| Código: | PEDH12 | Sigla: | IP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 19 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área da intervenção na parentalidade.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Identificar as dimensões de uma parentalidade positiva e seu impacto no desenvolvimento da criança e do jovem
2. Definir os níveis e as modalidades de intervenção na parentalidade
3. Identificar os pressupostos teórico-conceptuais e os objectivos da intervenção na parentalidade
4. Utilizar estratégias de promoção da parentalidade positiva no âmbito da educação parental
5. Discutir a adequação das intervenções de educação parental em função dos grupos-alvo
6. Conhecer programas de educação parental baseados em evidência e a investigação relevante neste domínio.
7. Identificar os métodos e os instrumentos de avaliação da eficácia e da efetividade da educação parental
8. Integrar os princípios éticos e deontológicos subjacentes ao trabalho de educação parental.
9. Conhecer os critérios de qualidade dos programas de educação parental.
1. A família como contexto de desenvolvimento humano.
1.1. A parentalidade positiva como um direito da criança.
1.2. Factores de risco e factores de proteção da parentalidade positiva.
2. Modelos de intervenção na parentalidade.
2.1. Tipos e níveis de intervenção
2.2. Intervenção na parentalidade: perspectivas teóricas, objectivos, grupos-alvo, tipologias e modalidades de intervenção
2.3. Estratégias de promoção da parentalidade positiva
3. Avaliação da eficácia e da efetividade dos programas de intervenção na parentalidade
3.1. Desenhos de avaliação
3.2. Instrumentos de avaliação
3.3. Obstáculos e limitações
4. Aspectos éticos e deontológicos da intervenção na parentalidade
5. Programas de intervenção na parentalidade baseados na evidência
5.1. Critérios de definição
5.2. Evidência empírica
5.3. Vantagens e limitações
5.4. Padrões de qualidade.
6. Implementação de programas de inervenção na parentalidade
1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente
2. Role-play das estratégias de promoção da parentalidade positiva
3. Reflexão em grande grupo sobre as experiências de simulação realizadas - aprendizagem inter-pares
4. Tutorial, em grupos de dois estudantes – a docente orienta o trabalho dos estudantes sobre um programa de educação parental. Este trabalho é: a) discutido em grande grupo; b) entregue sob a forma escrita.
5. Aprendizagem inter-pares – os estudantes assistem e discutem os trabalhos apresentados pelos colegas no contexto da aula.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 25,00 |
| Prova oral | 15,00 |
| Trabalho escrito | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 58,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 162,00 |
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar os trabalhos propostos pelas docentes.
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1. Treino de estratégias de promoção da parentalidade positiva (25%)
2. Discussão oral (15%) e apresentação escrita (10%) do trabalho realizado em grupo
3. Exame final (50%).
Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada classificação.
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do/a estudante lhe permita não frequentar as aulas, o/a estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação. Contudo, todos/as os/as estudante terão de realizar todas as actividades que estão sujeitas a avaliação (ver cálculo da classificação final).
O/A estudante deverá portanto contactar as docentes na primeira semana do semestre.
Apenas se aplica à componente "exame final".