Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Oferta Formação > PDSH > Informação para Candidatos

Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Dados Gerais

Código Oficial: 5936
Sigla: PDSH

Diplomas

  • Doutoramento em Sexualidade Humana (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Sexualidade Humana (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenvolvimento, Conjugalidades e Bem-estar Sexual

PDSH06 - ECTS
É esperado que o estudante seja capaz de: 1) discutir diferentes questões relativas ao processo dialetico do desenvolvimento do casal como um todo ; 2) contextualizar as diferentes trasições (gravidez, parentalidade, ...)da vida do casal e a sua relação com a intimidade ;3) perceber a dinâmica intimidade/sexualidade; 4) perspetivar a sexualidade nas suas dimensões biológica, social e contextual no ciclo de vida conjugal; 5) conhecer técnicas e estratégias de intervenção; 6) perceber as dificuldades de investigação neste domínio; 7) elaborar um pequeno projeto de investigação, tendo em conta as questões éticas e as especificidades metodológica inerentes à investigação diádica.

Género e Sexualidades

PDSH05 - ECTS

A UC “Género e Sexualidades” tem como objetivo proporcionar uma formação aprofundada no domínio da investigação em Género, Feminismos e Sexualidades, de modo a que os/as estudantes sejam capazes de:

  • Situar as questões de género numa análise histórica dos feminismos e em epistemologias feministas plurais;
  • Compreender as dinâmicas culturais e ideológicas de produção dos sexos e das sexualidades;
  • Adquirir conhecimentos sobre a intersecção de diferentes categorias sociais de pertença e as experiências individuais e relacionais recorrentemente associadas ao sexo de pertença e às sexualidades;
  • Compreender a relevância do ciclo de vida e, em especial, do envelhecimento na abordagem das sexualidades (não-)normativas;
  • Investigar e intervir profissionalmente junto de populações diversas e diversificadas em função das interseções sociais, dos trajetos de vida e dos processos de privilégio e de exclusão social com base no género, nas sexualidades e suas interseções com outras pertenças sociais.

História e Antropossociologia da Sexualidade

PDSH02 - ECTS

A UC “História e Antropossociologia da Sexualidade” visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionados com a história da sexualidade e da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade, bem como relacionadas com aspetos antropológicos e sociológicos da sexualidade. Os estudantes deverão ser capazes de:

- Conhecer os aspetos históricos e culturais associados à sexualidade

- Adquirir conhecimentos relacionados com a história da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade

- Conhecer as perspetivas antropológicas sobre a sexualidade

- Adquirir conhecimentos sobre os aspetos sociológicos da sexualidade

Medicina Sexual

PDSH04 - ECTS

Esta unidade pretende aumentar o seu conhecimento sobre Medicina Sexual, mas também permitir a possibilidade de uma mudança na sua prática clínica com a aquisição de novas aptidões para prestar serviços aos pacientes e ter mais competências para avaliar e ajudar homens e mulheres com preocupações sexuais comuns. De acordo com o resultado da aprendizagem pretendida, o prestador de cuidados deve ser capaz de orientar o paciente (masculino e feminino) com preocupações em relação ao seu desenvolvimento sexual (físico e psicológico), diagnosticar, avaliar e tratar ou encaminhar pacientes com problemas físicos e psicológicos no desenvolvimento sexual, preocupações em relação à morfologia genital, motivação sexual, ou seja, desejo baixo ou ausente, incluindo transtorno de desejo sexual hipoativo, distúrbios de excitação, disfunção erétil, distúrbios ejaculatórios e preocupações com o orgasmo.

Métodos de Investigação I

PDSH01 - ECTS

A unidade curricular “Métodos de Investigação-I” é composta por dois módulos centrais com os seguintes objectivos principais: 1) introdução às metodologias de investigação em sexualidade humana 2) seminário de investigação sobre os principais temas de investigação nas áreas do Programa Doutoral em Sexualidade Humana.

 

Modelos Psicológicos da Resposta Sexual

PDSH03 - ECTS

A UC  “Modelos Psicológicos da resposta sexual” visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionados com os processos neuro-psicofisiológicos da resposta sexual,  bem como os principais modelos teóricos de cariz psicológico da resposta e funcionamento sexual em homens e mulheres. 

- Processos neuro-fisiológicos associados à resposta sexual

- Modelos clássicos da resposta e funcionamento sexual (e.g., modelos de Masters & Johnson e Helen Kaplan)

- Perspetivas críticas sobre os modelos clássicos de resposta sexual (e.g., perspetiva crítica de Leonore Tiefer)

- “novos” modelos de resposta sexual (e.g., Modelo circular de Basson, Modelo de controlo dual de Bancroft & Janssen).

 - Modelos psicológicos do funcionamento e disfuncionamento sexual (e.g., Modelo Cognitivo-afectivo de Barlow, Modelo Cognitivo-emocional de Nobre)

Saúde Sexual e Reprodutiva

PDSH07 - ECTS

Conhecer as bases biológicas e clínicas bem como as dinâmicas populacionais dos grandes problemas da Saúde Sexual e Reprodutiva.

Aspetos fisiopatológicos da reprodução de desenvolvimento sexual, contraceção e grandes quadros da saúde e da patologia sexual e reprodutiva incluindo infecções de transmissão sexual e fertilidade.

