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Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos

Código: POST13     Sigla: PORH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 20 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-03-24.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento geral sobre a Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos enquanto disciplina e campo profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
- Conhecer e compreender as teorias explicativas relacionadas com a Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos;
- Compreender conceptual e operacionalmente conceitos psicológicos relacionados com a função de gestão de recursos humanos, as diversas relações/diversos contratos dos colaboradores com a organização, a atração e a gestão de talento, a gestão de carreiras, as compensações e os benefícios, a diversidade nas organizações e fenómenos disfuncionais e suas implicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A Psicologia das Organizações
1.1. Diversidade e inclusão nas organizações
1.2. Disfunções organizacionais
1.3. A tomada de decisão
1.4. A comunicação nas Organizações
2. A Psicologia dos Recursos Humanos
2.1. Planeamento e desenvolvimento da Carreira (perspectiva individual e organizacional)
2.2. Compensação e Benefícos e a sua relação com variáveis organizacionais como a motivação e a satisfação para/ com o trabalho, o comprometimento.
2.3. A atração e gestão do talento
2.4. O desenvolvimento de líderes

Bibliografia Obrigatória

Dessler, G.; Human Resource Management (15th Ed.), Pearson Education Inc., 2017
Gomes, A. D.; Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. ISBN: _978-989-26-0084-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- Exposição dos quadros teóricos;
- Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados;
- Análise e discussão de casos de estudo;
- Workshops orientados por psicólogos a trabalhar na área da Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos;
- Trabalho de investigação;
- Aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de investigação;
- Estudo autónomo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 28,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:

a) Trabalho relativo ao Módulo 1 (50%); e, 
b) Trabalho relativo ao Módulo 2 (50%).

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.


A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e a imediata reprovação à UC. Em caso de reprovação numa componente o estudante/grupo poderá entregar novo trabalho na época de recurso.


Conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em cada uma das componentes.


A classificação final na UC corresponde à média das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamentado,


  • Está prevista a melhoria de classificação uma única vez, até duas épocas após àquela em que o estudante obteve aprovação e em que a unidade curricular tenha avaliação prevista;

  • A melhoria da classificação obtida na UC será possível com a reformulação do trabalho (Relatório) com o resultado mais baixo;

  • Em caso de reprovação num dos trabalhos, o grupo poderá entregar novo trabalho na época de recurso.

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