Introdução às Ciências Sociais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Fornecer uma panorâmica geral dos antecedentes e dos precursores das Ciências Sociais.
Introduzir os estudantes à perspectiva evolucionária sobre o comportamento social.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de identificar condicionalismos biológicos do comportamento social humano, integrando conhecimentos da Paleontologia, da Biologia Evolucionária, da Sociobiologia, da Psicologia Evolucionária e da Antropologia, e reconhecer diversas ligações da Psicologia com outras ciências sociais.
Deverão também estar habilitados a iniciar um debate fundamentado sobre a dicotomia hereditariedade/meio na explicação psicológica.
Deverão ainda ser capazes de abordar a evolução do pensamento sobre a Sociedade e o Estado desde Antiguidade à Idade Moderna, tendo em conta as circunstâncias históricas nos domínios social, político e religioso, e delinear as principais correntes sociológicas da Modernidade.
Nestas abordagens, os estudantes deverão manifestar capacidades acrescidas para relacionar conceitos provenientes de diferentes ciências sociais como a Economia, a História ou a Ciência Política.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Biologia e Sociedade: uma perspectiva etológica dos seres humanos enquanto seres sociais.
Perspectivas evolucionárias sobre o comportamento social.
Coesão grupal e linguagem. Altruísmo e cooperação.
Emergência do pensamento sobre a sociedade.
Antecedentes filosóficos, sócio-políticos e ideológicos. A filosofia iluminista e a ideia de Contrato Social.
Precursores das Ciências Sociais - Tocqueville e Comte.
Introdução a três sociólogos clássicos: K. Marx; E. Durkheim; M. Weber. Respectivas influências filosóficas, conceitos-chave, método de pesquisa, visão da Sociedade e do Indivíduo.
Bibliografia Obrigatória
Robin Dunbar; A história do Homem: Uma nova história da evolução da humanidade, Lisboa: Quetzal Editores , 2006
Bottomore Tom;
História da análise sociológica
Barrett Louise;
Human evolutionary psychology. ISBN: 0-333-72558-1
Morin Edgar;
O^paradigma perdido. ISBN: 972-1-01721-3
Bibliografia Complementar
Durkheim Émile;
A^divisão do trabalho social
Delas, J.-P. & Milly, B. ; Histoire des pensées sociologiques, Dalloz, 1997
Mendras, H. & Etienne, J.; Les grands auteurs de la sociologie ; Tocqueville, Marx, Durkheim, Weber, Hatier, 1996
Kuper Adam 340;
The^social science encyclopedia. ISBN: 0-415-20794-0
Foucault Michel;
As^palavras e as coisas. ISBN: 972-44-0531-1
Dunbar Robin;
Grooming, gossip and the evolution of language. ISBN: 0-571-17397-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo com recurso a meios audiovisuais e realização de exercícios em grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Frequência das aulas |
27,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Sem presença obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
-A avaliação consiste de dois testes classificados de 0-20. A nota final resulta da média dos dois, não podendo obter menos de 8 valores em cada um.
-A não realização dos dois testes ou a reprovação num deles, implica a inscrição no exame de recurso.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que considerem necessitar de avaliação especial devem contactar o docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
Está prevista a melhoria de classificação, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.