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Tecnologias Digitais e Identidades Profissionais

Código: OP130     Sigla: TDIP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 0 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A literacia digital, entendida como um modo de estar à vontade na escolha, no uso e nas relações implicadas no uso das tecnologias digitais, é um “novo” campo de saber que exige novas conceções, práticas e ambientes de aprendizagem. No campo profissional exige novas competências, relações sociais e posicionamentos éticos, enfim novas identidades profissionais. Este “novo” campo de saber integra o complexo sistema ecológico dentro do qual são construídas e reconstruídas as identidades profissionais.

Objetivos: 

  1. Aprofundar conhecimentos sobre a construção e reconstrução das identidades profissionais;
  2. Aprofundar conhecimentos sobre as potencialidades das narrativas biográficas e suas relações com os processos de (re)construção das identidades profissionais;
  3. Situar e analisar o conceito de literacia digital no campo profissional;
  4. Problematizar o papel dos diferentes tipos de conceções e crenças na adesão ao uso tecnologias digitais;
  5. Identificar e analisar diferentes tipos de identidades profissionais digitais;
  6. Reconhecer percursos privilegiados de construção de identidades profissional digitais.

Resultados de aprendizagem e competências

Reconhecer o papel da Literacia Digital na (re)construção das identidades profissionais;

Identificar diferentes tipos de identidades de aprendizagem digital;

Desenvolvimento de pequenos estudos exploratórios com base nos conhecimentos desenvolvidos.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Licenciatura em Ciências da Educação, Ensino ou Ciências Sociais

Programa

Identidades Profissionais

A construção das identidades profissionais – a perspetiva ecológica
As identidades situadas e mudança identitária

Saberes Profissionais

Literacias Digitais

Pedagogia Narrativa

A abordagem narrativa e os processos de formação e autoformação
A dimensão pedagógica das narrativas biográficas na (re)construção das identidades profissionais

Identidades profissionais digitais

Literacia Digital e (re)construção identitária
Diferentes tipos de adesão às tecnologias digitais
A construção de Identidades profissionais digitais

Bibliografia Obrigatória

Bolívar Botía, António. (2014).; Las Historias De Vida Del Profesorado, Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(62), 711–734.
Correa Gorospe, J., Fernández Olaskoaga, L., Gutiérrez-Cabello Barragán, A., Losada Iglesias, D., & Ochoa-Aizpurua Aguirre, B. (2015). ; Formación del Profesorado, Tecnología Educativa e Identidad Docente Digital, Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 14(1), 45-56. (https://doi.org/10.17398/1695-288X.14.1.45)
Engeness, Irina. (2021). ; Developing teachers’ digital identity: towards the pedagogic design principles of digital environments to enhance students’ learning in the 21st century., European Journal of Teacher Education, 44(1), 96-114. (doi:10.1080/02619768.2020.1849129)
Lopes, Amélia (2009). ; Teachers as professionals and teachers’ identity construction as an ecological construct: An agenda for research and training drawing upon a biographical research process, European Educational Research Journal, 8(3), 461-475. (https://doi.org/10.2304/eerj.2009.8.3.461 )
Lopes, Amélia, & Ribeiro, Agostinho (2000). ; A construção de identidades profissionais: Identidade situada e mudança identitária em docentes do 1º CEB, Inovação, 13, 39-55
Thomas Dotta, Leanete, & Soares, Ester. (2015). ; O caráter pedagógico das narrativas biográficas no contexto da abordagem de ensino centrada no estudante, Tendencias Pedagógicas. Universidad Autónoma de Madrid, n. 25, p. 261-278.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino envolverá duas frentes: seminários e oficinas, que terão como forma privilegiada o trabalho em grupo.


Para dar sustentabilidade ao trabalho de seminários recorrer-se-á:



  1. À aulas expositivas;

  2. À leitura e análise de textos;

  3. À realização de pequenos estudos exploratórios sobre os temas mobilizados;

  4. Aos resultados produzidos nas oficinas;

  5. Ao debate



No âmbito das oficinas prevê-se o trabalho com:



  1. Oficina de graffiti: mobiliza técnicas corporais, digitais e artísticas para que os estudantes trabalhem as suas experiências com as tecnologias digitais. Posteriormente, esta técnica será utilizada em estudos exploratórios sobre identidades de aprendizagens digitais com outros profissionais.



  2. Oficina de narrativas visuais (vídeo), onde poderão ser explorados os percursos de aprendizagem digital.



  3. Oficina de “tecnografias” - um processo de investigação e narrativa pessoal, que combina a reflexão sobre os processos de aprendizagem escolar ao longo da vida escolar com a construção de narrativas digitais, que promovem a tomada de consciência da experiência tecnológica e digitais no processo de construção da identidade. Este trabalho, em um primeiro momento, terá como foco os próprios estudantes e suas narrativas; em um segundo momento será desenvolvido com profissionais de diferentes áreas.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obrigatória. O estudante pode faltar a 1/4 das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação realiza-se de na escala de 0-20. São componentes de avaliação a presença nas aulas (20%); o desenvolvimento do trabalho de projeto de acordo com as metas previstas (30%). Trabalho escrito (e digital)  final em grupo e respetiva apresentação oral (50%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O/A estudante deve, no início do semestre, acordar com a docente o tipo de avaliação a realizar

Melhoria de classificação

Pode ser melhorada a classificação em discussão oral.

Observações

Não aplicável
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