| Código: | PDSH03 | Sigla: | MPRS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Sexualidade Humana |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PDSH | 11 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 3 | 14 | 81 |
A UC “Modelos Psicológicos da resposta sexual” visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionados com os processos neuro-psicofisiológicos da resposta sexual, bem como os principais modelos teóricos de cariz psicológico da resposta e funcionamento sexual em homens e mulheres.
- Processos neuro-fisiológicos associados à resposta sexual
- Modelos clássicos da resposta e funcionamento sexual (e.g., modelos de Masters & Johnson e Helen Kaplan)
- Perspetivas críticas sobre os modelos clássicos de resposta sexual (e.g., perspetiva crítica de Leonore Tiefer)
- “novos” modelos de resposta sexual (e.g., Modelo circular de Basson, Modelo de controlo dual de Bancroft & Janssen).
- Modelos psicológicos do funcionamento e disfuncionamento sexual (e.g., Modelo Cognitivo-afectivo de Barlow, Modelo Cognitivo-emocional de Nobre)
Os doutorandos deverão ser capazes de:
- Conhecer os processos neuro-fisiológicos associados à resposta sexual
- Adquirir conhecimentos relacionados com os modelos clássicos da resposta e funcionamento sexual (e.g., modelos de Masters & Johnson e Helen Kaplan)
- Conhecer as perspetivas críticas sobre os modelos clássicos de resposta sexual (e.g., perspetiva crítica de Leonore Tiefer)
- Adquirir conhecimentos sobre os “novos” modelos de resposta sexual (e.g., Modelo circular de Basson, Modelo de controlo dual de Bancroft & Janssen).
- Conhecer os modelos psicológicos do funcionamento e disfuncionamento sexual (e.g., Modelo Cognitivo-afectivo de Barlow, Modelo Cognitivo-emocional de Nobre)
- Integrar os conhecimentos dos diferentes modelos teóricos da resposta e funcionamento sexual e desenvolver reflexões críticas face aos mesmos| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho escrito | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 20,00 |
| Frequência das aulas | 14,00 |
| Trabalho de investigação | 20,00 |
| Trabalho escrito | 27,00 |
| Total: | 81,00 |
Avaliação
Os estudantes deverão desenvolver um trabalho individual de revisão sistemática da literatura sobre um dos temas abordado na UC e participar activamente nas aulas
Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão respeitar cada um dos seguintes critérios:
1. Obter uma nota final igual ou superior a 9,5 valores;
2. Realizar todos os componentes de avaliação propostos.
NOTA FINAL = (Nota do trabalho de avaliação escrito*0,80 + Participação nas aulas* 0,20)