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. A sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais, é focada de forma central. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes desta UC.

Objectivos da formação 
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão

Desconstrução da Cultura Patriarcal para a Prevenção da Violência de Género

OP213 - ECTS

- Aprofundar conceitos em torno da cultura e violência de género e doméstica, a partir de diferentes perspectivas teóricas;


- Analisar criticamente contextos culturais e educativos e mecanismos de poder na construção social de uma cultura de tolerância à violência de género;

- Reflectir sobre a articulação entre as dinâmicas do poder, os movimentos sociais e a mudança na construção sócio-histórica em torno da violência de género, da violência familiar e da violência contra idosos e contra as crianças;


- Identificar e analisar perspectivas, modelos e políticas sociais na intervenção para a mudança cultural e educativa no que respeita à violência de género;

- Conceber a intervenção educativa em projectos sócio-culturais na mudança cultural no campo da violência de género numa perspectiva multidisciplinar.

Educação, Cooperação e Desenvolvimento

OP211 - ECTS

A UC Educação, Cooperação e Desenvolvimento, no domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social, ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem uma intervenção na perspectiva da Educação para o Desenvolvimento, que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação. 
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento. 
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional. 
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.

Ética e Trabalho em Educação

MED202 - ECTS
  1. Apropriar-se de um conjunto de conceitos estruturantes que permitam distinguir um empreendimento moral de um empreendimento ético.

  2. Confrontar os seus conhecimentos pessoais com os discursos e os conceitos culturalmente validados referentes à área de saber que a Ética constitui.

 

Metodologias de Intervenção em Educação

MED102 - ECTS

Esta disciplina visa: - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de intervenção em educação, - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de diversos métodos de intervenção,

Políticas e Práticas de Intervenção e de Animação Sociocultural

OP222 - ECTS Conhecimento e problematização de perspetivas em torno do desenvolvimento local, desenvolvimento comunitário e mudança social;
Conhecimento e problematização de conceitos, políticas e práticas de intervenção e de ASC em diferentes países;
Aquisição de competências teóricas e metodológicas pertinentes no âmbito da conceção, gestão e avaliação de projetos de animação;
Problematização dos desafios que se colocam à construção de uma profissionalidade no campo da intervenção comunitária e da ASC assente em lógicas participativas, endógenas e contextualizadas, que permitam um exercício profissional eticamente informado

Questões Aprofundadas de Avaliação, Supervisão e Lideranças

DE327 - ECTS

O domínio de Avaliação, Supervisão e Lideranças (ASL) tem por referência os desafios internacionais e nacionais que se orientam por um paradigma de compreensão e promoção do desenvolvimento das sociedades democráticas e da garantia dos princípios da equidade e da justiça social em Educação. Adota uma perspetiva macro analítica que articula os níveis meso e micro de investigação e de intervenção em educação. Trata-se de formar profissionais qualificados para a intervirem em contextos socioeducacionais e realizarem processos de investigação que contribuam para a melhoria da qualidade desses mesmos contextos Assim, nesta unidade curricular privilegia-se o diálogo entre investigação, intervenção e paradigmas e teorias nucleares sustentadas em olhares pluridisciplinares de nível local, nacional e internacional. No quadro destes pressupostos constituem objetivos desta UC:

-Abordar os principais sentidos resultantes da reflexão nos diferentes campos disciplinares da área da Avaliação, Supervisão e Lideranças em diferentes contextos.

-Propiciar a criação de momentos de cooperação, de partilha de saberes, de reflexão e de debate que favoreçam:

A apropriação de conhecimento significativo nos campos da Avaliação, Supervisão e Lideranças

A produção de leituras críticas e interpelativas das diferentes perspetivas e modelos teóricos relacionados com as problemáticas em estudo.

 A elaboração de uma dissertação de mestrado, de um projeto ou de um relatório sobre o estágio a desenvolver

Questões Aprofundadas de Cultura, Inclusão e Intervenção Educativa

DE328 - ECTS

Com a disciplina de Questões Aprofundadas em Cultura Intervenção e Inclusão Educativa pretende-se:

- reconhecer as diferentes formas de cultura das comunidades como fundamentais  a uma intervenção educativa inclusiva

- mobilizar diferentes contributos teóricos oriundos da história, da sociologia, dos estudos culturais e feministas para pensar intervenções inclusivas em educação

- aprofundar e relacionar o conhecimento  histórico de temáticas educativas, perspectivando-as como parte da herança cultural de uma comunidade

- desenvolver competências na realização de estudos culturais no campo educativo

- incentivar à investigação e conservação da herança cultural e educativa

- analisar as instituições culturais como campos de intervenção educativa

- problematizar a intervenção cultural de um ponto de vista ético

Questões Aprofundadas em Educação, Comunidades e Mudança Social

DE300 - ECTS Aprofundamento e problematização dos conceitos de educação/formação, comunidade, desenvolvimento e mudança social e de conceções de democracia, direitos humanos, cidadania e participação, tendo em vista a construção, pelos estudantes, de quadros de análise críticos e contextualizados do ponto de vista teórico, metodológico e ético, tidos como, essenciais para equacionar processos participativos de investigação e de intervenção e para a  conceção e elaboração de projetos de investigação/estágio, no âmbito do domínio “educação, comunidade(s) e mudança social”

Dissertação

MED304 - ECTS

A UC visa a produção por cada estudante da sua dissertação de Mestrado e a sua defesa, de acordo com o nível 7 do quadro de qualificações europeu. Visa ainda:


- a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da investigação revelando capacidade de reflexão crítica e de abertura à diversidade dos saberes

- o desenvolvimento de  novos conhecimentos e procedimentos nos domínios, populações e contextos em estudo


 - a mestria de competências de condução e discussão de investigação nas suas diferentes fases

Estágio

MED303 - ECTS

 

 O estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação tem como objectivo, favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional. através do contacto com os contextos de exercício da profissão.

 

Mediação Social e Educativa

MED302 - ECTS

A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.

Metodologia de Avaliação de Projectos

MED301 - ECTS

A UC de Metodologia de Avaliação de Projetos (MAP) orienta-se pelos objetivos:

1. Aprofundar conhecimentos sobre modelos teórico-metodológicos de AP

a) debater especificidades de diversos modelos de avaliação;

b) conhecer e problematizar critérios de cientificidade da avaliação;

2. Desenvolver um pensamento crítico sobre MAP;

a) refletir sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes

b) caraterizar papéis atribuídos a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos;

 

Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório)

MED401 - ECTS A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objectivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.


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