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Perspetivas Psicossociais em Educação Artística

Código: MEAV11     Sigla: PPEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAV 25 Plano de Estudos 2025 1 - 4,5 40 122
Plano de Estudos 2025 - Transição 1 - 4,5 40 122

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Martinho Ferreira Regente
Paulo José Vieira Nogueira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Paulo José Vieira Nogueira 1,25
Maria Manuela Martinho Ferreira 1,25

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No contexto do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, a UC de Perspetivas Psicossociais em Educação Artística pretende constituir-se num território de cruzamentos disciplinares em torno das relações entre o artístico, o psicológico e o social. Mobilizando, por um lado, algumas das dimensões da psicologia da arte no domínio da educação e, por outro, uma diversidade de perspetivas sobre os fenómenos socioculturais que aí atuam, a UC procura criar um espaço propenso ao debate coletivo em torno das incidências epistemológicas e práticas que tais abordagens têm vindo a produzir no pensamento artístico e educativo contemporâneo. Deste modo, a proposta tem como principal finalidade um fazer-pensar crítico capaz de enfrentar diferentes essencialismos modernos – sejam de carácter expressionista, representacional, ou fruto ainda do esteticismo ocidental – procurando ativar um pensamento em/sobre educação artística, entendendo-a como um dispositivo de ação cidadã ao serviço da transformação pessoal e social. Os objetivos da UC são os seguintes:

- Problematizar criticamente as incidências dos discursos psicológico, sociocultural e artístico em educação artística, não descurando marcadores sociais de género, classe social, raça/etnia, geração, sexualidade, entre outros;

- estimular o desenvolvimento da imaginação e da consciência sociológica, e de uma atitude analítica, reflexiva e crítica na produção de conhecimentos no campo das ciências da educação e das artes visuais, capazes de desafiar o naturalismo, o individualismo, o etnocentrismo e o antropocentrismo presentes em leituras, interpretações e práticas educativas e culturais;

- abordar as relações entre aprendizagem, educação e ensino em artes visuais, desafiando as fronteiras disciplinares da psicologia, da sociologia e da arte;

- construir uma profissionalidade docente, crítica e informada acerca dos mecanismos psicossociais que tanto condicionam a educação artística a uma prática reprodutiva, como permitem construir identidades e formas mais alargadas de cidadania.

Resultados de aprendizagem e competências

- reflectir e compreender dimensões relevantes no ensino em artes visuais, tais como: i) o lugar das experiências visuais na formação e na relação com diferentes saberes; ii) a relação entre aprendizagem e educação; iii) o significado do contexto nos processos de aprendizagem; iv) a especifidade dos saberes artísticos na vida das comunidades e dos grupos sociais;

- manifestar competências de articulação teórica e análise crítica na abordagem de problemáticas, situações e acções educativas, mobilizando capacidades de leitura das realidades sociais e educativas na sua complexidade;

- formular problemas de investigação atendendo aos contextos de acção d@s professor@s de artes visuais;

- ser capaz de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, nacional e internacional, acerca da educação, da educação artística e do Ensino das Artes Visuais, segundo as temáticas em estudo e os modos de concretizar a avaliação;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa


  1. Abordagens psicossociais na educação artística: construir um chão comum

  2. A escola portuguesa: uma radiografia

  3. Experiências visuais, aprendizagem e construção do conhecimento

  4. Dinâmicas culturais, sociais e psicológicas em educação artística: uma incursão pelas principais correntes

  5. Culturas e identidades juvenis, de género e de etnia na sala de aula e na escola - saberes e poderes 

  6. Práticas artísticas, educação e cidadanias

Bibliografia Obrigatória

Abrantes , Pedro; Os sentidos da escola : identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. ISBN: 972-774-179-7
Almeida , Ana Nunes de; A escola em Portugal : novos olhares, outros cenários. ISBN: 972-671-181-9
Arnheim , Rudolf; Para uma psicologia da arte : ensaios Arte e entropia : ensaio sobre a desordem e a ordem. ISBN: 972-576-119-7
Berger , John; Ways of seeing
Dewey , John; Art as experience
Dubet, François, Marticcelli, Danilo ; A l’école, sociologie de l’expérience scolaire, Paris: Éditions du Seuil, 1996
Vygotsky , Lev Semenovitch; Psicologia da arte. ISBN: 85-336-1003-3
Willis , Paul; Aprendendo a ser trabalhador : escola, resistência e reprodução social

