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Identidades de Género e Transexualidades

Código: PDSH10     Sigla: IGT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 17 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 14 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-27.

Campos alterados: Modo de trabalho

Língua de trabalho

Português
Obs.: Teaching will be in Portuguese, with materials in both Portuguese and English. The assessment will be in English if the student requests it.

Objetivos

No final desta unidade curricular (UC) “Identidades de Género e Transexualidades ” os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Entender, de forma teoricamente sustentada, a complexidade da abordagem das identidades de género na sua pluralidade, bem como a sua relação com outras dimensões das identidades sexuais;
  • Desenvolver uma consciência crítica sobre as implicações subjetivas, relacionais, familiares e socioculturais da tradição biomédica na abordagem das transexualidades;
  • Integrar no quadro dos conhecimentos adquiridos noutras UC (e em especial na UC Género e Sexualidades) uma reflexão crítica sobre formas, processos e resultados de investigação relacionados com trajetos de vida Trans(género/sexuais);
  • Desenvolver competências para a implementação de lógicas Trans-Afirmativas de investigação e/ ou de atuação profissional com pessoas não conformes ao género / trans(género/sexuais);
  • Compreender a relevância das múltiplas formas de vivenciar e/ou expressar identidades de género no quadro da consideração ampla das sexualidades.    

Resultados de aprendizagem e competências

Utilizando essencialmente metodologias expositivas e de reflexão crítica, a UC permite atingir os objetivos globais essencialmente de cariz teórico-conceptual e, mais especificamente, dotar de competências de autorreflexão critica fundamentais para a intervenção e investigação com as populações visadas pelas UC. A discussão em grupo permite uma consolidação das aprendizagens através das argumentações sustentadas necessárias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceitos relacionados com as experiências, expressões e/ ou identidades Trans – alcances, limites e relações com a análise das sexualidades;

  2. Modelo biomédico e tradição patologizante das transexualidades – análise crítica e compreensão histórico-cultural das insuficiências deste Modelo;

  3. Feminismos Trans, interseccionalidade e reconhecimento formal e social das identidades Trans(género/sexuais): alternativas de autodeterminação dos corpos, das experiências e/ ou das identidades;

  4. (Des)Patologização Trans: posições, debates e lutas contemporâneas

  5. Intervenção e Investigação Trans-afirmativas: ética, princípios e integração do conhecimento e da atuação profissional com a população Trans(género/ sexual)




Os pontos 1 e 5 dos conteúdos programáticos permite alcançar o primeiro objetivo referido - Complexidade das identidades de género -, permitindo também, para integração das aprendizagens da UC, a compreensão ampla das sexualidades.


Os pontos 2 e 4 permitem desenvolver consciência critica quer sobre as relações e os trajetos Trans(género/sexuais) quer sobre as limitações da abordagem biomédica.


Finalmente, os pontos 3 e o 5, tal como o 4 também já permite, sustentam o conhecimento das lógicas Trans-Afirmativas.

Bibliografia Obrigatória

Liliana Graciete Fonseca Rodrigues; Viagens trans(género) em Portugal e no Brasil
APA; Guidelines for psychological pratice, 2015
Lev A; Transgender emergence, 2004
Missé M; Transexaulidades , 2014
Platero L; Trans*exualidades, 2014
Liliana Rodrigues, Nuno Santos Carneiro e Conceição Nogueira; Problematização do feminismo interseccional: o lugar das pessoas trans(género) no Brasil e em Portugal, 2018
Liliana Rodrigues, Nuno Santos Carneiro e Conceição Nogueira; Violência transfóbica: aproximações críticas e horizontes de resistência, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Método expositivo, promovendo a atualização de conceitos-chave

  • Promoção da reflexão crítica, visando capacitar o/a estudante para o treino da reflexividade

  • Discussão em grupo, orientada para a defesa de perspetivas e teorias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Cada estudante deverá entregar um trabalho individual resultante da pesquisa aprofundada de um tema, à escolha, dentro da perspetiva global da UC.


 

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito (100%).

Melhoria de classificação

Os/as estudantes podem apresentar melhoria do trabalho individual
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