| Código: | M201 | Sigla: | E |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSI | 146 | Plano de Estudos 2021 | 2 | - | 24 | 432 | 648 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Fernando Ricardo Ferreira Santos | Regente |
É esperado que o/a estudante seja capaz de:
. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;
. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;
. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;
. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;
. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.
De acordo com o Regulamento do Mestrado em Psicologia:
Os/As estudantes só podem inscrever -se em Estágio após aprovação nas unidades curriculares comuns a todas as áreas de especialização e nas unidades curriculares obrigatórias da área de especialização em que se encontrarem inscritos/as.
A realização de estágio curricular em certos locais de estágio tem como pré-requisito a realização de UC optativas específicas do 1º ano do Mestrado em Psicologia que preparem os/as estudantes para essas áreas de atuação, nomeadamente:
Para mais detalhes devem contactar a Comissão Científica do Mestrado em Psicologia.
Os estágios decorrem em diversos locais com os quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação e organizam-se de acordo com as várias áreas e subáreas do Mestrado em Psicologia. Dado o leque alargado de contextos profissionais das entidades de acolhimento, está coberta uma multiplicidade de domínios, modalidades e estratégias, bem como alvos de avaliação/intervenção.
Para além de um/a orientador/a no local de estágio cuja função é acompanhar de perto as atividades realizadas pelo/a estagiário/a, existem os/as supervisores/as que são docentes da faculdade e que reúnem regularmente com os/as estagiários/as e asseguram a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas.
Compete igualmente aos/às supervisores/as garantir a mediação entre a faculdade e as entidades de acolhimento. Esta mediação é coadjuvada pela Unidade de Apoio à Integração Profissional e Alumni (UAIPA) da FPCEUP, que tem sob sua responsabilidade o arquivo de documentação relativa aos estágios e assegura a curadoria da página SIGARRA com Recursos de apoio ao estágio: https://s.up.pt/1jv
No final da primeira semana de estágio, e no decurso de reuniões efetuadas com o/a orientador/a, o/a estagiário/a deverá apresentar ao/à supervisor/a um plano de atividades a realizar durante o ano letivo.
Os/As estagiários/as passam de uma avaliação inicial de participação por observação para um exercício progressivamente mais autónomo, num contexto de uma prática continuamente refletida, seja na relação com o/a orientador/a, seja na relação com o/a supervisor/a.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 75,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 130,00 |
| Estudo autónomo | 100,00 |
| Frequência das aulas | 80,00 |
| Realização de Estágio | 300,00 |
| Trabalho de campo | 100,00 |
| Trabalho de investigação | 100,00 |
| Total: | 810,00 |
A avaliação é distribuída ao longo do ano. Para além da informação proveniente dos contactos regulares entre supervisores/as e estagiários/as, podem ser realizadas duas reuniões (uma no final de cada semestre) com os/as diversos/as orientadores/as de estágios (por subárea dentro de cada área), em que os/as orientadores/as têm a oportunidade de expor os seus comentários relativamente ao desempenho e evolução da aprendizagem dos/das estagiários/as. É pedido aos/às orientadores/as o preenchimento de uma ficha individual de acordo com um conjunto de critérios.
No final do ano deverá ser entregue um relatório pelo/a estudante que se pretende constituir como uma apresentação/discussão das atividades realizadas e uma reflexão pessoal e científica, fundamentada na articulação entre teoria e prática, da experiência de estágio.