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Educação, Redes Sociais e Política Visual

Código: DE242     Sigla: ERSPV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 12 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-10.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Obrigatória, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos aprofundados sobre os processos políticos envolvidos na proliferação de imagens que circulam e moldam a esfera pública offline-online, de modo a problematizar o papel das redes sociais enquanto ambientes de participação e de educação assentes em culturas visuais juvenis. Por um lado, visa-se desenhar projetos e modelos pedagógicos que considerem o uso de redes sociais visuais por grupos juvenis na participação, argumentação e construção de si e das suas comunidades. Por outro lado, pretende-se fomentar competências de investigação e intervenção que assentem na articulação entre métodos visuais, etnográficos e participatórios.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreender as transformações que a ênfase contemporânea na visualidade online tem trazido para a socialização, participação e educação de jovens;

- Identificar práticas de ativismo online e principais linhas de investigação e análise visual;

- Problematizar o papel das redes sociais e da era atual da ‘hiper-visibilidade’ em termos de empoderamento, reconhecimento e/ou controlo;

- Mobilizar abordagens metodológicas que explorem formatos visuais de participação política e promovam experiências pedagógicas próximas das culturas juvenis;

- Realizar investigação e planear projetos de intervenção que mobilizem conteúdos visuais online e que assentem na articulação entre offline e online.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Visualidade e visibilidade: a ‘viragem’ visual nas ciências sociais e na esfera pública

  2. Redes sociais e jovens: usos online, práticas visuais e desafios algorítmicos

  3. Linhas de investigação nas análises visuais de movimentos sociais: expressão, representação e visibilidade

  4. Ação política visual: formatos, espaços, temporalidades, expressões e implicações.

  5. Imagens, emoções e práticas de cidadania: envolvimento político em, através e para além de imagens online

  6. Cultura visual, movimentos sociais e ‘decolonização’ da visualidade: a imagem como representação social, como ação política e como ferramenta pedagógica.

  7. Estratégias metodológicas de articulação entre offline e online: da inteligência artificial à etnografia online e ‘snap-along’

  8. Abordagens participatórias de aproximação a repertórios juvenis: uso de fotografias e redes sociais na investigação

  9. Modos emergentes de politização e educação visual: o caráter pedagógico das imagens na promoção de práticas de educação no ativismo e de formas de ativismo na educação