Educação Sexual em Contexto Escolar e Comunitário

PDSH12 - ECTS

Esta unidade curricular visa promover conhecimentos e competências no domínio da educação sexual em contexto escolar e comunitário.

Identidades de Género e Transexualidades

PDSH10 - ECTS

No final desta unidade curricular (UC) “Identidades de Género e Transexualidades ” os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Entender, de forma teoricamente sustentada, a complexidade da abordagem das identidades de género na sua pluralidade, bem como a sua relação com outras dimensões das identidades sexuais;
  • Desenvolver uma consciência crítica sobre as implicações subjetivas, relacionais, familiares e socioculturais da tradição biomédica na abordagem das transexualidades;
  • Integrar no quadro dos conhecimentos adquiridos noutras UC (e em especial na UC Género e Sexualidades) uma reflexão crítica sobre formas, processos e resultados de investigação relacionados com trajetos de vida Trans(género/sexuais);
  • Desenvolver competências para a implementação de lógicas Trans-Afirmativas de investigação e/ ou de atuação profissional com pessoas não conformes ao género / trans(género/sexuais);
  • Compreender a relevância das múltiplas formas de vivenciar e/ou expressar identidades de género no quadro da consideração ampla das sexualidades.    

Métodos de Investigação II

PDSH08 - ECTS

Esta UC visa proporcionar uma formação aprofundada em questões metodológicas no domínio da investigação de modo a que os estudantes sejam capazes de planear um projeto, recorrendo a metodologias qualitativas e quantitativas e respeitando os padrões de qualidade. A UC é constituída por dois módulos: 1) Metodologias qualitativas e 2) Metodologias quantitativas com os seguintes objectivos:

 

Problemas Sexuais: Avaliação e Tratamento

PDSH09 - ECTS

A UC  “Problemas Sexuais. Avaliação e tratamento” visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionados com os problemas sexuais, nomeadamente disfunções sexuais masculinas e femininas, perturbações parafílicas e disforia de género. Serão desenvolvidas competências ao nível do diagnóstico, avaliação e tratamento (nomeadamente psicológico) das diferentes problemáticas sexuais.

Seminário de Projeto

PDSH13 - ECTS

A UC “Seminário de Projeto” visa orientar o desenvolvimento por parte dos doutorandos do seu projeto de investigação. Os doutorandos devem nesta fase escolher um tema bem como um orientador tendo em conta as cinco áreas temáticas do programa doutoral em sexualidade humana da Universidade do Porto (apresentadas nos seminários decorrentes da UC métodos de investigação I). Nesse sentido, os estudantes deverão ser capazes de conhecer as principais problemáticas de investigação nas áreas em baixo apresentadas bem como desenvolver um projeto de investigação que deverá ser apresentado no final do semestre perante um júri.

- Sexologia Clínica

- Género e Sexualidade

- Educação Sexual

- Medicina Sexual

- Saúde Sexual e Reprodutiva

Violência e Compulsividade Sexual

PDSH11 - ECTS

A UC "Violência e Compulsividade Sexual" tem por objetivo formar os/as estudantes nos principais modelos de conceptualização biopsicossocial e de intervenção nos comportamentos sexualmente agressivos, considerando-se as especificidades das diferentes populações de agressores/ofensores sexuais (e.g., agressores/ofensores sexuais adultos e juvenis). Pretende-se igualmente que os alunos adquiram as bases conceptuais subjacentes ao fenómeno da compulsividade sexual, inferindo sobre o papel desta na esfera da violência sexual. Adicionalmente, pretende-se que o aluno venha a refletir criticamente sobre os diferentes contextos de vitimação sexual e sobre as respostas sociais e políticas de prevenção e combate a estes crimes/violências.  

Seminário de Escrita Científica

PDSH14 - ECTS

1. Ser capaz de reconhecer a escrita científica enquanto estilo de escrita próprio.

2. Conhecer as principais características da escrita científica e da revisão de pares.

3. Conhecer as principais convenções e normas adoptadas em Psicologia, em particular as da American Psychological Association, APA.

4. Ser capaz de elaborar trabalhos de apresentação científica de acordo com o estilo e convenções amplamente aceites na comunidade científica internacional da Psicologia e áreas afins (APA).

5. Conhecer as várias etapas do processo de submissão de manuscrito a publicação, incluindo a revisão e ressubmissão, e ser capaz de as concretizar (em particular, elaborar cartas ao Editor e resposta aos Revisores).

Disseminação do Trabalho de Investigação I

PSDH15 - ECTS

A apresentação de Trabalhos em Congressos e/ou a publicação em revistas científicas pretende estimular os estudantes a disseminar a investigação produzida, no que ela consubstancia de inovador e de significativo, contribuindo, assim, para concretizar a finalidade do Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Esta unidade curricular apoia-se no Seminário de Escrita Científica.

Disseminação do Trabalho de Investigação II

PDSH16 - ECTS A Dissiminação do Trabalho de Investigação II pretende estimular os estudantes de doutoramento a difundir a investigação produzida, no que ela consubstancia de inovador e de significativo, contribuindo, assim, para concretizar a finalidade do Programa Doutoral em Psicologia.
Esta unidade curricular apoia-se no Seminário de Escrita Científica do 2º ano e nos Seminários de Investigação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-05-14 às 04:55:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais