| Código: | DE243 | Sigla: | AEPE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=544531#tab1 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 18 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria Alexandra de Sá Dias da Costa | Regente |
| Teorico-Prática: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
| Maria Alexandra de Sá Dias da Costa | 3,00 |
Assume-se nas problemáticas da Administração Educacional a centralidade das Políticas Educativas trazendo um foco analítico - político-administrativo no âmbito das competências em educação, problematizando o processo de municipalização da educação como princípio da Nova Gestão Pública enquadrando-o face ao futuro da Educação. As mudanças prementes e inevitáveis no contexto educacional e nos sistemas educativos europeus serão analisadas nos seus diversos propósitos de Estado, ou de responsabilidades partilhadas com outras instâncias de poder públicas e ou privadas.
Na realidade portuguesa o desafio da transferência de competências para as autarquias deve ser estudado e analisado pois expressa vários desafios nas relações estabelecidas entre o Município, a Escola e o Estado, perspetivando-se, ou não, grandes mudanças no sistema educativo português, sobre as quais é legítimo que recaiam alguns receios, face ao futuro da Educação.
Neste sentido, a pertinência do módulo reside na análise de temas atuais e dos desafios que se colocam aos diferentes atores educativos no âmbito do conhecimento das lideranças e da governação das escolas, da territorialização, descentralização, concentração e recentralização das políticas educativas, entre autarquias, poder local e escolas, que precisam de ser conhecidas, problematizadas, sustentadas e consolidadas em prol de uma sociedade e de uma escola mais democrática e solidária.- aprofundar o conhecimento científico na área das políticas educativas;
- conhecer e analisar os processos políticos de governação da educação, a legislação em vigor e o processo legislativo da territorialização em educação ;
- problematizar a intenção descentralizadora do poder central e refletir sobre os desafios que emergem da parceria entre autarquia e escola;
- problematizar a “municipalização da educação”: transferência de competências, territorialização das políticas educativas;
- discutir modos de governação democrática analisando os conceitos de centralização, descentralização e regionalização.
Resultados de aprendizagem
- Conhecer conceções, modos de governo e práticas de administração e gestão escolar a partir da compreensão das caraterísticas socio-organizacionais do Estado, dos sistemas educativos e das escolas.
- Compreender criticamente processos de nova gestão pública enquanto sistemas de regulação e ou emancipação
Competências
- Analisar processos políticos de administração e de nova gestão pública em diferentes contextos organizacionais e políticos, nomeadamente em escolas.
- Mediar propostas de exercício de democracia, direitos humanos no campo das organizações e da administração educacional
Os conteúdos desta unidade curricular terão de ter em conta o perfil e os interesses dos estudantes que procuraram o domínio do mestrado onde se enquadra esta unidade, ainda que haja um conjunto de problemáticas de referência que permitem balizar quer o trabalho de formação que tem lugar na referida unidade quer, igualmente, apoiar o processo de exploração dos interesses atrás mencionados.
Nessa perspetiva parte-se de um modo heurístico de problematizar e enunciar os estudos e estrutura-se numa intencionalidade educativa crítica sustentada na proposta de programa.
PROGRAMA:
1. Enquadramento da Administração Educacional nas Políticas Educativas
1.1. o contexto mundial e a elaboração de políticas educativas
1.2. Produção de Ideologia; estabelecimento da Agenda; tomada de Decisão
1.3. Processos de decisão, elaboração e implementação política
1.4. a micropolítica da escola
1.5. da normatividade legislativa à análise de documentos oficiais
2. Políticas de Administração Educacional e de Gestão Escolar
2.1. A Gestão da Educação em Portugal: desafios da gestão das dinâmicas educativas enquanto processos democráticos e de direitos humanos.
2.2. A nova gestão pública como projeto político
2.3. O regime de Autonomia, Administração e Gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário em Portugal
2.4. Breve Diacronia sobre a “Descentralização” da Educação em Portugal.
2.5. Municipalização da Educação como novo princípio de Governança.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 40,00 |
| Exame | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 113,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Total: | 162,00 |