Orientação para as Áreas de Exercício da Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é orientar os/as estudantes para as áreas de exercício da Psicologia, permitindo-lhes conhecer as diferentes especialidades da Psicologia, nomedamente as que são oferecidas no Mestrado em Psicologia da FPCEUP, assim como os seus objetivos, conteúdos nucleares, práticas e potenciais saídas profissionais.
As áreas de especialização oferecidas no MP da FPCEUP são as seguintes:
a) Psicologia Clínica e da Saúde;
b) Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano;
c) Psicologia das Organizações, Social e Trabalho;
d) Psicologia da Justiça e da Desviância.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, os estudantes deverão:
1. Conhecer as diferentes áreas e especialidades da Psicologia;
2. Conhecer profissionais e contextos de exercício da atividade nos vários domínios de especialidade representados no Mestrado em Psicologia da FPCEUP;
3. Ter recursos para a tomada de decisão informada sobre escolhas de carreira;
4. Ser capazes de refletir de forma aprofundada sobre a escolha a tomar quanto ao futuro profissional após a conclusão da licenciatura em Psicologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. As diferentes áreas e especialidades da Psicologia;
2. As diversas áreas de atuação do/a psicólogo/a;
3. Organização das áreas de especialidade no exercício da Psicologia presentes no Mestrado em Psicologia da FPCEUP, designadamente quanto a:
a. Objetivos;
b. Estrutura das áreas;
c. Competências e práticas a desenvolver;
d. Estágios académicos: locais e tipos de práticas;
e. Potenciais saídas profissionais.
4. A prática profissional dos/as psicólogos/as: Apresentação de diferentes percursos profissionais e de investigação.
Bibliografia Obrigatória
Bayne, R., & Jinks, G. (Eds.); Bayne, R., &Applied Psychology: Research, training and practice, Sage, 2013
Martin, P. R., Cheung, F. M., Knowles, M. C., Kyrios, M., Littlefield, L., Overmier, J. B., & Prieto, J. M. (Eds.); IAAP Handbook of Applied Psychology., Wiley-Blackwell, 2011
Observações Bibliográficas
Bibliografia específica de cada área de especialidade será facultada no respetivo módulo, no decurso das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC está estruturada de acordo com as áreas de especialidade da FPCEUP, sendo cada uma destas áreas responsável por ¼ das aulas, à exceção de uma parte introdutória geral. A estrutura das aulas é idêntica para todas as áreas, sendo utilizadas as seguintes metodologias:
1. Aulas de exposição de conteúdos com discussão
2. Seminários apresentados por profissionais e/ou investigadores da Psicologia, sobre a sua prática profissional ou de investigação
3. Discussão e reflexão sobre as oportunidades e os desafios colocados nas diferentes áreas
4. Dinamização de atividades que permitam vivenciar a experiência profissional da Psicologia
5. Estudo autónomo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
85,00 |
| Participação presencial |
15,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
20,00 |
| Frequência das aulas |
30,00 |
| Trabalho escrito |
31,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, comprendendo (i) a apresentação de um trabalho individual (85%); (ii) a participação nas aulas (15%).
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação só pode ser feita por frequência da UC no ano seguinte.