| Código: | MEAV04 | Sigla: | DIG |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Artes visuais |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAV | 9 | Plano de Estudos 2025 | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
| Plano de Estudos 2025 - Transição | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Vasco Manuel Baptista da Silva Pinto Cardoso | Regente |
| Teorico-Prática: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
| Maria Helena Pinto da Rocha Mena de Matos | 1,50 | ||
| Vasco Manuel Baptista da Silva Pinto Cardoso | 1,50 |
A UC Discursos Interdisciplinares sobre Geometria pretende contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, ativos, críticos e construtores de soluções, cidadãos livres que estejam preparados para uma vida ativa de constante aprendizagem.
A UC Discursos Interdisciplinares sobre Geometria será aberta a todos os interessados e, como desafia o seu nome, saberá moldar-se ao perfil dos seus estudantes, individual e coletivamente. Assim, a UC está aberta não só a todos os estudantes do 2.º Ciclo da UP, mas também a professores, formadores e profissionais que pretendam formação específica no âmbito do desígnio da UC.
São três os objetivos gerais estruturantes indicados como necessários à aquisição de competências e conhecimentos que são intenção da UC Discursos Interdisciplinares sobre Geometria:
- reconhecer os discursos do Desenho e da Matemática sobre a Geometria;
- problematizar os denominadores comuns nas diferentes abordagens à Geometria, quer a partir de uma perspetiva da ciência fundamental, quer a partir de problemas do campo da ciência aplicada, neste último caso poderá ser, por exemplo, a partir de propostas programáticas de ensino/aprendizagem, como as presentes nos currículos das disciplinas do Ensino Básico e Secundário;
- desde o Desenho e a Matemática, delinear estratégias comuns de resolução de problemas que possam ser evocados pelo modelo geométrico.
Cumprindo as duas tarefas estabelecidas, e à frente indicadas, destinadas ao alcance dos objetivos gerais, os estudantes conseguirão atingir quatro conhecimentos e competências específicos:
- conhecer e valorizar diferentes discursos disciplinares sobre a Geometria;
- enunciar propostas de investigação em campos de interdisciplinaridade, atendendo e fazendo participar, no caso de investigação aplicada, os seus destinatários;
- apontar meios de futuro desenvolvimento e avaliação, permanentes e participados, da investigação;
- comunicar, divulgar, transmitir e partilhar produtos e efeitos da investigação.
- Discursos sobre a criação da forma: Abordagens do Desenho e da Matemática sobre a Geometria Sintética e a Geometria Analítica - polígonos, pavimentações, poliedros, tesselações;
- Discursos sobre a alteração da forma: Abordagens do Desenho e da Matemática sobre as Transformações Geométricas - operações booleanas, isometrias, homotetias;
- Discursos sobre representação da forma: Abordagens do Desenho e da Matemática sobre a Geometria Projetiva - geometria projetiva, sistemas de representação.
Selecionou-se a investigação como estrutura da metodologia seguida, uma vez ser capaz de dinamizar pedagogias ativas e facilitadoras da formação que se segue para os estudantes.
A investigação, enunciada e a realizada, será desenvolvida em parcerias, quer com pares, quer com individualidades ou instituições, como Escolas Básicas e Secundárias, centros de formação ou empresas. Também será do maior relevo a promoção de visitas de estudo, de debates e de leituras. Estes momentos de experiência vivida encontrarão amparo teórico na bibliografia recomendada, reforçando o papel desta na aprendizagem.
Para finalizar o perfil metodológico seguido, importa sublinhar o papel relevante de um debate crítico e avaliativo permanente, responsável e participado, que será a peça fundamental na aferição e reorientação das atividades.
Com lastro nos princípios referidos, propõe-se a seguinte distribuição da atividade, entre Horas de Contacto e Horas de Trabalho Autónomo.
As Horas de Contato destinar-se-ão a aulas com um caráter teórico-prático, compostas por diferentes momentos, determinados pelas necessidades do desenvolvimento da investigação sobre as plataformas comuns aos diferentes discursos sobre a Geometria, bem como à transmissão desse conhecimento, em cujo desenvolvimento e crítica se investe a maior fatia deste período. Dos restantes momentos farão parte as seguintes atividades:
- apresentação de comunicações de investigadores convidados, para abordarem experiências que considerem pertinentes, seguidas de debate;
- visitas de estudo – quer a centros de investigação homólogos, quer entidades parceiras no campo da educação, ou ainda a fontes de pesquisa;
- debate avaliativo – a acontecer periodicamente, mantendo o estudante, o grupo turma e os docentes sempre a par da evolução do processo de ensino-aprendizagem e da satisfação de todos os envolvidos, podendo ser, a todo o tempo, equacionadas todas as necessárias consolidações e/ou reorientações.
As Horas de Trabalho Autónomo serão reservadas:
- ao desenvolvimento e consolidação autónoma e em grupo dos conhecimentos adquiridos;
- à materialização de um projeto de investigação, alicerçado nas parcerias e no debate, debaixo da possibilidade da orientação docente, durante os tempos de apoio ao discente.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 38,00 |
| Estudo autónomo | 38,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho de investigação | 38,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
| Total: | 162,00 |
Serão duas as tarefas essenciais consideradas pelos objetivos gerais inventariados, tarefas que, se cumpridas, assegurarão o alcance das competências e conhecimentos propostos pela UC:
- formalizar propostas de investigação sobre possíveis abordagens integradas à Geometria, como resposta a um problema e adequadas a um programa de segundo ciclo;
- delinear estratégias de comunicação, transmissão e aplicação da investigação lançada, por exemplo em futuros contextos de ensino/aprendizagem, particularmente no Ensino Básico e Secundário.
Na UC Discursos Interdisciplinares sobre Geometria o estudante pertencerá a um grupo de investigação, por tal, contar-se-á com a sua autonomia, por um lado, e pela sua capacidade de trabalho em grupo, por outro. Assim, o estudante exercerá o seu poder de decisor sobre o seu crescimento no conhecimento.
O método de ensino proposto assentará na investigação individual e coletiva, como que se a UC fosse um laboratório. O sistema de avaliação será de perspetiva integrada, com vistas sobre todo o processo e implicará a participação responsável de todos, quer na definição dos critérios, quer na sua aplicação – sob orientação docente. Com estes dois esteios se suportará um processo de construção do conhecimento ativo, crítico, participado e promotor da autonomia.
Aponta-se o trabalho investigativo como impulsionador de um desenvolvimento harmónico e sincronizado, quer individualmente, quer enquanto grupo. Assim, e atentos a parcerias e redes de conhecimento, poder-se-á atingir os conhecimentos e competências específicas, delineados como um corpo que se procurou coeso e significativo.
Pela outra vertente, a modalidade de avaliação seguida promove uma responsabilização individual e coletiva que reforça um conhecimento transversal e a diferentes tempos – por tal, adequado ao desenvolvimento do corpo de conhecimentos e de competências referido.