Tecnologias Digitais e Identidades Profissionais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
0 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A literacia digital, entendida como um modo de estar à vontade na escolha, no uso e nas relações implicadas no uso das tecnologias digitais, é um “novo” campo de saber que exige novas conceções, práticas e ambientes de aprendizagem. No campo profissional exige novas competências, relações sociais e posicionamentos éticos, enfim novas identidades profissionais. Este “novo” campo de saber integra o complexo sistema ecológico dentro do qual são construídas e reconstruídas as identidades profissionais.
Objetivos:
- Aprofundar conhecimentos sobre a construção e reconstrução das identidades profissionais;
- Aprofundar conhecimentos sobre as potencialidades das narrativas biográficas e suas relações com os processos de (re)construção das identidades profissionais;
- Situar e analisar o conceito de literacia digital no campo profissional;
- Problematizar o papel dos diferentes tipos de conceções e crenças na adesão ao uso tecnologias digitais;
- Identificar e analisar diferentes tipos de identidades profissionais digitais;
- Reconhecer percursos privilegiados de construção de identidades profissional digitais.
Resultados de aprendizagem e competências
Reconhecer o papel da Literacia Digital na (re)construção das identidades profissionais;
Identificar diferentes tipos de identidades de aprendizagem digital;
Desenvolvimento de pequenos estudos exploratórios com base nos conhecimentos desenvolvidos.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Licenciatura em Ciências da Educação, Ensino ou Ciências Sociais
Programa
Identidades Profissionais
A construção das identidades profissionais – a perspetiva ecológica
As identidades situadas e mudança identitária
Saberes Profissionais
Literacias Digitais
Pedagogia Narrativa
A abordagem narrativa e os processos de formação e autoformação
A dimensão pedagógica das narrativas biográficas na (re)construção das identidades profissionais
Identidades profissionais digitais
Literacia Digital e (re)construção identitária
Diferentes tipos de adesão às tecnologias digitais
A construção de Identidades profissionais digitais
Bibliografia Obrigatória
Bolívar Botía, António. (2014).; Las Historias De Vida Del Profesorado, Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(62), 711–734.
Correa Gorospe, J., Fernández Olaskoaga, L., Gutiérrez-Cabello Barragán, A., Losada Iglesias, D., & Ochoa-Aizpurua Aguirre, B. (2015). ; Formación del Profesorado, Tecnología Educativa e Identidad Docente Digital, Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 14(1), 45-56. (https://doi.org/10.17398/1695-288X.14.1.45)
Engeness, Irina. (2021). ; Developing teachers’ digital identity: towards the pedagogic design principles of digital environments to enhance students’ learning in the 21st century., European Journal of Teacher Education, 44(1), 96-114. (doi:10.1080/02619768.2020.1849129)
Lopes, Amélia (2009). ; Teachers as professionals and teachers’ identity construction as an ecological construct: An agenda for research and training drawing upon a biographical research process, European Educational Research Journal, 8(3), 461-475. (https://doi.org/10.2304/eerj.2009.8.3.461 )
Lopes, Amélia, & Ribeiro, Agostinho (2000). ; A construção de identidades profissionais: Identidade situada e mudança identitária em docentes do 1º CEB, Inovação, 13, 39-55
Thomas Dotta, Leanete, & Soares, Ester. (2015). ; O caráter pedagógico das narrativas biográficas no contexto da abordagem de ensino centrada no estudante, Tendencias Pedagógicas. Universidad Autónoma de Madrid, n. 25, p. 261-278.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino envolverá duas frentes: seminários e oficinas, que terão como forma privilegiada o trabalho em grupo.
Para dar sustentabilidade ao trabalho de seminários recorrer-se-á:
- À aulas expositivas;
- À leitura e análise de textos;
- À realização de pequenos estudos exploratórios sobre os temas mobilizados;
- Aos resultados produzidos nas oficinas;
- Ao debate
No âmbito das oficinas prevê-se o trabalho com:
-
Oficina de graffiti: mobiliza técnicas corporais, digitais e artísticas para que os estudantes trabalhem as suas experiências com as tecnologias digitais. Posteriormente, esta técnica será utilizada em estudos exploratórios sobre identidades de aprendizagens digitais com outros profissionais.
-
Oficina de narrativas visuais (vídeo), onde poderão ser explorados os percursos de aprendizagem digital.
-
Oficina de “tecnografias” - um processo de investigação e narrativa pessoal, que combina a reflexão sobre os processos de aprendizagem escolar ao longo da vida escolar com a construção de narrativas digitais, que promovem a tomada de consciência da experiência tecnológica e digitais no processo de construção da identidade. Este trabalho, em um primeiro momento, terá como foco os próprios estudantes e suas narrativas; em um segundo momento será desenvolvido com profissionais de diferentes áreas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
20,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
63,00 |
| Frequência das aulas |
49,00 |
| Trabalho de investigação |
30,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência é obrigatória. O estudante pode faltar a 1/4 das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação realiza-se de na escala de 0-20. São componentes de avaliação a presença nas aulas (20%); o desenvolvimento do trabalho de projeto de acordo com as metas previstas (30%). Trabalho escrito (e digital) final em grupo e respetiva apresentação oral (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
O/A estudante deve, no início do semestre, acordar com a docente o tipo de avaliação a realizar
Melhoria de classificação
Pode ser melhorada a classificação em discussão oral.
Observações
Não aplicável