Bibliografia Obrigatória

Adut, Ari; Reign of Appearances: The Misery and Splendor of the Public Sphere, Cambridge University Press, 2018
Brighenti, Andrea M. ; Visibility: A Category for the Social Sciences. Current Sociology, 55(3), 323-342, 2007
Campos, Ricardo; Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: Uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis, Sociologia, Problemas e Praticas 63, 113-137, 2010
Doerr, Nicole & Teune, Simon; The Imagery of Power Facing the Power of Imagery. Towards a visual analysis of social movements. In K. Fahlenbrach, M. Klimke, & J. Scharloth (Eds.), The 'Establishment' Responds - Power and Protest During and After the Cold War (pp. 43-55). Basingstoke/New Yo, 2012
Fischman, Gustavo E.; Reflections About Images, Visual Culture, and Educational Research. Educational Researcher, 30(8), 28–33, 2001
Luhtakallio, Eeva; Meriluoto, Taina; Malafaia, Carla ; Visual Politicization and Youth Challenges to an Unequal Public Sphere: Conceptual and Methodological Perspectives. In Jerusha O. Conne (Ed.), Handbook on Youth Activism (pp. 48-78). United Kingdom: Edward Elgar Publishing, 2023
Malafaia, Carla & Meriluoto, Taina; Making a deal with the devil? Portuguese and Finnish activists’ everyday negotiations on the value of social media, Social Movement Studies, 2022
Marques, Rita Ruivo, Malafaia, Carla, Faria, Joaquim L., & Menezes, Isabel; Using online tools in participatory research with adolescents to promote civic engagement and environmental mobilization: The WaterCircle (WC) project. Environmental Education Research, 26(7), 1043-1059, 2020
Neumayer, Christina & Rossi, Luca ; Images of protest in social media: Struggle over visibility and visual narratives. New Media & Society, 20(11), 4293–4310, 2018
Rose, G. ; On the relation between ’visual research methods’ and contemporary visual culture. Sociological Review 62(1), 24–46, 2014
Sardelich, Maria E ; Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, 36(128), 451-472, 2006
Sarmento, Manuel Jacinto ; Metodologias Visuais em Ciências Sociais e da Educação, In Leonor L. Torres & José Augusto Palhares (Org.), Metodologias de Investigação em Educação e Ciências Sociais (pp. 1-19). Braga. Húmus (col. Ciências Sociais da Educação), 2014
Silva, Sofia Marques da ; Building trust, resilient regions, and educational narratives: Municipalities dealing with COVID-19 in border regions of Portugal., European Educational Research Journal, 20(5), 636-666, 2021
Webster, Joan Parker, & Silva, Sofia M. ; Doing educational ethnography in an online world: Methodological challenges, choices and innovations. Ethnography and Education, 8(2), 123-130. , 2013
Woyshner, Christine & Schocker, Jessica B. ; Cultural Parallax and Content Analysis: Images of Black Women in High School History Textbooks, Theory & Research in Social Education, 43:4, 441-468, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dialogada e debate. Recurso a meios audiovisuais projetáveis e não projetáveis, nomeadamente o uso de quadro, projetor de diapositivos, mapas temáticos, esquemas analíticos, etc. Para a realização do trabalho final consistirá em trabalho de campo, trabalho com imagens, contacto com ativistas, e/ou análises de redes sociais.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas
Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 35,00
Trabalho escrito 50,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 40,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência à unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, frequentar 75% das aulas previstas. A frequência de 75% das aulas é o que permite a avaliação acima designada – Destaque individual (3 valores) + Trabalho final a pares (10 valores) + Teste escrito individual (7 valores)

Fórmula de cálculo da classificação final

Para estudantes que tenham 75% de frequência das aulas, a classificação final decorre da avaliação de três componentes:

  1. ‘Destaques individuais’: no início de algumas aulas, e de modo muito breve, cada estudante fará referência a uma das imagens apresentadas na aula anterior, destacando a temática, questão ou discussão que considerou mais interessante e/ou intrigante e a forma como se relaciona com a imagem escolhida.
  2. Um trabalho (máx. de 15 páginas), realizado em pares, envolvendo (a) o acompanhamento das práticas visuais de um/a foto-ativista no contexto de protesto/manifestação ou intervenção social e a análise cruzada de dados visuais e etnográficos à luz das temáticas discutidas na UC; ou em alternativa, (b) a análise de conteúdos visuais online, de acesso público e associados a um hashtag político e/ou educativo, servindo de base à elaboração de um projeto de educação política que mobilize os conteúdos visuais analisados e os seus usos e valores pedagógicos. É obrigatória a realização de uma tutoria, a pares, para acompanhamento do trabalho de pesquisa.
  3. Teste escrito individual, a realizar na época de exames, que consistirá na resposta a duas questões de desenvolvimento à escolha, visando a articulação entre conteúdos da UC, e com base em duas imagens apresentadas e discutidas durante as aulas.

‘Destaques individuais’ em sala de aula = 15%; Trabalho = 50%; Teste escrito = 35%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações e estatutos previstos pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, no número mínimo exigido (75% das aulas previstas), deverão contactar o/a docente da disciplina em setembro, preferencialmente na primeira aula, para terem conhecimento da modalidade de avaliação alternativa.
Assim, nestes casos, e para a época normal e de recurso a avaliação será:
1 - Exame final presencial - poderação de 75%
2 - Entrega de trabalho escrito individual em torno da relação entre a visualidade online e a educação para a cidadania, mobilizando bibliografia e temas do programa da Unidade Curricular- ponderação de 25%

Para todas as épocas de avaliação especiais previstas ou a serem determinadas no decorrer do ano letivo pelos órgãos competentes,  e para todos os estudantes que estejam ao abrigo de estatutos especiais, a avaliação será:
Exame final, escrito e presencial - ponderação de 100%

Melhoria de classificação

A melhoria de nota poderá ser realizada na época prevista, por exame (100%).
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