Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDSH11

Violência e Compulsividade Sexual

Código: PDSH11     Sigla: VCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 15 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 14 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC "Violência e Compulsividade Sexual" tem por objetivo formar os/as estudantes nos principais modelos de conceptualização biopsicossocial e de intervenção nos comportamentos sexualmente agressivos, considerando-se as especificidades das diferentes populações de agressores/ofensores sexuais (e.g., agressores/ofensores sexuais adultos e juvenis).

Pretende-se igualmente que os alunos adquiram as bases conceptuais que permitam compreender o fenómeno da compulsividade sexual e o papel desta na esfera da violência sexual.

Adicionalmente, pretende-se que os/as estudantes venham a refletir criticamente sobre os diferentes contextos, processos e dinâmicas de vitimação sexual, sobre as eventuais relações entre vitimação sexual e aumento do risco de agressão sexual futura.

Propõe-se, ainda, a partilha de conhecimentos e a reflexão sobre as respostas sociais e as políticas de prevenção e combate a estes crimes/violências.  

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito desta UC, é esperado que os doutorandos adquiram competências ao nível de:

- Identificação e caracterização de tipologias de agressores sexuais, dinâmicas, processos e contextos de agressão / vitimação sexual

- Compreensão sobre os fatores de ordem biopsicossocial implicados nos fenómenos de violência sexual e respetivas implicações práticas.

- Compreensão e análise crítica das hipóteses etiológicas da compulsividade sexual e sua integração no contexto mais lato da sexologia e, também, da sua eventual relação com a violência sexual.

- Conhecimento das principais políticas de prevenção da violência sexual e dos programas de intervenção com agressores / ofensores sexuais existentes, em termos nacionais e internacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

1. Violência sexual: definição e abordagens conceptuais; caracterização, fatores de vulnerabilidade e populações específicas. Diferentes tipos de crimes e de ofensores sexuais e suas implicações para a intervenção. Especificidades na intervenção junto de jovens ofensores sexuais.

2.Compulsividade sexual: definição e abordagens conceptuais; implicações nas dinâmicas de violência sexual.

3. Violência sexual e pornografia. Os cibercrimes sexuais e as novas formas de criminalidade sexual contra crianças, designadamente, o aliciamento de menores para fins sexuais e a pornografia infantil. 

4.Vitimação sexual: contextos, dinâmicas e impacto. Da vitimação à agressão sexual. 

5. Intervenções psicológicas, psicoeducacionais e sociais junto de agressores sexuais, em termos nacionais e internacionais. Políticas e estratégias de prevenção da violência / criminalidade sexual.



Bibliografia Obrigatória

Krivacska, J.J. ; The Handbook of Forensic Sexology (New Concepts in Human Sexuality). , Prometheus Books, 1994
Phenix. A., Hoberman, H.M. ; Sexual Offending: Predisposing Antecedents, Assessments and Management, New York: Springer, 2015
Braun-Harvey, D. ; Treating Out of Control Sexual Behavior: Rethinking Sex Addiction, New York, Springer, 2015
Reay, B., Attwood, N. ; Sex Addiction: A Critical History, Cambridge: Polity Press, 2015
Marshall, W. L., Marshall, L. E., G. A. Serran, & Fernandez, Y. M. (2006).; Treating sexual offenders: An integrated approach., New York: Taylor & Francis., 2006

Bibliografia Complementar

Marshall, W. L., Marshall, L. E., Serran, G. A. & O’Brien, M. D.; Rehabilitating sexual offenders: A strengths based approach., Washington, DC: American Psychological Association., 2011
Mancini, C. ; Sex Crime, Offenders, and Society: A Critical Look at Sexual Offending and Policy, Carolina Academic Press, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino incluem a exposição de conteúdos, passando pelo debate e pela análise de material científico (e.g., artigos científicos), visionamento e discussão de materiais vídeo relacionados com a violência sexual e a intervenção nesta área a análise e debate de casos concretos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

- A obtenção de frequência inclui a participação em 75% das aulas, havendo um controlo da assiduidade, mediante registo de presença nas aulas. 

- Para além da frequência e participação nas aulas, para obter aprovação nesta UC os/as estudantes deverão cumprir todos os componentes de avaliação propostos (abaixo especificados).

- De acordo com o estabelecido no regulamento de avaliação, os/as estudantes terão de obter uma classificação mínima de 9,5 valores para conseguirem a aprovação final. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final expressa numa escala de 0 a 20:

- 80% do valor da nota final obtida resulta de um trabalho escrito individual sobre uma das temáticas lecionadas/discutidas nesta UC e sobre a qual se pretende que seja elaborada uma resenha científica atualizada, acompanhada de uma reflexão crítica fundamentada.

- 20% do valor da nota final obtida nesta UC resulta da frequência / participação nas aulas.

NOTA FINAL = (Nota do trabalho de avaliação escrito*0,80 + Participação nas aulas* 0,20)

De acordo com o estabelecido no regulamento de avaliação, os/as estudantes terão de obter uma classificação mínima de 9,5 valores para conseguirem a aprovação final. A não obtenção da nota mínima implica a reprovação na época de exame correspondente e a obrigação de repetição da avaliação. 

 

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

Os alunos podem melhorar a classificação final na prova da época de recurso (onde deverão apresentar um novo trabalho escrito).

Observações

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:32:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico