| Código: | M200 | Sigla: | SS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 135 | Plano de Estudos 2021 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
No âmbito do Seminário de Supervisão, é esperado que o/a estudante seja capaz de:
1. sistematizar as necessidades/pedidos de intervenção no local de estágio, e sintetizar a literatura relativamente a formas de intervenção/atuação existentes e evidências de resultados que possam responder a essas necessidades;
2. refletir e decidir sobre formas de aplicar conhecimentos e competências desenvolvidas no percurso académico na planificação e avaliação de projetos de intervenção adequados às necessidades do contexto de trabalho;
3. ser capaz de refletir criticamente com o supervisor sobre o seu desempenho no estágio - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
No âmbito do Seminário de Supervisão, é esperado que o/a estudante seja capaz de:
1. sistematizar as necessidades/pedidos de intervenção no local de estágio, e sintetizar a literatura relativamente a formas de intervenção/atuação existentes e evidências de resultados que possam responder a essas necessidades;
2. refletir e decidir sobre formas de aplicar conhecimentos e competências desenvolvidas no percurso académico na planificação e avaliação de projetos de intervenção adequados às necessidades do contexto de trabalho;
3. ser capaz de refletir criticamente com o supervisor sobre o seu desempenho no estágio - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Conteúdos programáticos:
Os conteúdos do Seminário de Supervisão dependem dos estágios, que decorrem em diversos locais no âmbito das várias áreas de especialização do Mestrado. Dada a grande variedade de contextos profissionais, domínios, modalidades e estratégias de intervenção, bem como de alvos de avaliação/intervenção, os conteúdos programáticos da Supervisão são adaptados a cada uma das áreas em que se organiza o Mestrado e, na medida do possível, às tipologias dos estágios.
A avaliação de necessidades, a planificação de intervenções, a avaliação de resultados e a sua análise crítica são conteúdos comuns à supervisão de todos os estágios, independentemente da área em que se inserem.
A definir pelos supervisores e orientadores, conforme área de estágio e necessidades do tipo de estágio.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Seminários com os supervisores de estágio em pequeno grupo (e, quando necessário, individualmente).
A avaliação é distribuída ao longo do ano, devendo os estudantes apresentar uma avaliação de necessidades, uma planificação das atividades desenvolver, uma análise dos resultados, uma reflexão sobre os mesmos e sobre a sua própria atuação.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 80,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |