| Código: | MEAV11 | Sigla: | PPEA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Formação Educacional Geral |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAV | 25 | Plano de Estudos 2025 | 1 | - | 4,5 | 40 | 122 |
| Plano de Estudos 2025 - Transição | 1 | - | 4,5 | 40 | 122 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria Manuela Martinho Ferreira | Regente |
| Paulo José Vieira Nogueira | Regente |
| Teorico-Prática: | 2,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
| Paulo José Vieira Nogueira | 1,25 | ||
| Maria Manuela Martinho Ferreira | 1,25 |
No contexto do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, a UC de Perspetivas Psicossociais em Educação Artística pretende constituir-se num território de cruzamentos disciplinares em torno das relações entre o artístico, o psicológico e o social. Mobilizando, por um lado, algumas das dimensões da psicologia da arte no domínio da educação e, por outro, uma diversidade de perspetivas sobre os fenómenos socioculturais que aí atuam, a UC procura criar um espaço propenso ao debate coletivo em torno das incidências epistemológicas e práticas que tais abordagens têm vindo a produzir no pensamento artístico e educativo contemporâneo. Deste modo, a proposta tem como principal finalidade um fazer-pensar crítico capaz de enfrentar diferentes essencialismos modernos – sejam de carácter expressionista, representacional, ou fruto ainda do esteticismo ocidental – procurando ativar um pensamento em/sobre educação artística, entendendo-a como um dispositivo de ação cidadã ao serviço da transformação pessoal e social. Os objetivos da UC são os seguintes:
- Problematizar criticamente as incidências dos discursos psicológico, sociocultural e artístico em educação artística, não descurando marcadores sociais de género, classe social, raça/etnia, geração, sexualidade, entre outros;
- estimular o desenvolvimento da imaginação e da consciência sociológica, e de uma atitude analítica, reflexiva e crítica na produção de conhecimentos no campo das ciências da educação e das artes visuais, capazes de desafiar o naturalismo, o individualismo, o etnocentrismo e o antropocentrismo presentes em leituras, interpretações e práticas educativas e culturais;
- abordar as relações entre aprendizagem, educação e ensino em artes visuais, desafiando as fronteiras disciplinares da psicologia, da sociologia e da arte;
- construir uma profissionalidade docente, crítica e informada acerca dos mecanismos psicossociais que tanto condicionam a educação artística a uma prática reprodutiva, como permitem construir identidades e formas mais alargadas de cidadania.
A - Atividades de contacto
Aulas de exposição e de debate de conteúdos pela equipa docente
Visualização de filmes e/ou documentários seguidos de debate em grande grupo
Leitura, análise de textos e produção de comentários nas aulas
Tutorias dedicadas à orientação dos trabalhos individuais
B - Trabalho autónomo
Leitura e análise da bibliografia recomendada + Pesquisa bibliográfica
Trabalho de análise e reflexão teórico-prática, realizado em pequeno grupo
Trabalho individual
Ambos os trabalhos devem:
i) mobilizar leituras da bibliografia e/ou das pesquisas bibliográficas realizadas
ii) interpretar e fundamentar as análises elaboradas com base nos materiais empíricos que lhes servem de referência, refletindo criticamente acerca dos conteúdos abordados na UC;
iii) ser entregues sob a forma escrita
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 32,00 |
| Estudo autónomo | 53,00 |
| Frequência das aulas | 37,00 |
| Total: | 122,00 |
A modalidade de avaliação distribuída com exame final (trabalho escrito) pressupõe a presença dos estudantes em pelo menos 75% das horas de contacto letivo. Para o efeito, a assiduidade e participação nas aulas ao longo do semestre revelam-se fundamentais para o processo de avaliação proposto, numa lógica contínua e de acompanhamento tutorial.
Partindo de um determinado universo visual/imagético, a escolha do tema do trabalho é da responsabilidade de cada estudante. O trabalho consistirá num estudo exploratório, partindo de um determinado objeto ou corpo de imagens – de um/a artista plástico/a; um trabalho fotográfico; um documentário; um trabalho de design; um filme ou uma série significativa de imagens cinematográficas; uma campanha, publicidade, ou propaganda; uma série ou programa televisivo, uma peça ou um espetáculo cénico, uma performance visual, um livro de artista, um manual escolar ou material pedagógico, um arquivo histórico-visual ou museográfico, etc. – com a finalidade de: 1) relacionar a discussão do material selecionado com as perspetivas teóricas abordadas nas aulas; 2) propor um modo de ver, interpretar e articular o universo visual, imagético e discursivo do qual o trabalho parte; 3) discutir algumas das implicações do estudo exploratório para o campo do ensino-aprendizagem em artes visuais e da educação artística.O trabalho realizado ao longo do semestre recebe apoio e acompanhamento da equipa docente através da modalidade de tutoria.
Critérios de avaliação nos trabalhos escritos:
- rigor conceptual
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica do estudo exploratório
- coerência interna da exposição
- originalidade e pertinência
- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor na Universidade do Porto.- Roteiro da apresentação do trabalho – 40%
- Trabalho escrito final - 60%
Critérios de avaliação nos trabalhos escritos:
- rigor conceptual
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica do estudo exploratório