Observações Bibliográficas

Durante o semestre a equipa docente poderá apresentar textos considerados de leitura obrigatória e/ou outras de apoio ao desenvolvimento dos temas de trabalho d@s estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A - Atividades de contacto
Aulas de exposição e de debate de conteúdos pela equipa docente
Visualização de filmes e/ou documentários seguidos de debate em grande grupo
Leitura, análise de textos e produção de comentários nas aulas

Tutorias dedicadas à orientação dos trabalhos individuais

B - Trabalho autónomo
Leitura e análise da bibliografia recomendada + Pesquisa bibliográfica
Trabalho de análise e reflexão teórico-prática, realizado em pequeno grupo
Trabalho individual 

Ambos os trabalhos devem:
i) mobilizar leituras da bibliografia e/ou das pesquisas bibliográficas realizadas
ii) interpretar e fundamentar as análises elaboradas com base nos materiais empíricos que lhes servem de referência, refletindo criticamente acerca dos conteúdos abordados na UC;
iii) ser entregues sob a forma escrita

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação artística
Humanidades > Artes > Artes visuais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 32,00
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 37,00
Total: 122,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adotado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade. Considera-se que @ estudante cumpriu com a assiduidade, tendo estado regulamente inscrit@ e, nessa medida, não ultrapassando o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (Cf. Artigo 9º, 2, do Regulamento de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

A modalidade de avaliação distribuída com exame final (trabalho escrito) pressupõe a presença dos estudantes em pelo menos 75% das horas de contacto letivo. Para o efeito, a assiduidade e participação nas aulas ao longo do semestre revelam-se fundamentais para o processo de avaliação proposto, numa lógica contínua e de acompanhamento tutorial.

Partindo de um determinado universo visual/imagético, a escolha do tema do trabalho é da responsabilidade de cada estudante. O trabalho consistirá num estudo exploratório, partindo de um determinado objeto ou corpo de imagens – de um/a artista plástico/a; um trabalho fotográfico; um documentário; um trabalho de design; um filme ou uma série significativa de imagens cinematográficas; uma campanha, publicidade, ou propaganda; uma série ou programa televisivo, uma peça ou um espetáculo cénico, uma performance visual, um livro de artista, um manual escolar ou material pedagógico, um arquivo histórico-visual ou museográfico, etc. – com a finalidade de: 1) relacionar a discussão do material selecionado com as perspetivas teóricas abordadas nas aulas; 2) propor um modo de ver, interpretar e articular o universo visual, imagético e discursivo do qual o trabalho parte; 3) discutir algumas das implicações do estudo exploratório para o campo do ensino-aprendizagem em artes visuais e da educação artística.

O trabalho realizado ao longo do semestre recebe apoio e acompanhamento da equipa docente através da modalidade de tutoria.

Critérios de avaliação nos trabalhos escritos:

- rigor conceptual

- articulação teoria-prática

- nível de interpretação crítica do estudo exploratório

- coerência interna da exposição

- originalidade e pertinência

- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor na Universidade do Porto.

O trabalho é classificado numa escala de 0 a 20 valores e possui os seguintes elementos ponderados:

- Roteiro da apresentação do trabalho – 40%
- Trabalho escrito final - 60%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

@s estudantes que por lei estão dispensad@s de frequência nas aulas podem ser chamad@s a realizar um trabalho especial, com vista à avaliação das competências e dos conhecimentos previstos nesta UC. Para o efeito, tal situação de dispensa de frequência deve ser comunicada ao docente no início das aulas, com vista à definição dos termos de entrega do trabalho especial (Cf. artigo 7º, 4, do Regulamento de Avaliação).

Melhoria de classificação

A melhoria da CF terá lugar segundo os termos do Regulamento de Avaliação (isto é, apenas uma vez e numa das duas épocas de avaliação imediatamente subsequentes  àquela em que os estudantes obtiveram aprovação), e consistirá na reformulação do trabalho escrito.

Observações

Critérios de avaliação nos trabalhos escritos:


- rigor conceptual
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica do estudo exploratório

- coerência interna da exposição
- originalidade e pertinência
- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor na Universidade do Porto
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