Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PEDH12

Intervenção na Parentalidade

Código: PEDH12     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 19 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área da intervenção na parentalidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar as dimensões de uma parentalidade positiva e seu impacto no desenvolvimento da criança e do jovem

2. Definir os níveis e as modalidades de intervenção na parentalidade

3. Identificar os pressupostos teórico-conceptuais e os objectivos da intervenção na parentalidade

4. Utilizar estratégias de promoção da parentalidade positiva no âmbito da educação parental

5. Discutir a adequação das intervenções de educação parental em função dos grupos-alvo

6. Conhecer programas de educação parental baseados em evidência e a investigação relevante neste domínio.

7. Identificar os métodos e os instrumentos de avaliação da eficácia e da efetividade da educação parental

8. Integrar os princípios éticos e deontológicos subjacentes ao trabalho de educação parental.

9. Conhecer os critérios de qualidade dos programas de educação parental.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A família como contexto de desenvolvimento humano.

1.1. A parentalidade positiva como um direito da criança.

1.2. Factores de risco e factores de proteção da parentalidade positiva.

2. Modelos de intervenção na parentalidade.

2.1. Tipos e níveis de intervenção

2.2. Intervenção na parentalidade: perspectivas teóricas, objectivos, grupos-alvo, tipologias e modalidades de intervenção

2.3. Estratégias de promoção da parentalidade positiva

3. Avaliação da eficácia e da efetividade dos programas de intervenção na parentalidade

3.1. Desenhos de avaliação

3.2. Instrumentos de avaliação

3.3. Obstáculos e limitações

4. Aspectos éticos e deontológicos da intervenção na parentalidade

5. Programas de intervenção na parentalidade baseados na evidência

5.1. Critérios de definição

5.2. Evidência empírica

5.3. Vantagens e limitações

5.4. Padrões de qualidade.

6. Implementação de programas de inervenção na parentalidade

Bibliografia Obrigatória

Asmussen Kirsten; The^evidence-based parenting practitioner.s handbook. ISBN: 978-0-415-60993-7
Rodrigo, M.J.; Máiquez, M.L. & Martín, J.C.(2010). ; Buenas práticas profesionales para el apoyo de la parentalidad positiva. , Madrid: Federación Española de Municipios y Provincias.
Van Ryzin Mark J. 340; Family-based prevention programs for children and adolescents. ISBN: 978-1-84872-485-3
Ponzetti James J. 340; Evidence-based parenting education. ISBN: 978-1-84872-590-4
M. Sanders & A. Morawska (Eds) (2018).; Handbook of parenting and child development across the lifespan, Springer.

Bibliografia Complementar

Almeida, A., Abreu-Lima, I., Cruz, O., Gaspar, M.F., Brandão, T., et al. (2012). ; Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. , European Journal of Developmental Psychology, 9, 1-15.
Pereira Ana Isabel 570; Promoção da parentalidade positiva. ISBN: 978-989-8659-60-6
Sanders, M.R., Markie-Dadds, C. & Turner, K.M.T (2003). ; Theoretical, scientific and clinical foundations of the Triple P: a population approach to the promotion of parenting competence. , Parenting Research and Practice Monograph, 1, 1-24.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente

2. Role-play das estratégias de promoção da parentalidade positiva

3. Reflexão em grande grupo sobre as experiências de simulação realizadas - aprendizagem inter-pares

4. Tutorial, em grupos de dois estudantes – a docente orienta o trabalho dos estudantes sobre um programa de educação parental. Este trabalho é: a) discutido em grande grupo; b) entregue sob a forma escrita.

5. Aprendizagem inter-pares – os estudantes assistem e discutem os trabalhos apresentados pelos colegas no contexto da aula.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 25,00
Prova oral 15,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar os trabalhos propostos pelas docentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

1. Treino de estratégias de promoção da parentalidade positiva (25%)

2. Discussão oral (15%) e apresentação escrita (10%) do trabalho realizado em grupo

3. Exame final (50%).

Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada classificação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do/a estudante lhe permita não frequentar as aulas, o/a estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação. Contudo, todos/as os/as estudante terão de realizar todas as actividades que estão sujeitas a avaliação (ver cálculo da classificação final).
O/A estudante deverá portanto contactar as docentes na primeira semana do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final".

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:08:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico