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Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos

Código: POST13     Sigla: PORH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSI 23 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento geral sobre a Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos enquanto disciplina e campo profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
- Conhecer e compreender as teorias explicativas relacionadas com a Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos;
- Compreender conceptual e operacionalmente conceitos psicológicos relacionados com a função de gestão de recursos humanos, as compensações e os benefícios, a atração e a gestão de talento, a entrevista de avaliação de competências, e a tomada de decisão, a comunicação organizacional e fenómenos disfuncionais e suas implicações.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos na área da Psicologia do Trabalho e das Organizações.

Programa

1. A Psicologia das Organizações
1.1. A tomada de decisão
1.2.  A comunicação
1.3. Disfunções organizacionais

2. A Psicologia dos Recursos Humanos
2.1. A Inteligência Artificial e a Gestão de Recursos Humanos
2.2. A Gestão do Talento (perspectiva individual e organizacional)
2.3. Compensação e Benefícos e a sua relação com variáveis organizacionais como a motivação e a satisfação para/ com o trabalho, o comprometimento.

Bibliografia Obrigatória

Dessler, G.; Human Resource Management (15th Ed.), Pearson Education Inc., 2017
Gomes, A. D.; Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. ISBN: _978-989-26-0084-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- Exposição dos quadros teóricos;
- Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados;
- Análise e discussão de casos de estudo;
- Workshops orientados por psicólogos a trabalhar na área da Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos;
- Trabalho de investigação;
- Aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de investigação;
- Estudo autónomo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 36,00
Participação presencial 24,00
Exame 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9ºA do Regulamento de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:

a) Trabalho de grupo relativo ao Módulo 1 (30% = 18% Apresentação/discussão de um trabalho científico + 12% Participação presencial);

b) Trabalho de grupo relativo ao Módulo 2 (30% = 18% Apresentação/discussão de um trabalho científico + 12% Participação presencial);

c) Exame final (40%).

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.


A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e a imediata reprovação à UC.

Em caso de reprovação numa componente de grupo, este poderá entregar a reformulação do trabalho na época de recurso.


Conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em cada uma das componentes.


A classificação final na UC corresponde à média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estejam dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, e que não possam efetivamente frequentar as aulas, deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar no INÍCIO do semestre (NUNCA depois da 2ª aula) a docente responsável.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamentado,


  • Está prevista a melhoria de classificação obtida à UC uma única vez, até duas épocas após àquela em que o estudante obteve aprovação e em que a unidade curricular tenha avaliação prevista;

  • A melhoria da classificação obtida na UC será possível com a realização de novo exame;

  • Nestas situações, mantem-se válida as classificações obtidas nas componentes "trabalho de grupo".

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