Intervenção Psicológica no Desenvolvimento dos Recursos Humanos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSI |
23 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento e adquiram competências sobre os principais processos da gestão de pessoas nos quais o Psicólogo organizacional intervém em contexto laboral, incorporando princípios de diversidade e inclusão, sustentabilidade, bem como a prevenção da violência de género e do bullying, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Interpretar e explicar os principais fenómenos e processos psicossociais na área da gestão de pessoas;
- Evidenciar conhecimento sobre as principais áreas da função de gestão das pessoas.
- Demonstrar conhecimento e competências que lhes permitam o planeamento, a implementação, o acompanhamento e avaliação de mudanças e intervenções realizadas tendo em vista melhorar comportamentos, situações e processos psicossociais na área da gestão de pessoas.
- Relacionar os processos de gestão de pessoas com os ODS, identificando como a atuação do psicólogo organizacional pode contribuir para metas globais de equidade, bem-estar e desenvolvimento sustentável.
-
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
É importante que o estudante tenha conhecimentos na área da Psicologia das Organizações.
Programa
1. A função de gestão de pessoas
1.1. Abordagens teóricas para o desenvolvimento das pessoas em contexto laboral
2. Processos de gestão de pessoas
2.1. Descrição e análise de funções
2.2. Recrutamento, seleção e integração
2.3. Gestão e avaliação do desempenho
2.4. Formação e desenvolvimento das pessoas
Bibliografia Obrigatória
Chiavenato, I. ; Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano (5ª Ed.), Editora Atlas Ltda, 2020. ISBN: ISBN 978-85-97-02406-7 ( )
Dessler, G.; Human Resource Management (16th Ed.), Pearson Education Inc., 2020. ISBN: ISBN 13: 978-0-13-517278-0
Rego, A., Cunha, M. P., Gomes, J., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. A.; Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.), Edições Sílabo, Lda, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e teórico práticas que incluem:
- Exposição dos quadros teóricos;
- Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados;
- Análise e discussão de casos de estudo;
- Workshops orientados por psicólogos a trabalhar na área da gestão de pessoas;
- Trabalho de investigação;
- Aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de investigação;
- Estudo autónomo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
40,00 |
| Participação presencial |
20,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
| Estudo autónomo |
47,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
60,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 3. do Artigo 10 do Regulamento Geral de avaliação dos discentes da U.Porto).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) Exame final (40%);
b) Trabalho de grupo (60%) com as seguintes componentes de avaliação:
-- acompanhamento tutorial/participação presencial (20%);
-- Apresentação oral do trabalho (40%).
Para obter aprovação na UC, o estudante deve:
1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e,
2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2.c), Artº 15 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da U.Porto).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estejam dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, e que
não possam efetivamente frequentar as aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar no INÍCIO do semestre (NUNCA depois da 2ª aula) a docente responsável.
Melhoria de classificação
- Está prevista a melhoria de classificação do exame final realizado, nas seguintes condições cumulativas (Art. 17º, ponto 1., alínea a) do "Regulamento geral para avaliação dos discentes da U.Porto"):
i.Uma única vez por unidade curricular;
ii.A decorrer na época normal ou de recurso, podendo ainda, por autorização do Diretor da Unidade Orgânica, ocorrer numa das restantes épocas definidas no n.º 3 do artigo 12.º, sem prejuízo da subalínea seguinte;
iii.A avaliação ocorra até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obteve aprovação.
- Nestas situações mantém-se válida a classificação obtida na componente "trabalho de grupo".
- A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada. (Artigo 17.º, ponto 3. do Regulamento geral para avaliação dos discentes da UP).