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Questões Aprofundadas de Escola, Participação e Tecnologias Digitais

Código: DE345     Sigla: QAEPTD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 13 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular pretende problematizar e aprofundar conceitos e práticas ligadas à educação escolar, participação democrática e tecnologias digitais. Visa também contribuir para o desenvolvimento da reflexividade das práticas. Aos estudantes será dada a possibilidade de contactar com projetos de investigação e/ou intervenção em diferentes contextos educativos, com processos de tomada de decisão e de monitorização.

 

  • Mapear políticas, programas, estruturas e planos de ação institucionais relacionados com processos de aprendizagem e participação democrática através de tecnologias digitais
  • Conceitualizar e problematizar situações do acesso e uso de tecnologias digitais e participação em contextos educativos
  • Aprofundar conhecimento sobre projetos de investigação e/ou intervenção e processos de comunicação digital desenvolvidos em diferentes contextos educativos

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem:

Análise de politicas relacionados com processos de aprendizagem e participação democrática mediadas por tecnologias digitais

Problematização de conceitos de cidadania digital, na sua relação com o referencial europeu de cidadania digital

Análise critica de situações considerando diversos contextos, processos e condições em termos de estar online, bem-estar online e da garantia e do exercício de direitos online

Configuração de projetos de investigação e/ou intervenção no domino das tecnologias digitais a serem desenvolvidos em escolas e diferentes contextos socioeducativos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Licenciatura,
Unidades Curriculares Específicas 1 e 2

Programa


  1. Escola, participação  e tecnologias digitais: política nacionais e internacionais, programas e planos de ação

  2. A articulação entre políticas, práticas e investigação nos domínios da Educação e Tecnologias Digitais

  3. Para uma conceptualização de Cidadania Digital Ativa

  4. Educação para a Cidadania Digital: referencial europeu

  5. Projetos de investigação e/ou intervenção no domino da Escola e das tecnologias digitais

Bibliografia Obrigatória

Choi, M.; A Concept Analysis of Digital Citizenship for Democratic Citizenship Education in the Internet Age, Theory and Research in Social Education, 44(4), 565-607., 2016
Council of Europe; Handbook of Digital Citizenship Education: Being online, Well-being online, Rights Online, Council of Europe Publishing, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Participação de especialistas e profissionais convidados com intervenção na área do domínio
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Elaboração e organização do trabalho
Orientação tutorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 36,00
Estudo autónomo 154,00
Frequência das aulas 98,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será distribuída com exame final, tendo como componentes a apresentação e discussão na turma de uma proposta de projeto de estágio e/ou de investigação (20%) e a elaboração final do projeto (80%). Todos os trabalhos serão classificados numa escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão elaborar o projeto de estágio/dissertação e proceder à sua discussão com os docentes da UC. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação supõe a reformulação do projeto final de estágio/investigação, classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Observações

n.a.
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